Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Em junho completará 23 anos, e este convite é uma oportunidade para você participar ativamente desta ação, doando qualquer quantia. Assim, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção. Ajude-nos a continuar transformando vidas! Sua contribuição hoje é essencial para garantir os próximos 23 anos desse projeto! Muito obrigada!
     
Para a ganância, toda a natureza é insuficiente. Sêneca
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 91 · Junho-Agosto/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(2) Educação(2) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Divulgação de Eventos(22) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(5) Ações e projetos inspiradores(19) Notícias(24) Dúvidas(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(4) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
30/05/2024 (Nº 87) PROJETO DE ESCOLA DO PANTANAL DESENVOLVE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRODUZ PODCAST COM ALUNOS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4829 
  

PROJETO DE ESCOLA DO PANTANAL DESENVOLVE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRODUZ PODCAST COM ALUNOS

Ações são voltadas ao programa Escolas Lixo Zero, da Secretaria Municipal de Educação de  Florianópolis

PorAdriano Ribeiro

O projeto SustentaMídia Beatriz, da EBM Beatriz de Souza Brito, no bairro Pantanal, tem o objetivo de desenvolver práticas de Educação Ambiental, como compostagem, horta, reciclagem, entre outros. As ações são voltadas ao programa Escolas Lixo Zero, da Secretaria Municipal de Educação de  Florianópolis.

Os estudantes do 5º ao 9º ano participam do projeto no contraturno das aulas, sob a supervisão da professora Mônica Dias Vieira, articuladora do SustentaMídia. A intérprete de Libras Patrícia Gerent e a diretora Camila Porciuncula também ajudam na execução das atividades. As práticas pedagógicas são desenvolvidas na perspectiva de pesquisas científicas e práticas empíricas, articuladas à mídia-educação, com o intuito de socializar os conhecimentos adquiridos com a comunidade escolar.

Para esta articulação com a cultura digital, foi criado um podcast, que pode ser acessado pelo Spotify (https://open.spotify.com/show/72mRiKp7R6wHwBoOLMzujH?si=a387f8223f7f4660) ou Youtube (https://www.youtube.com/@podcastbeatriz), além do Instagram do projeto (https://www.instagram.com/sustentamidiabeatriz/). Os estudantes também trabalham com a produção de templates no Canva, edição de vídeos, uso de impressora 3D, ferramentas do Google for Education, entre outros.

Esperamos que os estudantes se apropriem destes conhecimentos científicos, que foram produzidos historicamente pela humanidade, e que compartilharem esse saber com seus colegas e a comunidade escolar, a fim de que desenvolvam uma consciência crítica e se mobilizem por uma sociedade mais sustentável”, disse a professora Mônica Dias Vieira, articuladora do SustentaMídia.

Fonte: https://informefloripa.com/projeto-de-escola-do-pantanal-desenvolve-praticas-de-educacao-ambiental-e-produz-podcast-com-alunos/

Ilustrações: Silvana Santos