Tudo o que temos a fazer [...] é colocar nosso jeito de viver dentro dos meios ecológicos conhecidos. (Marcus Eduardo de Oliveira)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 78 · Março-Maio/2022
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(7) Notícias(5) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(1) Para sensibilizar(1) Dinâmicas e recursos pedagógicos(1) Arte e ambiente(1) Divulgação de Eventos(1) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Ações e projetos inspiradores(2) Do Linear ao Complexo(3) A Natureza Inspira(1) Relatos de Experiências(11)   |  Números  
Do Linear ao Complexo
25/03/2022 REMEMORANDO: QUE “SABER AMBIENTAL” TEMOS NÓS?
De fato, a realidade atual nos remete à necessidade de se trabalhar o “saber ambiental” como alternativa viável para evitar impactos socioambientais. O aumento desenfreado das atividades humanas ameaça o ambiente e a própria sociedade como um todo tendo em vista o nível de compreensão que possuímos da problemática ambiental.
15/03/2022 O TRABALHO DAS JOANINHAS NA HORTA: SOB O OLHAR OBSERVADOR DA TURMA DE MATERNAL
O presente artigo trata de um relato de experiência realizado com alunos da turma do maternal do Colégio Maria Imaculada. Os benefícios da implantação de uma horta no contexto escolar, não só traz inúmeras possibilidades de reflexões sobre a alimentação saudável, mas também podemos, através dos relatos das crianças, priorizar a escuta sensível nos momentos de observação.
15/03/2022 O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS: POR UMA ESCUTA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este artigo tem por objeto a relação pedagógica entre professor e crianças na Educação Infantil. Nessa relação, o professor atua como observador, que acompanha as descobertas das crianças, com a intencionalidade de sustentar suas aprendizagens, oferecendo contextos significativos e desafiadores, utilizando múltiplas linguagens expressivas, escuta sensível, afetuosa e solidária, e atenção à cultura da infância.
Ilustrações: Silvana Santos