Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Em junho completará 23 anos, e este convite é uma oportunidade para você participar ativamente desta ação, doando qualquer quantia. Assim, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção. Ajude-nos a continuar transformando vidas! Sua contribuição hoje é essencial para garantir os próximos 23 anos desse projeto! Muito obrigada!
     
Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Contribuições de Convidados/as
16/09/2009 (Nº 29) A ÁGUA COMO RECURSO DIDÁTICO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=728 
  
Educação Ambiental em Ação 29

A ÁGUA COMO RECURSO DIDÁTICO

Esta relato é resultado de atividades desenvolvidas em sala de aula para que o aluno entenda a dimensão de sua pegada ecológica em seu entorno. A repercussão tem sido surpreendente segundo os atores sociais envolvidos.

 

Autor: Ronaldo Gomes Alvim

Doutor em Biologia Social pela Universidad de Salamanca, Professor de Pós-graduação em Ecologia Humana. Tel: (31) 9778-5436.

E-mail: alvimrg@yahoo.com.br 

 

Experiência didática:

Qual é nossa pegada ecológica em relação ao gasto de água? Muito provavelmente poucos sabem e por isso vemos que embora tenhamos preocupação com esse recurso, não temos idéia de como somos partícipes desta situação, assim, foi proposto a seguinte atividade didática:

Objetivo:

Promover reflexão sobre o consumo da água em uma das atividades mais importantes e fundamentais da vida do cidadão que é durante o banho.

Público alvo:

Cidadãos e/ou estudantes em idades a partir dos 15 anos.

Material experimental:

- Garrafa de 500/1.000/2.000 ml de refrigerante

- Balde de 25 litros

- Funil (opcional)

- Cronômetro

- Papel e caneta

 

Método:

- Durante a ducha, cronometre apenas durante o tempo em que o ator social estiver sobre o chuveiro. Caso pare para ensaboar, desligue-o e retorne assim que voltar a cair água.

- Após o banho, pegue o balde e coloque-o abaixo do chuveiro, abrindo a torneira por um minuto.

- Transfira a água para a garrafa e cada vez que esta se encher na sua totalidade anote no papel e despeje a água no vaso sanitário ou dê preferência em regar as plantas.

- com a totalidade de gasto de água por minuto, multiplique pelos minutos em baixo do chuveiro. Exemplo:

Banho = litros d’água x n minutos

 

Atividade Final

Do resultado, trabalha-se além do mineral água como recurso fundamental à vida, a energia utilizada para o banho quente o percurso e gasto para a manutenção do consumo e da energia respectivamente. Exemplo:

- a Biologia (ciências), Geografia, História, Química: a água como recurso essencial à vida, a importância e qualidade no bem-estar da população, o trajeto deste mineral desde a estação de tratamento ao retorno no rio e suas conseqüências para a vida aquática e outras cidades, o uso do recurso para outros fins (limpeza de automóvel, jardim, roupas, alimentação, etc.), Hidrelétrico (construção e impacto ambiental).

- Matemática e Física, gasto per capita e médio em sala, o consumo energético (percurso da energia da hidrelétrica até o destino final), o valor da conta.

 Resultado esperado:

Tem-se observado uma grande surpresa por parte dos alunos no consumo deste recurso. Muitos relataram ter diminuído o uso pois não sabiam a dimensão da sua pegada ecológica.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos