Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
10/09/2018 (Nº 55) EVENTOS RINCÃO GAIA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2291 
  

EVENTOS RINCÃO GAIA

 

Páscoa no Rincão Gaia

De 25 a 27 de março, o Rincão Gaia, sede rural da Fundação Gaia estará com uma programação especial para a Páscoa. Serão três dias em total contato com a natureza, passeios ecológicos e trilhas noturnas, atividades no Lago das Estrelas, caça aos ovos com mapa do tesouro, oficinas artísticas, arvorismo, rapel, alimentação saudável e muitos momentos de descanso e lazer. Venha com sua família e desfrute do local que José Luzenberger idealizou para ser um santuário de vida natural e selvagem, e que se tornou um exemplo de recuperação de áreas degradadas.

Informações sobre reservas e valores pelo email: reservas@fgaia.org.br ou pelos telefones (51) 9725 3685 e 9725 3686

 

 

Lançamento do Primeiro Jornal Indígena – Mborayumutios

Os indígenas Mbya Guarani da Tekoa Nhundy, também conhecida como Aldeia Estiva, localizada em Viamão, na região da Grande Porto ampo, o espírito que nos une e generosidade), o primeiro informativo brasileiro totalmente indígena. O veículo de oito páginas é inspirado no modelo do jornal Boca de Rua, que há 15 anos oferece alternativa de renda e visibilidade a pessoas em situação de rua na Capital gaúcha.

Com uma tiragem de 2 mil exemplares, o Mborayu, tem todos os textos e pautas elaborados por integrantes da comunidade indígena, com mediação da jornalista Tamara Hauck e da etnomusicóloga Milena Dugacsek.

O objetivo do jornal é mostrar a vida dos Guarani a partir da sua própria perspectiva e fortalecer a voz de um grupo que tem consciência da sua condição histórica, mas não encontra espaço para exercer plenamente sua cidadania.

“Minha expectativa é que, com o jornal Mborayu, as pessoas saibam que aqui tem Mbya Guarani, Kaingang e Charrua – e que nos reconheçam. Na mídia, só aparece o mau indígena: se um indígena faz algo errado, ele é lembrado. É como se todos fôssemos iguais e isso não é verdade!”, afirma o cacique Gildo Gomes, líder da Aldeia Estiva.

“Sabemos que os meios de comunicação tradicionais disseminam imagem equivocada, quando não negativa, dos povos indígenas. Desse modo, grande parte da sociedade sequer fica sabendo da real situação em que se encontram tais populações no país”, complementa a jornalista Tamara Hauck.

Os exemplares do jornal serão vendidos a R$ 3,00 e todo valor arrecadado será revertido para a própria comunidade. A primeira edição foi financiada com os recursos de pessoas físicas, mas os organizadores do projeto esperam conseguir apoiadores para bancar os custos da produção.

Informações sobre o jornal: www.angatucultural.com.br / contato@angatucultural.com.br ou pelos telefones  51.92525668/91699186.

 

 

Virada Sustentável Porto Alegre

A Fundação Gaia, juntamente com o Studio Clio, Mãos Verdes e NetImpact, são as parceiras do "Virada Sustentável", o maior festival de sustentabilidade no Brasil. O evento que acontecerá pela primeira vez em Porto Alegre, de 01 a 03 de abril de 2016 é um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições que têm em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente. Inspirada na experiência de São Paulo, ele terá eventos culturais, esportivos, ambientais, educativos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade a ideias e projetos que promovam a sustentabilidade.

A Virada Sustentável Porto Alegre pretende ainda criar uma rede de pessoas e instituições, coletivos de cultura e movimentos que se mobilizem permanentemente para debater importantes questões para o futuro da cidade. Dentre essas, a mobilidade urbana, as preocupações com as mudanças climáticas, nossas águas, nossa ética no consumo e tudo que possa levar a comportamentos sustentáveis, buscando construir de forma lúdica e alegre novas alternativas para a vida em comunidade. Venha participar desta iniciativa e discutir o futuro da cidade na Virada Sustentável. Confira e participe!

Todas as informações no link: http://viradasustentavel.com/vs2016/poa/

 

 

 

Assessoria de Comunicação:

 

  Ana Karina Belegante Lucena

 

  Cel: 55.51.91032992 – Claro/Whatsapp

  www.fgaia.org.br

  www.facebook.com/fundacaogaia.legadolutzenberger

  Respeito e desperdício não combinam. Vai mesmo imprimir?

 

             

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

 

Ilustrações: Silvana Santos