Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
08/12/2025 (Nº 93) NATURATINS PROMOVE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DA APA ILHA DO BANANAL/CANTÃO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5571 
  

NATURATINS PROMOVE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DA APA ILHA DO BANANAL/CANTÃO

Ação tem como objetivo sensibilizar e informar alunos e comunidade escolar sobre a importância das Unidades de Conservação

por Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

publicado: 21/10/2025

A ação tem como objetivos informar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância das UCs e discutir os impactos dos incêndios florestais - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está promovendo, até a quinta-feira, 23, uma série de palestras educativas em escolas localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Bananal/Cantão. Abordando temas como Unidades de Conservação (UCs); biodiversidade; e estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais, a ação tem como objetivos sensibilizar e informar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância das UCs.

As atividades iniciaram na quinta-feira, 16, na Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, em Divinópolis, e finalizarão na Escola Municipal Adelina Costa Souza, município de Caseara. A iniciativa conta com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo dos municípios que fazem parte da APA Ilha Bananal/Cantão.

A ação já alcançou cerca de 160 estudantes e visa sensibilizar e informar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância das UCs para a proteção da biodiversidade, além de discutir os impactos ambientais dos incêndios florestais, promovendo informação sobre a preservação do meio ambiente e a necessidade de ações de proteção.

A servidora do Naturatins, Helia Regina, destacou a importância das ações de educação ambiental. "Essas iniciativas são essenciais para sensibilizar a comunidade. Elas funcionam como uma ferramenta valiosa para inspirar ações positivas e promover práticas sustentáveis na conservação da biodiversidade”, enfatizou.

Em Dois Irmãos, a ação foi realizada na Escola Municipal Aurélio Buarque. Além das palestras, o município também recebeu uma doação de 24 mudas de árvores, que serão plantadas em áreas degradadas, reforçando o compromisso com a recuperação ambiental. A próxima atividade ocorrerá nesta quarta-feira, 22, na Escola Municipal Senhor do Bonfim, em Araguacema.

"Esperamos que cada aluno compartilhe com seus pais os impactos ambientais causados pelos incêndios florestais ao meio ambiente. Assim, poderemos aumentar a conscientização e fortalecer a preservação ambiental”, ressalta o chefe da Brigada Ambiental da APA Ilha do Bananal/Cantão,  Ismael Dionísio.

Edição: Daniela Oliveira

Revisão Textual: Marynne Juliate



As atividades iniciaram na Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, em Divinópolis -

Fonte: Naturatins promove ação de educação ambiental em escolas da APA Ilha do Bananal/Cantão



Ilustrações: Silvana Santos