Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
10/09/2018 (Nº 52) CURIOSIDADES SOBRE A TERRA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2057 
  

CURIOSIDADES SOBRE A TERRA

 

De todas as existentes separamos 10 curiosidades interessantes sobre o nosso planeta. Por mais que saibamos sempre haverá algo mais a saber, mas interessante mesmo é nos depararmos com curiosidades que as vezes nos parecem tão óbvias, só que nunca ocorreu de antes repararmos sobre aquilo. Por exemplo: o Everest é o ponto mais alto da terra, mas não é nem de longe a montanha mais alta. 

1. A Terra é o quinto maior planeta do Sistema Solar e o único a ter uma camada de gases na atmosfera que garante condições para a existência de vida aqui.

2. Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água em estado líquido, elemento essencial para a existência de formas de vida.

3. Se a Terra não girasse, não existiria vida. É que o lado do planeta que ficasse voltado para o Sol viraria um deserto muito quente e o outro lado ficaria muito escuro e gelado.

4. Nosso planeta leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao redor do Sol, período que corresponde a um ano do nosso calendário.

5. A Terra não é exatamente redonda. A rotação e a gravidade causaram um leve achatamento. Essa forma é chamada geoide.

6. Em sua viagem ao redor do Sol, o planeta recebe grandes quantidades de lixo estelar, desde pequenos asteroides até pó cósmico. Ao todo, a cada dia caem em nosso planeta de 20 a 40 tonelad as desse material.

7. A Terra tem mais de 6 bilhões de habitantes e até 2015 deve chegar a 7, 2 bilhões de pessoas.

8. A montanha mais alta do planeta é o Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, com 8.850 metros. Se consideradas as partes submersas, o vencedor seria o vulcão Mauna Kea, no Havaí, que tem 10. 314 metros no total

9. Os cientistas calculam que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos.

10. A temperatura média da Terra fica em torno de 15º Celsius graças aos gases da atmosfera, que retêm parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, nosso planeta seria um lugar gelado.

E mais uma...

Sabia que 22 de abril, além do dia do descobrimento do Brasil, é o dia Internacional da Terra? A data foi criada para nos lembrar da importância da preservação do ambiente.

Fontes: Ah Duvido e Recreio

 

http://www.ambientemelhor.com.br/index.php/artigos/item/121-10-curiosidades-interessantes-sobre-a-terra

 

Ilustrações: Silvana Santos