Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Sementes
10/09/2018 (Nº 52) EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO FAMILIAR
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2048 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO FAMILIAR

 

José André Verneck Monteiro

Pedagogo, Especialista em Educação Ambiental

Mestrando em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

http://lattes.cnpq.br/3632798164833445

Email: educativo@live.com

 

RESUMO

 

A partir dos pressupostos de que (I) o ser humano é fruto do meio em que vive, e (II) as crianças tendem a reproduzir comportamentos influenciados pelos hábitos familiares, este ensaio foi elaborado a convite de Berenice Gehlen Adams para a seção Sementes, na 52ª edição da Revista Educação Ambiental em Ação, a qual é pautada pelo tema: Educação Ambiental é agir com consciência.

 

Sua presença é fundamental

 

            São diversas as atividades essenciais para a vida moderna dos adultos: trabalho, estudo, planejamento financeiro, viagens profissionais, eventos sociais, manutenção da moradia, cuidados com a saúde, entre tantas outras, que diferem em cada família.

Para complementar, parte das obrigações dos adultos tem de ser cumpridas em casa, com o uso de computadores e telefones, subtraindo ainda mais tempo do que poderia ser dedicado ao convívio familiar.

Em meio a tantas funções, não raro o ato de cuidar e educar os filhos tem sido delegado a outras pessoas, já que justificadamente, os pais estão demasiado envolvidos nas tarefas diárias responsáveis por prover o subsídio financeiro requerido para o sustento do lar.

Mas há uma demanda fundamental que não pode ser esquecida: a atenção consciente às crianças. Seja por necessidade ou descuido dos responsáveis, têm-se notado que as crianças estão passando muitas mais horas diante do televisor ou operando outros aparelhos eletrônicos, do que se divertindo e desenvolvendo em brincadeiras ao ar livre, tomando sol e interpretando a natureza.

Sim, os aparelhos eletrônicos e o acesso à Internet são muito úteis e colaboram para o desenvolvimento psicológico e intelectual das crianças, desde que a utilização de tais ferramentas seja realizada com critérios e em adequada medida.

Mas, sem a supervisão consciente dos adultos o uso de tais tecnologias abre uma questão complexa: o que se espera de uma geração de crianças, submetidas diariamente ao bombardeio de propagandas e incentivo ao consumismo, jogos de violência e outros conteúdos inadequados à infância?

 

Brincar também é educar

 

O ato de brincar é imprescindível ao pleno desenvolvimento psicológico, corporal, cognitivo e afetivo das crianças.

Enquanto brincam, as crianças descobrem e criam seu mundo, a partir do qual constroem conhecimentos e atribuem significados à existência, a seu modo, no seu ritmo peculiar.

As brincadeiras também auxiliam no desenvolvimento infantil em diversos aspectos relacionados à socialização, autoestima, disciplina, respeito às regras de covivência e à opinião alheia. Portanto a ludicidade deve ser estimulada desde a primeira idade, tanto no âmbito familiar quanto no espaço/tempo escolar.

Brincar junto também é uma das formas que os adultos podem redescobrir para educar, além de ser uma demonstração de carinho e interesse, o que é percebido e muito valorizado pela criança.

E no que diz respeito ao resgate e revalorização cultural, por onde andam as brincadeiras infantis de outrora? Por onde estão os folguedos movidos a entusiasmo e alegria, que não precisavam de pilhas para funcionar?

Ciranda, pega-pega, amarelinha, pula-corda, bambolê, bola de gude, cantigas de roda e tantas outras, guardadas no baú de nossas memórias, ávidas por ser apresentadas à nova geração umbilicalmente conectadas à tecnologia desde tão cedo.

 

Leve a sustentabilidade para casa

           

Experimente refletir e reavaliar como tem sido os momentos de descontração e relaxamento no ambiente familiar. Como é a experiência de preparar e compartilhar as refeições, que tipo de alimento é oferecido, de que forma é aproveitado o tempo livre, que lugares são frequentados e quais os assuntos tem sido tratados quando a família se reúne?

Já lhe ocorreu que para melhor compreender o que se passa em família, talvez possa vir a ser necessário o estabelecimento de um limite de utilização de televisão, computador, telefone? Até o momento não há dados científicos que comprovem malefícios ocasionados à saúde de quem permanece off-line por algumas horas.

 

Description: PIC NIC (2).jpg

 

Acompanhar as lições de casa e procurar saber sobre as atividades e dificuldades escolares também são importantes estímulos de integração familiar.

Saber quanto tempo é dedicado pela família a experimentar atividades que permitam uma maior integração com a natureza também pode ser um bom indicador sobre a mensagem educativa que os pais querem transmitir às crianças.

Experimentem juntos um dia sem usar veículos. As caminhadas ao ar livre podem ser excelentes oportunidades para toda a família reatar vínculos, praticar a respiração consciente, tocar o solo, admirar a natureza, encontrar formas nas nuvens, ou simplesmente relaxar.

