A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Notícias
14/12/2023 COMISSÃO APROVA INCLUSÃO DE MUDANÇA CLIMÁTICA E BIODIVERSIDADE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui na Lei da Política Nacional de Educação Ambiental temas relacionados às mudanças climáticas e à proteção da biodiversidade. Fonte: Agência Câmara de Notícias.
14/12/2023 A SAÍDA É SEMPRE COLETIVA
Este comitê é um dos mecanismos de governança do Programa de Desenvolvimento do Frei Damião, que conta com um fundo de financiamento. Mensalmente, seus 24 membros se reúnem para decidir coletivamente quais os melhores caminhos a seguir em prol da comunidade. Esse trabalho feito de maneira horizontal é um exemplo de como a filantropia comunitária acontece no Brasil.
14/12/2023 PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUER LEVAR ALUNOS PARA DENTRO DE UM ‘BARCO-ESCOLA’ NO RIO GRAVATAÍ
Colocar os alunos de escolas públicas dentro de um barco para verem de perto o rio Gravataí e aprenderem a importância e os desafios de uma bacia hidrográfica. Esse é o objetivo central de educação ambiental do “Projeto Rio Limpo”, aprovado nesta terça-feira (10) pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
14/12/2023 VILA VELHA LANÇA EQUIPAMENTOS SUSTENTÁVEIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Vila Velha dará um passo importante em direção à preservação ambiental, com a inauguração de 15 pontos de retirada de sacolas oxibiodegradáveis.
14/12/2023 IPAAM REALIZA ÚLTIMAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE 2023
Ações educativas fazem parte da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas promovida pelo Governo do Estado.
14/12/2023 SUSTENTABILIDADE: EM 2024, 86% DAS EMPRESAS PLANEJAM INVESTIR MAIS EM BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS
O aquecimento global é uma das maiores preocupações da atualidade. Com desastres naturais cada vez mais recorrentes, hábitos que impulsionam esses eventos precisam ser deixados de lado. No entanto, com um mundo cada vez mais conectado, lidar com o descarte do lixo eletrônico e com o alto índice de consumo de energia elétrica é um grande desafio para todas as empresas.
14/12/2023 O MUNICÍPIO COM MENOS DE 8 MIL HABITANTES QUE VIROU EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE EM GOIÁS
Terezópolis de Goiás já é reconhecida pela sua produção de orgânicos, mais uma vertente que reforça um compromisso coletivo com a sustentabilidade e o meio ambiente.
14/12/2023 ‘PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL’, INÉDITO, GANHA FOMENTO DE R$ 5 MILHÕES
A Fundação lança nessa quinta-feira, 06 de dezembro, um edital inédito para o fomento da pesquisa fluminense: “Programa de Educação Ambiental: Capacitação e Ações de Lixo zero em Lagoas, Manguezais e na Região Costeira”.
14/12/2023 SISTEMAS AGROALIMENTARES SUSTENTÁVEIS FAZEM PARTE DA SOLUÇÃO PARA A CRISE CLIMÁTICA
Integrantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram, Na quarta-feira (06), em Dubai, de evento oficial da Convenção do Clima, para debater sobre o futuro dos sistemas alimentares sustentáveis. A agricultura foi incluída como parte da solução para as mudanças climáticas e considerada um dos temas mais relevantes da Declaração de Sistemas Alimentares, assinada por 137 países na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28).
14/12/2023 BRASIL PREPARA SUGESTÃO DE AÇÕES PARA DIMINUIR EFEITOS DO PLÁSTICO
O Brasil se prepara para contribuir com o Acordo Global de Plásticos da Organização das Nações Unidas com indicações de formas de minimizar o impacto deste material no mundo.
14/12/2023 PARQUE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL BORORÓS É INAUGURADO EM JOINVILLE
Foi inaugurado o Parque de Educação Ambiental Bororós. A entrega do local aconteceu em cerimônia realizada pela Prefeitura e a Ambiental, empresa que presta o serviço de coleta e tratamento de resíduos na cidade.
14/12/2023 ESCRITORAS INDÍGENAS DO AMAPÁ SÃO PREMIADAS NA CATEGORIA INCENTIVO À LITERATURA DO PRÊMIO JABUTI
As escritoras indígenas residentes no extremo norte do Amapá, no município de Oiapoque, Bruna Karipuna, Cláudia Flor de D'Maria e Lucia Tucuju foram premiadas na categoria incentivo à literatura na 65ª edição do prêmio Jabuti, na última terça-feira (5), em São Paulo.
14/12/2023 ESTUDO REVELA VARIEDADE DA FAUNA DE 13 ÁREAS PROTEGIDAS NO DF
Dada a importância dessa preservação, o Instituto Brasília Ambiental, por meio da Gerência de Fauna Silvestre, desenvolveu uma pesquisa sobre a fauna em 13 unidades de conservação (UCs) geridas pela autarquia, das 86 existentes no Distrito Federal.
14/12/2023 COP-30: PARA ESPECIALISTA, COMBATE ÀS DESIGUALDADES ESTARÁ ENTRE DESAFIOS DA CONFERÊNCIA EM BELÉM
Na COP-30, trigésima edição da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, o combate às desigualdades sociais vividas pelas populações da região amazônica estará entre os principais desafios. A declaração foi dada pelo professor Emiliano Lôbo, Doutor em Agronomia e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).
14/12/2023 PISA 2022 APONTA SINAL DE ALERTA PARA AMÉRICA E EUROPA; ASIÁTICOS REINAM QUANDO ASSUNTO É EDUCAÇÃO
O Ministério da Educação e o Inep divulgaram no último dia 5 de dezembro os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022.
14/12/2023 RANKINGS DESTACAM UNIVERSIDADES DO PARANÁ ENTRE AS MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO
Promovido pela Universidade da Indonésia (UI), o GreenMetric 2023 foi divulgado na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontece até esta terça-feira (12), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Essa avaliação universitária considera 39 indicadores e seis critérios: ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, resíduos, água, transporte e educação.
14/12/2023 DESMATAMENTO EM QUEDA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROJETO RECUPERAR E OUTRAS AÇÕES QUE FORTALECERAM A GESTÃO AMBIENTAL EM 2023
O Governo de Rondônia conquistou um marco significativo na luta contra o desmatamento na Região Amazônica, quando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), registrou de janeiro até setembro de 2023, uma queda no desflorestamento.
Ilustrações: Silvana Santos