Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Sugestões bibliográficas
10/09/2018 (Nº 52) SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2066 
  

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Os livros são excelentes “bússulas” conceituais para o aprimoramento da práxis da Educação Ambiental. Por isto, esta seção sempre tem três indicações de autores renomados que auxiliam na efetivação da Educação Ambiental (EA).

A primeira indicação é uma publicação do Professor e pesquisador Valdo Barcelos, que aborda questões metodológicas da EA. A segunda é de Sandra Branco, que foca a EA desde a educação básica e a terceira é uma publicação que retrata a identidade da EA no Brasil, de Gustavo Ferreira da Costa Lima.

Bom proveito!

1

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SOBRE PRINCÍPIOS, METODOLOGIA E ATITUDES

Descrição: A proposta deste livro consiste em trazer para a Metodologia da Educação Ambiental uma reflexão que busca intervir no debate e nas práticas relativas à construção de alternativas metodológicas de trabalho com a educação ambiental. Como forma de contribuir com este tema, a obra apresenta uma das alternativas possíveis de trabalho com as questões ambientais que o autor chama de Mundo como um texto. Nesta alternativa metodológica e pedagógica, a proposta é tomar um problema ambiental qualquer e buscar entendê-lo, abordá-lo a partir de sua "leitura" e "interpretação" como se fosse um texto oferecido e/ou construído pelo grupo envolvido com o tema em discussão.

Autor(es): Valdo Barcelos

Editora: Vozes

Fonte: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=5055

 

2

 

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

Descrição: As atividades propostas neste livro têm sua fundamentação numa educação humanista e voltada para a felicidade e o bem-estar do homem. Para tanto, cada atividade propõe, através da prática, repensar a posição do homem frete às mudanças de ordem social, ecológica e psicológica a que estamos sujeitos. Pensar um novo homem diante de nosso mundo. Trata-se de mudar o referencial e não mais olhar a natureza como de domínio do ser humano, mas, sim, olhar a natureza como parte do se humano. Se eu trato bem do ser humano, se eu ,me trato bem, não estarei eu tratando bem do meio ambiente, visto que eu faço parte dele?

Autora: Sandra Branco

Páginas 60

Edição   1

Editora Cortez Editora

Ano 2007

 

3

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL - FORMAÇÃO, IDENTIDADES E DESAFIOS

Esse livro apresenta uma interpretação do processo recente de formação do campo da educação ambiental no Brasil - da década de 1970 até os dias atuais. Em Educação Ambiental no Brasil - Formação, Identidades e Desafios são analisados os antecedentes históricos e culturais da educação ambiental, sua institucionalização material e simbólica, a diferenciação interna das principais concepções e práticas político-pedagógicas, as características de seus protagonistas, assim como os avanços e as dificuldades experimentados em seu processo de consolidação científica, pedagógica e política.  A obra busca compreender e caracterizar a complexidade desse campo, em uma perspectiva histórico-social e crítica, além de verificar em que medida a educação ambiental construída no país tem contribuído para superar os desafios colocados pela crise socioambiental contemporânea, que degrada crescentemente a qualidade da vida humana e dos ecossistemas.

Autor    Gustavo Ferreira da Costa Lima

Editora Papirus

Páginas 256

Ano       2011

  

Fonte dos livros 2 e 3: http://www.submarino.com.br/

 

Ilustrações: Silvana Santos