Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(5) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11) Dúvidas(1) Entrevistas(2) Divulgação de Eventos(1) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Soluções e Inovações(3) Educação e temas emergentes(6) Ações e projetos inspiradores(24) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Relatos de Experiências(1) Notícias(26)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
30/05/2024 (Nº 87) ESCRITOR PROPÕE NOVO OLHAR PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM RELANÇAMENTO DE PROJETOS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4816 
  

ESCRITOR PROPÕE NOVO OLHAR PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM RELANÇAMENTO DE PROJETOS

Unir educação ambiental e incentivo à leitura para o desenvolvimento de uma consciência cidadã. São José dos Campos

Escritor Thiago Cascabulho relança seus dois projetos culturais já consagrados nas escolas de ensino fundamental


É com esse objetivo que o escritor Thiago Cascabulho relança seus dois projetos culturais já consagrados nas escolas de ensino fundamental – o Projeto Douradinho, que em 2024 completa 22 anos, e o Abraça o Mar, com três anos de estrada. A festa será no dia Mundial da água, nesta sexta-feira (22), às 19h, ao vivo no canal do Youtube da Escola Douradinho.

Com a aproximação da COP 30, a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025 em Belém (PA), Cascabulho quer promover nas escolas ainda mais reflexões a respeito das políticas públicas relacionadas à educação ambiental, trazendo os professores e professoras para o centro do debate.

Vejo este grande evento como uma oportunidade para mudar a forma como a Educação Ambiental opera nas escolas. A transversalidade é linda no papel, mas não funciona bem na prática. Pesquisas recentes da Unesco mostram que os estudantes não sabem explicar nem mesmo os conceitos mais debatidos, como as mudanças climáticas”, disse o autor.

“Eu defendo a existência de um professor-semente em cada escola, alguém com a visão do todo, para orquestrar a EA com o envolvimento da comunidade escolar, aí sim de forma transversal, mas com eficiência e profundidade.”

Este e outros temas serão apresentados no lançamento dos projetos, no dia 22 de março, e também os primeiros episódios da série documental “Sentir, Pensar e Agir”, com a direção do cineasta Dario José, quem em 2023 acompanhou a execução do Projeto Douradinho e do Abraça o Mar em todo o Brasil.

A versão digital dos projetos pode ser realizada gratuitamente por qualquer professora interessada, incluindo os cursos EAD disponíveis nos sites, que geram certificado de 8 horas, autenticado pela Pedagoga Para Liberdade.

PROJETO DOURADINHO.

Programa cultural de educação ambiental e incentivo à leitura em defesa dos rios, com o suporte da obra literária infanto-juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio”. Em 2024 tem o patrocínio da Santos Brasil, e será realizado presencialmente em cinco cidades de SP, MA, PA e AL.

ABRAÇA O MAR.

Com a mesma metodologia do Projeto Douradinho, com o suporte da obra literária infanto-juvenil “Lua, Colar, Coral, Mar”, em defesa do Oceano. Em 2024 recebe patrocínio da Santos Brasil e da OZ Minerals para ser realizado presencialmente em 6 cidades de SP, SC, PA e SE.

Fonte: https://sampi.net.br/ovale/noticias/2822181/viver/2024/03/escritor-propoe-novo-olhar-para-educacao-ambiental-com-relancamento-de-projetos



Ilustrações: Silvana Santos