Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
10/09/2018 (Nº 52) QUAL É O SEU FOCO?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2050 
  

Qual é o seu foco?

Todos nós temos momentos muito difíceis na vida.

Momentos em que tudo parece desmoronar, em que pensamos: “Nunca vou sair deste buraco!”.

 

E o mundo continua a girar, mesmo que estejamos no fundo do poço! As pessoas continuam a se divertir, namorar, viajar, dançar, casar... E você pensa: “Não é justo!”

E você...

Você precisa sair do seu torpor e seguir em frente!

Vamos montar uma dinâmica que ajude as pessoas a mudar o foco e sair do seu “mar de infelicidade” mais rapidamente. Tomara que funcione!

Eu tenho certeza que coisas boas estão acontecendo à sua volta, mesmo que você não esteja percebendo.

Então, vamos aprender a mudar o foco!

Todos os dias, há passarinhos cantando, cachorros felizes querendo um carinho, uma aula de zumba, outra de karatê ou kung fu, o sol brilhando, o por do sol, o brilho da lua.

Mas, nesses momentos a gente nem repara... Então, SE ESFORCE! Procure no fundo do seu ser o que te faz feliz, lembre-se de alguma coisa que te faça sorrir.

Esse é o truque, focar em felicidade.

Exercício:

- Deixe a sala escura, coloque um som que entristeça e complete mostrando aos seus alunos cenas de guerra, de gente sofrida, do meio ambiente em agonia, não mais de três minutos.

Acenda as luzes, desligue a imagem, e peça a todos que escrevam em um papel como estão se sentido.

Dê um tempo para que respondam.

- Agora, coloque uma música alegre, cenas de pessoas felizes, mostre vídeos de crianças sorrindo, cachorros simpáticos e cenas engraçadas, façam todos rir, por não mais de três minutos.

E peça novamente para que escrevam como estão se sentindo.

 

Conversem  e discutam os dois sentimentos!

Percebam que é possível mudar o foco!

 

Marina

 

 

Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

marinastrachman@yahoo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para tirar partido do design do modelo, use a galeria de Estilos, na guia Início. Você pode formatar seus títulos usando estilos de títulos ou realçando texto importante usando outros estilos, como Ênfase e Citação Intensa. Esses estilos já vêm formatados para ter um ótimo aspecto e podem ser combinados para ajudar a comunicar suas ideias.

Comece agora mesmo.

Ilustrações: Silvana Santos