"Reduza suas necessidades e viva com simplicidade - tal é o caminho da felicidade" (Sathya Sai Baba).
ISSN 1678-0701 · Volume VII, Número 26 · Dezembro/2008-Fevereiro/2009
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) Saber do Fazer(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Culinária(1) Divulgação de Eventos(3) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Você sabia que...(1) Trabalhos Enviados(10) Breves Comunicações(1) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Você sabia que...
14/12/2008 (Nº 26) o sistema de formação de nuvens e chuvas na floresta foi alterado?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=640 
  
Educação Ambiental em Ação 26

Sistema de formação de nuvens e chuvas na floresta foi alterado, diz jornal argentino.
25/11/2008


Fonte: Estadão Online Ciência / BBC brasil.

As enchentes em Santa Catarina, que mataram dezenas de pessoas edeixaram milhares desabrigadas, são sinal de que o impacto do aquecimento global sobre a Amazônia já está tendo um reflexo sobre o clima da América do Sul, diz artigo na edição desta terça-feira dojornal argentino, Clarín. 

"Começa então a se cumprir, muito antes do previsto, o que vêm advertindo os cientistas, entre eles os do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. (...) As mudanças na floresta amazônica, em conseqüência do aquecimento global e da ação destrutiva do homem, já começaram a se fazer sentir no Cone Sul", diz o diário. 

"As tempestades em Santa Catarina, simultaneamente às fortes secas no Chaco, em Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé e Córdoba" são citados pelo artigo como reflexos de mudanças na Amazônia. 

O Clarín ouviu dois especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para explicar o fenômeno. 

Segundo o jornal, "o físico Antônio Ozimar Manzi afirmou: 'Esta zona (que inclui a selva no Brasil e mais outros oito países da região) é a principal fonte de precipitações na região'. E tudo o que acontecer modificará de maneira decisiva o clima no sul e no norte da América do Sul".  Paulo Artaxa, também ouvido pelo jornal argentino, explica que "no céu da Amazônia há um sistema eficaz de aproveitamento do vapor d'água (...) mas a fumaça dos incêndios florestais altera drasticamente este mecanismo: diminui a formação de nuvens e chuvas em algumas regiões e aumenta as tempestades em outras".


O Clarín conclui que "não é de se estranhar fenômenos como as inundações de Santa Cataria quanto a seca no norte, centro e leste da Argentina". "Não são castigos divinos, mas bem humanos".

Ilustrações: Silvana Santos