Nada pode substituir o contato com a natureza para o desenvolvimento da consciência ambiental [...] (Genebaldo Freire Dias)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 77 · Dezembro-Fevereiro 2021/2022
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(10) Notícias(6) Reflexão(1) Para sensibilizar(1) Entrevistas(1) Arte e ambiente(1) Educação(1) Ações e projetos inspiradores(2) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(4) A Natureza Inspira(2) Relatos de Experiências(4)   |  Números  
Artigos
15/12/2021 O ENSINO ATRAVÉS DE PROTÓTIPOS: MECÂNICA DE FLUIDOS E ECOSSISTEMAS INDUSTRIAIS COMO EXEMPLO
O trabalho propõe formas de atuação com os conteúdos de química no ensino, principalmente na engenharia, bem como conceitos de mecânica dos fluidos e ecossistemas industriais. A abordagem é útil no ensino no início do curso de engenharia química, permitindo o desenvolvimento da aprendizagem baseada em projetos.
15/12/2021 PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS
O estudo realizado visa conhecer as percepções dos universitários concluintes do Curso de Ciências Biológicas relacionadas com os processos envolvidos no gerenciamento de resíduos sólidos e os possíveis impactos ambientais decorrentes.
15/12/2021 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO TAMAR-REGÊNCIA: PEDAGOGIA DE PROJETOS E SUAS POSSIBILIDADES
O objetivo deste estudo é verificar as possibilidades de articulação entre educação ambiental crítica, pedagogia de projetos, interdisciplinaridade e educação em espaços não formais. Diante disso, efetuamos um levantamento das visitas à base do Projeto Tamar, no distrito de Regência.
15/12/2021 CONSCIENTIZANDO SOBRE O DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS POR MEIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAIS
Bioensaios de germinação de sementes podem ser utilizados para simular os efeitos do descarte inadequado de pilhas e baterias, podendo contribuir para a conscientização ambiental. Durante atividades com estudantes observamos várias evidências de aprendizagens e que o processo cognitivo mais complexo é avaliar.
15/12/2021 OS DIREITOS HUMANOS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DOS OLHOS DA LEGISLAÇÃO
O presente artigo busca analisar como a educação em Direitos Humanos é estruturada no Estado de Espírito Santo através de um estudo sobre a legislação vigente presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE) e na Resolução CEE nº 3.777/2014.
15/12/2021 VEGETARIANISMO E VEGANISMO NA ESCOLA: UM LEVANTAMENTO MIDIÁTICO
O número de adeptos ao vegetarianismo e veganismo vem crescendo e o ambiente escolar não está imune. Realizou-se um levantamento midiáticas sobre vegetarianismo ou veganismo em escolas e sistemas educacionais. A busca em redes sociais e páginas eletrônicas identificou políticas públicas e experiências escolares
15/12/2021 INSTRUMENTOS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LAGO DAS ARAUCÁRIAS, FRAIBURGO/SC
O Lago das Araucárias, em Fraiburgo/SC, é um local turístico localizado no centro do município. Neste trabalho, mostramos dois importantes instrumentos didáticos de educação ambiental desenvolvidos no Lago das Araucárias: chaves dicotômicas botânica e de invertebrados e cartilha infantil de educação ambiental.
15/12/2021 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA NA AMAZÔNIA
A formação inicial dos professores de Química retrata os tipos de concepções dos professores da disciplina, com relação a possibilidade da Educação Ambiental aliada aos recursos amazônicos, despertar nos alunos, o desejo e a vontade de melhorar seus conhecimentos científicos químicos.
15/12/2021 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESCOTISMO: APLICAÇÃO DE COMPOSTAGEM
O trabalho teve como objetivo testar diferentes tratamentos no processo de compostagem, e foi realizado em parceria com o Grupo Escoteiro Santa Cruz, UDAM e Banco de Alimentos de Rio Claro/SP. O trabalho possibilitou a sensibilização de jovens sobre reaproveitamento de resíduos domiciliares na compostagem.
15/12/2021 EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM OFICINA DE PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS EM GARRAFAS PET NO ENSINO PÚBLICO DE MACAPÁ, AMAPÁ - BRASIL
A reutilização de garrafas PET para a confecção de brinquedos minimiza a circulação deste contaminante no meio ambiente, além de promover a conscientização e sensibilização de alunos do ensino público de Macapá-Amapá.
Ilustrações: Silvana Santos