Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Contribuições de Convidados/as
16/09/2009 (Nº 29) REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO AMBIENTE EM ESPAÇOS DE EXCLUSÃO SOCIAL: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO FERRADURA MIRIM, NO MUNICÍPIO DE BAURU.
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=740 
  
Educação Ambiental em Ação 29

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO AMBIENTE EM ESPAÇOS DE EXCLUSÃO SOCIAL: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO FERRADURA MIRIM, NO MUNICÍPIO DE BAURU.

 

Cássia Maria da Silva Rodrigues

Orientadora: Mestre Juliana Sakoda Telles Chinaglia

 

FESL- Faculdade de Educação São Luís

Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental

e Desenvolvimento Sustentável

Jaboticabal – SP

 

Palavras-chave: educação ambiental, representação social, assentamento subnormal.

 

E-mail para contato: kyrodrigues@gmail.com

 

 

Introdução

Com a presente pesquisa, buscamos incluir no debate a necessidade de intervenções de educação ambiental em espaços não formais, como forma de conscientização dos moradores dessas áreas em relação a problemas sócio-ambientais.

 

Objeto de pesquisa

Nossa reflexão foi orientada a partir da problemática dos moradores do assentamento subnormal conhecido como Ferradura Mirim, do município de Bauru, tendo como referencial um diálogo dialético entre a apropriação dos temas ligados ao ambiente pelo grupo mencionado e os conceitos de representação social.  

 

Referencial teórico

A revisão de bibliografia procurou primeiramente refletir sobre a conceituação científica de meio ambiente, bem como a concepção assimilada pelo senso comum. A seguir apresentamos uma breve discussão entre os conceitos de educação ambiental formulados por alguns autores nacionais, aproximando-nos da proposta de educação ambiental crítica. Por fim, discutimos o conceito de representação social identificando-a como instrumento de diálogo entre teoria e a realidade da vivência dos sujeitos.

 

Metodologia

            Propusemos uma abordagem teórico-metodológica dialética que identificou as representações de ambiente dos moradores do assentamento subnormal Ferradura Mirim. Para tal, adotamos a pesquisa qualitativa, que permite uma profundidade não alcançada pela análise estritamente estatística. O instrumento de coleta de dados escolhido foi a realização de entrevistas.

 

Resultados e discussão

O resultado da pesquisa mostrou que embora a maioria dos entrevistados não relacionem seus problemas cotidianos à questão ambiental, os riscos ambientais estão presentes entre os moradores do Ferradura Mirim. Diante do quadro crônico da população residente em áreas de assentamentos subnormais e da presença comum de elementos que favorecem a degradação ambiental, compreendemos que a educação ambiental deve ser utilizada como instrumento que estimule a atuação crítica das pessoas sobre seu meio.

 

Referências

 

GONÇALVES, C. W. P. Os (des)caminhos do meio ambiente. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

 

LOUREIRO,  C. F. B.  Educação  ambiental  transformadora.  In:  LAYRARGUES,  P. P.(org). Identidades  da  educação  ambiental  brasileira. 1. ed. Brasília: MMA. Diretoria  de  Educação Ambiental, 2004. p. 65-84.

 

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 9. ed. São Paulo: Cortez. 1989.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos