Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
15/12/2015 (Nº 54) PROFESSOR CRIA APLICATIVO PARA DAR AULA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SÃO JOSÉ
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2250 
  

PROFESSOR CRIA APLICATIVO PARA DAR AULA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SÃO JOSÉ

 

Aplicativo tem jogos que estimulam o conhecimento dos estudantes.
Professor teve a ideia de criar o app para propagar um projeto da escola.

Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)

Um professor criou um aplicativo para estimular o aprendiizado e atrair atenção dos alunos para as aulas de educação ambiental em uma escola da rede municipal no Campo dos Alemães, na zona sul de São José dos Campos (SP). O aplicativo tem  jogos cujo o objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes.

Batizado de ‘Game Garden’, o jogo pode ser baixado gratuitamente por aparelhos IOS e Android. A iniciativa surgiu durante um projeto de educação ambiental do professor Ronaldo Lopes. Para colocar o projeto em prática, ele teve o  apoio dos alunos dos 4º anos da Escola Municipal Professor Moacyr Benedicto de Souza.

“Temos no colégio um projeto que utilizava a estratégia de jogos tendo como ambiente a jardinagem, nele abordávamos o tema da sustentabilidade. Todas as vezes que os alunos ganhavam o jogo [em plataforma física], eles ganhavam uma medalha e penduravam no mural. Como todos os alunos têm tablets, surgiu a ideia de transformar os jogos em aplicativos para que eles pudessem levar para casa e mostrar as medalhas virtuais para família”, esclarece.

Aplicativo foi desenvolvido com ajuda dos alunos
(Foto: Arquivo Pessoal/Ronaldo Lopes)

Após ter a ideia, ele demorou cerca de dois meses para desenvolver o aplicativo. “Eu e os alunos fizemos vários testes para ver se ia funcionar no tablets deles, no wifi da escola, no wifi da casa deles. Todos ajudaram de alguma forma”, afirmou o professor, que trabalha na rede municipal de ensino há seis anos.

Ronaldo explica que os jogos são relacionados a jardins, com situações em que o aluno tem que identificar as formas adequadas de se cultivar uma horta. O professor disse também desde que lançou a ferramenta, há cerca de um mês, que já sentiu uma diferença no desempenho e dedicação dos alunos à faculdade.

 

 “É legal porque no aplicativo os alunos podem ver o nome deles como participantes do projeto. Então eles acabam se dedicando mais às aulas e não faltam”. Cerca de 60 alunos entre nove e 11 anos utilizam o aplicativo. ​A aluna Sara Cristina, de nove anos, concorda com o professor. “Eu estou aprendendo bastante coisas com ele. Uso sempre no meu tablet, ele é muito importante”, afirmou.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/11/professor-cria-aplicativo-para-dar-aula-de-educacao-ambiental-em-sao-jose.html

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos