Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
14/12/2010 (Nº 34) Curiosidades Ambientais do Brasil e do Mundo
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=906 
  
Educação Ambiental em Ação 34

Curiosidades Ambientais do Brasil e do Mundo

 

Luciana Fofonka

Lufofonka_uab@yahoo.com.br

Curiosidades relacionadas ao meio ambiente estimulam e possibilitam reflexões sobre os problemas ambientais que estamos vivenciando, bem como nosso papel no processo de reversão ou minimização de tal cenário.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Chico Xavier).

Então vamos lá! Leia, reflita e se pergunte: O que eu posso fazer para colaborar com o meio ambiente? Qual o meu papel nesse processo? Como a educação ambiental pode ajudar?

VOCÊ SABIA QUE...

Ø Se uma família de quatro pessoas tomar todos os dias banhos de cinco minutos, gastará mais de 2600 litros de água por semana, o equivalente a água que uma pessoa bebe ao longo de três anos.

 

Ø A temperatura nas cidades é, em média, 2 a 3°C mais alta do que no campo circundante, devido ao consumo de energia.

 

Ø Usar gás natural na cozinha reduz cerca de 65% a quantidade de dióxido de carbono, comparando com a quantidade emitida por uma central térmica para produzir a mesma quantidade de eletricidade?

 

Ø  As florestas úmidas tropicais, que cobrem somente cerca de 5% da superfície terrestre, são o habitat de mais de metade das espécies de fauna e de flora do planeta?
 

Ø Apesar de os plásticos não serem biodegradáveis, muitos deles são foto-degradáveis, decompondo-se lentamente por ação da luz solar?

 

Ø Estimativas apontam para que um corte de 50% na produção de CFC's implicaria uma redução de 95% nos danos sobre a camada de ozônio?

 

Ø Nos países desenvolvidos, mais de metade da energia comercial é desperdiçada sob a forma de calor?

 

Ø É necessário um barril de petróleo bruto para se fabricarem dois pneus? por cada litro de óleo usado, ao infiltrar-se nos lençóis subterrâneos pode causar a contaminação de mais de 900 000 litros de água potável?

 

Ø Cada pessoa produz em média cerca de 1kg de resíduos por dia, quando no inicio do século XX, a média mundial não chegava aos 20g diários?

 

Ø A descarga que esteja a perder água desperdiça, em 6 meses, 171 mil litros de água.
Quarenta por cento da água potável usada em sua casa vai pelo vaso sanitário abaixo.
(Como descobrir se o seu vaso sanitário perde água? Ponha umas gotas de corante no depósito se... vir água com corante no vaso sanitário, sem ninguém ter puxado a descarga é porque há uma fuga.)

 

Ø Cada vez que se uma garrafa de vidro é reciclada, poupa-se a energia de uma lâmpada de 100W ligada durante 4 horas?

 

Ø As perdas de água por um autoclismo que esteja a pingar podem levar ao desperdício de mais de 171 000 litros de água em 6 meses?

 

Ø A âncora de um navio de cruzeiro pode provocar a destruição dos fundos marinhos numa área de cerca de metade de um campo de futebol?
os mares e oceanos são responsáveis pela produção de 90% do oxigênio existente na atmosfera?

 

Ø O símbolo da reciclagem foi baseado na Fita de Möbius?
o conceito dos três erres, Reduzir, Reciclar, Reutilizar como três conceitos em igual patamar é errado? Que na verdade estão organizados numa pirâmide de importância?

 

Ø No planeta estima-se que existam 4 600 espécies de mamíferos, 31 000 espécies de peixes e mais de 900 000 espécies de insetos, muitos dos quais ainda não estão identificados. Estima-se que em cada ano se extinguem de 17000 a 25000 espécies de seres vivos em todo o Mundo. Só na Europa há cerca de 1500 plantas em risco de extinção ou já extintas.

 

 

Ø A preservação das espécies autótones é absolutamente necessária. Nos Estados Unidos da América só são cultivadas duas espécies de feijão verde e no Canadá 50% do trigo cultivado é de uma só variedade. Na Europa, de 145 raças autótones de gado 115 estão em perigo de extinção.

 

Ø Todos os anos são destruídos mais de 13 milhões de hectares de floresta tropical. Se as contas forem feitas, isto representa a destruição de 35 mil hectares por dia, 1500 hectares por hora e 25 hectares por minuto.

 

Ø A poluição dos rios e oceanos pode ser a causa da redução de muitas populações animais. É o que se pensa estar a acontecer com a população de beluga ou baleia-branca, no canal de São Lourenço, no Canadá. Pensa-se que em 1900, mais de 5 000 animais viviam nesta zona, mas atualmente estima-se que a população esteja reduzida a apenas 450 indivíduos. Pesquisadores acreditam que o lixo tóxico lançado pelas indústrias situadas ao longo do rio será a causa de mortalidade destes animais, já que exames aos seus corpos revelam altos níveis de produtos químicos nocivos, como policlorados, DDT, mercúrio e cádmio.

 

Ø Muitas espécies de tubarão encontram-se ameaçadas de extinção. A lista de espécies em perigo incluem o tubarão-martelo e o tubarão-azul, que desaparecem a um ritmo de 50 000 animais por ano, apanhados "acidentalmente" em anzóis nas costais do Havaí.

