Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Em junho completará 23 anos, e este convite é uma oportunidade para você participar ativamente desta ação, doando qualquer quantia. Assim, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção. Ajude-nos a continuar transformando vidas! Sua contribuição hoje é essencial para garantir os próximos 23 anos desse projeto! Muito obrigada!
     
Para a ganância, toda a natureza é insuficiente. Sêneca
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 91 · Junho-Agosto/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(2) Educação(2) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) A Natureza Inspira(1) Divulgação de Eventos(22) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(5) Ações e projetos inspiradores(19) Notícias(24) Dúvidas(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(4) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
30/05/2024 (Nº 87) COLETIVO EDUCADOR INICIA PROGRAMA LIXO ZERO NAS ESCOLAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4862 
  

COLETIVO EDUCADOR INICIA PROGRAMA LIXO ZERO NAS ESCOLAS

Grupo possui um representante de cada unidade da rede de ensino

O Coletivo Educador é uma iniciativa que une as secretarias municipais de Educação (Smed) e Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) buscando alternativas para disseminar entre os alunos conceitos e práticas de educação ambiental. O grupo de multiplicadores possui um representante de cada unidade, da educação infantil e de ensino fundamental, se reunindo mensalmente.


Nesta semana ocorreu a segunda reunião do ano, no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), Sapiranga/RS, onde foram discutidas as estratégias de implantação nas escolas do Programa Lixo Zero. O objetivo é que as escolas emitam o mínimo possível de resíduos e o que for gerado, seja destinado corretamente para reutilização ou descarte adequado. “O membro do Coletivo Educador participa aqui das reuniões e leva a ideia até a sua equipe lá na escola. A partir daí inicia a sensibilização para que o tema seja trabalhado. Já falamos do planejamento inicial na primeira reunião, em março, e têm colegas que já estão aplicando”, explica a diretora do Cemeam, Fabiana Haubert.


Uma das escolas que já começou a disseminar a ideia do Programa Lixo Zero é a Emei Arco-Íris, através da professora Regina Bueno. A turma de Maternal 3B já está aprendendo sobre a separação de resíduos, que é um dos primeiros passos para a destinação correta. Como ainda não são alfabetizados, os alunos se guiam pelas cores do recipiente para saber qual o local exato. Cada multiplicador precisa iniciar o projeto em uma turma modelo e depois adaptar as atividades na escola toda. O Coletivo Educador tem os seus encontros mensais no Cemeam na última quinta-feira de cada mês.

Texto: Cláudia Silva 
Fotos: Cláudia Silva/ Emei Arco-Íris

Fonte: https://sapiranga.atende.net/cidadao/noticia/coletivo-educador-inicia-programa-lixo-zero-nas-escolas

Ilustrações: Silvana Santos