Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
10/09/2018 (Nº 52) SOBRE O VÍDEO COMO LOBOS MUDAM O RIO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2059 
  

SOBRE O VÍDEO COMO LOBOS MUDAM O RIO

 

Mini-documentário explica como os lobos mudam os rios

Uma série de mini-documentários produzidos pela ONG Sustainable Human exemplifica a importância de cada animal, em seu respectivo ecossistema. Um dos vídeos mais brilhantes é o Como os Lobos Mudam os Rios.

O curta narra a história do Parque Nacional em Yellowstone, nos EUA, quando em 1970 todos lobos foram mortos e depois reintroduzidos em 1995.

Os lobos são talentosos caçadores e no Parque de Yellowstone sua dieta era basicamente de cervos, o que mantinha o número de animais controlados . Com o sumiço dos lobos – e com a alta amabilidade dos cervos – o número dos animais aumentou drásticamente. Como consequência, as árvores do Parque começaram a secar, uma grande área do local tornou-se uma pastagem e consequentemente tornou-se mais raro ver pássaros e insetos. Além da população de cervos ter aumentado, os coiotes foram vistos com mais frequência.

Os moradores da região tentaram controlar o número de cervos, porém o esforço foi em vão. Aí, em 1995, os lobos foram reintroduzidos no Parque e automaticamente sua dieta à base de cervos foi retomada. E claro, o impacto ambiental foi enorme.

Os cervos começaram a evitar certos pontos do Parque, nestas áreas as árvores voltaram a crescer até cinco vezes mais, a vegetação rasteira ficou mais verde e mais alta. Os pássaros também retornaram ao Parque, já que sentiam-se seguros nos galhos mais altos das árvores. Castores voltaram para a região e retomaram a construção de seus famosos diques.

Além dos cervos, os lobos amenizaram o número de coiotes, o que auxiliou no retorno dos camundongos e coelhos. Algumas raposas, corujas, águias e falcões também voltaram para o Parque Yellowstone. E até alguns ursos deram as caras.

A reintrodução dos lobos no Parque foi importante também no curso dos rios. Com menos erosão, mais piscinas se formaram e os rios pararam de secar.

Como os Lobos Mudam os Rios  ressalta a importância de cada animal e lembra que nós todos estamos conectados. A ONG  Sustainable Human também fez o curta Como as Baleias Mudaram o Clima.

https://www.youtube.com/watch?v=nW5ztScNCYk

 

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/mundoitapema/2015/01/09/mini-documentario-explica-como-os-lobos-mudam-os-rios/?topo=52,2,18,,220,77

Ilustrações: Silvana Santos