O conhecimento liberta, a ciência ilumina, informação salva vidas! – André Trigueiro
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 87 · Junho-Agosto/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(4) Dicas e Curiosidades(5) Reflexão(13) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Dúvidas(2) Entrevistas(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(7) O que fazer para melhorar o meio ambiente(4) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(1) Educação e temas emergentes(7) Ações e projetos inspiradores(27) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Relatos de Experiências(5) Notícias(24)   |  Números  
Notícias
30/05/2024 (Nº 87) INSTITUTOS ASSINAM ACORDO PARA DESENVOLVER PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4845 
  

INSTITUTOS ASSINAM ACORDO PARA DESENVOLVER PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

IDEFLOR-BIO e Instituto ASFLORA atuaram em conjunto em áreas degradadas no estado do Pará



Por Gilvan Capistrano

Diretores dos Institutos Ideflor-Bio e Asflora celebram acordo

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará - IDEFLOR-BIO e o Instituto Amigos da Floresta Amazonica-ASFLORA nesta terça-feira (9) firmaram um Acordo de Cooperação Técnico - científico, com a duração de 60 meses.

Os Institutos desenvolverão projetos e ações de educação ambiental nas unidades de conservação estaduais e a recuperação de áreas degradadas e ou alteradas no Estado do Pará.

Como primeira ação em conjunto com intuito de celebrar o dia da terra, no dia 25 de abril ocorrerá um plantio de floresta mista densa ( método miyawaki usado pelo asflora para recuperação de áreas) na ilha de Cotijuba.

Sistema Miyawaki


Tecnologia Social “Sistema Miyawaki de Restauração de Ecossistemas na Amazônia”

Através do Instituto ASFLORA, do anos de 2001 a 2020, foram realizadas mais de 40 projetos baseados nesta tecnologia sociais, alcançando mais de 200.729 mudas de espécies da região amazônica plantadas. A tecnologia torna-se um instrumento que visa aproximar a sociedade e sensibilizar sobre a importância das florestas do ponto de vista da preservação e do desenvolvimento do ecossistema e, através do reflorestamento, promover o retorno da biodiversidade da região.

Este sistema de reestruturação florestal, idealizado por Akira Miyawaki, professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama, do Japão. Tem como principal fundamento a transformação de uma área alterada ou inutilizada em uma nova floresta, Seguindo os resultados das pesquisas de campo, o Instituto realiza o que chamamos de restauração, que segundo o professor Miyawaki (1999), são “florestas nativas por árvores nativas “.

Tecnologia Social em Meio Ambiente

No ano de 2019, o Projeto “Sistema Miyawaki de Restauração de Ecossistemas na Amazônia” foi premiado com a certificação de Tecnologia Social em Meio Ambiente, pela Fundação Banco do Brasil!

 

Fonte: https://redepara.com.br/Noticia/240956/institutos-assinam-acordo-para-desenvolver-projetos-de-educacao-ambiental

Ilustrações: Silvana Santos