Que tal uma pedalada em família? Andar de bicicleta é quase um rito de passagem da infância. E a gente não esquece como se faz, mesmo depois de muito tempo sem praticar. Deixe que seus filhos mostrem o caminho e descubra a cada dia o prazer de ser criança novamente!

Se for consenso, a família também pode experimentar a visita a alguma organização de apoio socioambiental para conhecer de perto outra realidade.

Quando forem fazer compras, desestimule o hábito de consumir por influência de campanhas publicitárias. Discutam a lista do que realmente precisam adquirir, antes de sair de casa. Incentivem a preferência por produtos naturais demonstrando às crianças o privilégio e os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vegetais.

Observe que na área de entrada dos supermercados estão localizadas as seções de produtos não imprescindíveis à sobrevivência humana (bebidas alcoólicas, refrigerantes, centenas produtos de limpeza e cosméticos que prometem milagres). Estas seções de boas vindas geralmente estão repletas de embalagens multicoloridas e brilhantes, com formatos inusitados e atraentes, às quais são atribuídos cartazes com expressões do tipo: PROMOÇÃO, NOVO ou LEVE MAIS PAGANDO MENOS. 

Só bem lá no fundo das lojas é que estão os cereais, frutas, hortaliças, condimentos secos, produtos de origem animal.

Perceba também que os produtos com menor preço são organizados nas prateleiras menos acessíveis; ao alcance dos olhos de um adulto estão os itens mais caros e os de marcas que investem mais em publicidade.

 Esse conjunto de detalhes tem uma razão lógico-financeira, uma estratégia desenvolvida por especialistas em comportamento humano adotada pelas principais redes de comércio varejista em todo o mundo: estimular a compra motivada por impulsos, de produtos supérfluos e mais caros.

Ninguém está imune a esse conjunto de técnicas. Alguma vez já parou para pensar por qual razão há tantas guloseimas, revistinhas, pilhas e baterias localizadas à altura das crianças, nas proximidades dos caixas?

Procure explicar, em linguagem adequada à faixa etária das crianças, que quando adquirimos alimentos frescos, melhoramos nossa saúde, economizamos dinheiro, diminuímos a quantidade de lixo, colaboramos para o desenvolvimento da agricultura familiar, para a redução do uso de combustíveis fósseis e consequentemente para diminuir os níveis de poluição.

Experimentem, ao menos um dia por semana, um cardápio sem ingestão de carne. É ótimo para reeducar o paladar e depurar o organismo das toxinas nocivas presentes nos alimentos que nos fornecem proteínas de origem animal.

Saborosos e nutritivos bolos, biscoitos e sucos podem ser preparados em casa para o lanche que será levado à escola. Em geral, as crianças se divertem e aprendem sobre nutrição e segurança, quando têm a oportunidade de cozinhar sob a supervisão de adultos.

Os brinquedos que já não são os preferidos podem ser doados a outras crianças, bem como os livros e roupas. Há tantas famílias menos favorecidas que certamente darão muita utilidade às suas doações.

É muito importante que as crianças saibam, desde cedo, que nem todo mundo tem o mesmo acesso aos bens e serviços essenciais, mas o ato de doar pode ser uma forma de compartilhar com outras pessoas o que para nós é excedente.

Durante nossa existência terrena a solidariedade é uma virtude que deve ser encorajada nas crianças, já que nosso mundo está repleto de demonstrações de brutalidade, desrespeito e indiferença aos demais coabitantes do nosso Planeta.

Há várias outras formas de ampliar a educação ambiental no âmbito familiar, e por isso não há uma receita pronta.

O principal aspecto que se deve levar em consideração é que alguns hábitos familiares têm raízes no comportamento dos adultos, pois como tomadores de decisões, influenciam a todos que habitam o mesmo lar.

 

"Vamos sonhar com um futuro positivo para agir de forma consistente e coerente!"

Lara Lutzemberger

 

Sendo assim, vale refletir sobre qual tipo de exemplo e comportamentos estão sendo estimulados pelos adultos e quais são seus possíveis reflexos nas mentes em formação das crianças.

Quando a família compartilha perspectivas voltadas à sustentabilidade, têm motivações e comportamentos adequados à realidade socioambiental contemporânea e se sonham juntos por um mundo melhor, as crianças têm uma fonte de inspiração diária para agir de modo consciente.

Agradecimentos à equipe Editorial pela oportunidade de participar desta edição de aniversário da Revista Educação Ambiental em Ação e ao amigo Ed Meirelles pela gentil ilustração inspirada neste ensaio.

 

Para saber mais, assista:

 

Criança, a Alma do Negócio!

 

Muito além do peso

 

E leia as publicações do Instituto Criança e Consumo aqui

Ilustrações: Silvana Santos