 

Ø A pesca do bacalhau caiu, entre 1968 e 1992, cerca de 70%, não por um aumento da consciência ecológica, mas devido ao estado debilitado dos stocks pesqueiros.

 

Ø As populações de garoupa estão em franco declínio, devido à destruição dos recifes de coral no mundo inteiro. Por exemplo, nas Filipinas, os corais são envenenados com cianeto para a captura deste peixe.

 

Ø A tartaruga-verde, que existe nas costas do Brasil, está em extinção. Em cada mil nascimentos, apenas uma ou duas sobrevivem.

 

Ø Os corais, das águas quentes dos trópicos, estão a ficar descorados. Pesquisadores acreditam que eles são as vítimas mais visíveis do efeito de estufa.

 

Ø Os rios amazônicos são os rios com maior diversidade de espécies de peixe no mundo. Já foram descritas mais de 1500 espécies, mas estima-se que existam pelo menos o dobro. Este número é quinze vezes maior do que o número de espécies encontradas nos rios da Europa.

 

Ø Existem mais de 3500 áreas protegidas em todo o mundo. Estas áreas incluem parques, refúgios da vida selvagem e outras reservas. Elas cobrem um total de 5000 m², ou seja, cerca de 3% da área total da superfície do planeta.

 

Ø Há 100 milhões de anos, os tubarões constituiam cerca de 60% de todas as espécies oceânicas. Atualmente eles são apenas 3% das espécies que povoam os oceanos.
Em 25 anos, o tubarão cinzento pode produzir até 20 000 dentes, o que explica porque os dentes de tubarão são das recordações mais frequentemente trazidas dos fundos dos mares. Todos os anos, de 1500 a 2000 tubarões são encontrados presos e normalmente mortos em redes protetoras de tubarões nas costas da África do Sul.

 

Ø A âncora de um navio de cruzeiro pode destruir nos fundos marinhos uma área correspondente a metade de um campo de futebol.

 

Ø Cada cidadão da UE produz anualmente 2,3 toneladas de dióxido de carbono. Cada norte-americano produz 5,2 toneladas.

 

Ø As celuloses, os têxteis e os produtos químicos são as três indústrias mais poluentes de Portugal.

 

Ø Calcula-se que o corte de 50% na produção de CFC's reduziria 95% dos danos na camada de ozônio.

 

Ø Setúbal, Castelo Branco, Aveiro, Viseu e Coimbra são os distritos que produzem mais resíduos tóxicos por ano em Portugal.

 

Ø O Canadá é um dos países mais afetados pela chuva ácida: catorze mil rios e lagos estão mortos.

 

Ø Cinco mil espécies de animais e plantas são extintas na Terra em cada ano que passa.
Cerca de 75% da água que gastamos em nossas casas é usada no banheiro.

 

Ø Se os portugueses usassem corretamente a energia, poderiam poupar 86 milhões de contos por ano, ou seja, 16 milhões de barris de petróleo.

 

Ø Três litros de um produto solvente (para tintas, por exemplo) podem contaminar 60 milhões de litros de água subterrânea.

 

Ø Que quantidade de lixo uma pessoa produz durante a vida? Cerca de seiscentas vezes o peso que atinge na idade adulta.

 

Ø Segundo a organização Save a Tree (Salve uma árvore), para fazer apenas setecentos sacos de papel, é preciso uma árvore de quinze a vinte anos de idade.

 

Ø Uma torneira a pingar, mesmo que o pingo seja mínimo, pode desperdiçar mais de 190 litros de água por dia.

 

Ø A geladeira é, entre todos os eletrodomésticos, o que consome mais energia: 2000 kWh por ano. Mas este número pode variar em 50% consoante o modo como o utilizarmos.

 

Ø Em Portugal 70% da energia consumida é obtida através do petróleo.

 

Ø Segundo a NASA, as plantas de interior são importantes auxiliares da luta contra a poluição em recintos fechados.

 

Ø Uma idéia para poupar energia: tenha as lâmpadas sempre limpas, a sujeira absorve a luz, gastando mais energia.

 

Ø A incineração de plásticos lança para a atmosfera diversos agentes tóxicos e cinzas. Entre eles, o ácido clorídrico que provoca chuvas ácidas e contribui para a destruição da camada de ozônio.

 

Ø Um dado comprovado: 84% do lixo doméstico é reciclável.

 

Ø Uma única pilha contamina o solo durante cinquenta anos.

 

Ø A temperatura média do planeta Terra deve sofrer um aumento de 2 a 4,5 ºC até o final deste século.

 

Ø 40% das árvores da Amazônia podem desaparecer, caso a temperatura suba de 2º a 3º C nos próximos anos;

 

Ø A cada ano um automóvel produz em média quase quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono.

 

Pensou? Analisou? Concluiu? ENTÃO VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!

 

Divulguem esses dados, possibilitem que mais pessoas percebam o quanto nossas atitudes, por mais simples que pareçam ser, fazem a diferença em termos de conservação ambiental.

 

FONTES DE PESQUISA

 

Diário do Verde. Disponível em: http://diariodoverde.blogspot.com/2010/06/curiosidades-ambientais.html

Acesso em 28 de agosto de 2010.

 

Portal das Curiosidadeshttp://i.ixnp.com/images/v6.42/t.gif. Disponível em: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=18513.0

Acesso em 20 de novembro de 2010.

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos