Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
15/12/2015 (Nº 54) SEMINÁRIO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REÚNE CENTENAS DE PESSOAS EM PINHAIS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2255 
  

SEMINÁRIO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REÚNE CENTENAS DE PESSOAS EM PINHAIS

 

Com a temática "Educação para Sustentabilidade: pensando hoje, formando o amanhã", o evento foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais de Educação

 

Na última terça-feira (24), a data em que se comemora o Dia do Rio, o Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe) recebeu o I Seminário de Educação Ambiental. O evento teve como temática “Educação para Sustentabilidade: pensando hoje, formando o amanhã” e reuniu centenas de pessoas. A ação foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Pinhais.

A iniciativa teve como objetivo promover a sensibilização e a reflexão sobre o meio ambiente, relacionando-o com a cidadania por meio da formação dos educadores e da comunidade em geral. O Secretário de Meio Ambiente de Pinhais, Ambrósio Struginski, destacou a necessidade de discutir a causa ambiental. “Nós não podemos deixar para amanhã a tentativa de recuperar nosso futuro. A natureza e o Meio Ambiente não têm fronteiras. Precisamos fazer nossa parte. Preservar. São ações simples, que podemos fazer em casa e nas escolas”, afirmou.

Também presente no evento, o Promotor da Justiça do Centro de Apoio Operacional as Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Saint Clair Honorato Santos, falou sobre os desastres naturais. “As questões ambientais estão cada vez mais próximas e a responsabilidade é do ser humano. Não podemos deixar acontecer mais desastres na natureza para nos preocuparmos. É preciso agir já”.

O Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, aproveitou o evento para pediu mais atenção ao tema. “É preciso separar o lixo. Nós podemos fazer a diferença. Esse seminário servirá como troca de experiências para buscarmos soluções. Aqui no município, a Secretaria de Meio Ambiente, realiza diversas ações para conscientização da população”, finalizou.

O Seminário de Educação Ambiental, também contou com a presença da Vice-Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, dos Secretários Municipais de Urbanismo, Emerson de Santana Bento; de Desenvolvimento Econômico, Genésio de Siqueira Junior; de Administração, Rosa Maria de Jesus Colombo; de Assistência Social, Rosângela Batista e de Saúde, Adriane Jorge Carvalho. Também presentes Mauro Marcio Guimarães Borges, Presidente do Rotary Club de Pinhais; Cesar Augusto Romano, Diretor Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Ângelo Mortela, Chefe do Núcleo Área-Metropolitano Norte; Ana Paula da Silva Rodrigues, representando a Secretaria de Meio Ambiente de Piraquara. Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, o Deputado Raska Rodrigues.

Premiações

No Seminário também foram realizadas as premiações do concurso “Cidadão Consciente” e do “Dia do Rio”.

Os vencedores foram:

Matheus Felipe Jez Gonçalves – EM Elis de Fátima Zem;

Cristopher da Silva Ferreira – EM Maria Cappellari;

Lais Grasiele Silveira – EM Odile Charlotte Bruinjé;

Emanuelli de Almeida Gonçalves – EM Clementina Cruz;

Gabriel Matheus Padilha – Colégio Estadual Amyntas de Barros;

Cristiane Angelita de Oliveira – EM Felipe Zeni;

Lidiane Letícia Monteiro – CMEI Vó Margarida;

Matheus Silva – Colégio Estadual Amyntas de Barros;

Bruno Sol Matheus Marques, Elisiana Cristina Nunes, Gabriel José Justino, Gabriel Roberto de Olivera e Larissa Cristina Martins da Silva – Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco.

Palestras e Atividades

Durante a noite de abertura do Seminário, foi promovida a palestra: “Percebendo os canários e desafios da sustentabilidade” com o Dr. Genebaldo Freire Dias. Dando continuidade às atividades, nesta quarta-feira houve uma Mesa Redonda com a participação dos Secretários de Meio Ambiente da Região Metropolitana em que foram debatidos os desafios e práticas de Educação Ambiental nas cidades.

Dando continuidade ao evento, no dia 25, foi promovida a Mesa Redonda: Escola como espaço educador para sustentabilidade – Experiências Práticas, tendo como participantes os representantes dos municípios que realizam práticas de educação ambiental nas escolas municipais. Também foi realizado o debate com o tema: Transversalidade para a educação ambiental, cidadania e discussão das demandas sócio ambientais com Dra. Leny Mary de Goes Toniolo e Dr. Saint-Clair Honorato Santos.

 

Fonte: http://www.pinhais.pr.gov.br/News7content10710.shtml

 

 

Ilustrações: Silvana Santos