Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
14/03/2008 (Nº 23) Entrevist@ com a Bióloga Rosmari A. M. Lazarini
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=540 
  
Revista Educação ambiental em Ação 23 Entrevist@ com a Bióloga Rosmari A. M. Lazarini para a 23ª Edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação
Por Bere Adams

Apresentação: A nossa ilustre entrevistada desta edição é Rosmari Lazarini, Bióloga, Editora do portal virtual Fauna e Flora que comunica e divulga ações e temas ligados ao Meio Ambiente, tendo por finalidade promover a responsabilidade ambiental.
É possível conhecer melhor esta iniciativa acessando o site: http://www.floraefa una.com/ 


 
 
- Rosmari, como começou seu envolvimento com as questões ambientais? Conte-nos um pouco da sua trajetória!


Eu lecionava para o Ensino Fundamental quando resolvi realizar meu sonho e cursar a Faculdade de Ciências Biológicas (2001 – 2004). Durante a graduação, fui convidada por uma professora para estagiar na seção de Educação Ambiental no Jardim Botânico de SP. Lá aprendi muito, ministrei cursos para professores do ensino formal incluindo parte teórica e prática (monitorias e oficinas). Em 2005, já formada, estava lecionando Ciências e Biologia quando fui convidada para trabalhar no projeto premiado “Resistindo à urbanização: educar para conservar espécies ameaçadas da Mata Atlântica”. Paralelamente trabalhei no projeto “Jardim Botânico vai à Escola”. Esses projetos tiveram repercussão internacional através da visita da comitiva de jornalistas britânicos. O produto desses projetos resultou em produção de material didático, jardim didático nas escolas, artigos científicos, capítulo de livros, produção de DVD apresentações científicas, exposição, congressos, diversas reportagens e visitas de parceiros internacionais. Hoje continuo meu trabalho como autônoma na área de EA, sou editora do site Flora e Fauna, sou moderadora da Lista Repea juntamente com Wilson Barbosa, participo de diversas listas de discussão em rede e realizo estágio de aperfeiçoamento na Seção de Ornamentais, estudando fisiologia vegetal de bromélias, com alguns artigos científicos publicados e outros em fase de publicação.
 
Aqui algumas referências do meu trabalho:
http://www.cetesb. sp.gov.br/ noticentro/ 2006/01/31_ botanica. htm
http://www.cetesb. sp.gov.br/ noticentro/ 2006/07/18_ visita.htm
http://www.ibot. sp.gov.br/ educ_ambiental/ educar_conservar .htm
http://www.ecopefi. sp.gov.br/ noticias/ noticia02. html
http://www.pick- upau.org. br/panorama/ 2006/2006. 01.31/jardim_ botanico_ sao_paulo. htm
(na foto estou de blusa preta)
http://www.cetesb. sp.gov.br/ noticentro/ 2006/12/11_ visita.htm
Artigo em livro didático:
http://www.editorap ositivo.com. br/hojeedia/ site/_pdf/ sumario_portugue sVol03.pdf
http://birdmania. sites.uol. com.br/br_ plantas.htm
http://www.5iberoea .org.br/artigos/ i_fichatrabalho. php~id=37&a=a.html
http://www.viberoea .org.br/index. php?secao= secoes.php&sc=125&sub=mcwz&url=_selecionadosfi nal1.htm
http://uba.cenargen .embrapa. br/publica/ trabalhos/ fn2005/arquivos/ floraefauna11090 5.pdf
http://www.gostodel er.com.br/ materia/4110/ Parab%C3% A9ns_S%C3% A3o_Pa.html
http://ubatubavibor a.blogspot. com/2006/ 02/as-amendoeira s-e-suas- mazelas.html
http://www.mail- archive.com/ direitos_ humanos@yahoogru pos.com.br/ msg00381. html
http://coralx. ufsm.br/reciam/ livro/ver. php?pageNum_ VerAssinaturas= 4&totalRows_VerAssina turas=95
http://fotolog. terra.com. br/domingoespeta cular:250 

 

- Muitas pessoas de diferentes segmentos da sociedade, relacionam a Educação Ambiental à Biologia, ou à Ecologia e, por vezes, confundem estas diferentes áreas educacionais - que são interligadas, mas distintas. Como você explicaria esta diferenciação?

 
A EA é uma ferramenta que atua em diferentes segmentos e envolve grande número de pessoas comprometidas com o meio ambiente. Portanto, parece natural que as pessoas relacionem Biologia e Ecologia como disciplinas que estejam diretamente ligadas à EA. No entanto, essa visão tende a mudar gradualmente quando diferentes profissionais se envolvem e atuam nesta área.

 
- Desde quando o "site" Flora e Fauna está na rede e como surgiu a idéia de criar este portal?

 
A idéia de criar o Portal Flora e Fauna surgiu em 2004 ainda na graduação quando eu estava terminando o curso. Eu queria estar atualizada e envolvida com as questões ambientais e produzir um trabalho que pudesse dar minha contribuição na promoção da consciência e responsabilidade ambiental.
 


- Qual é a importância do ambiente virtual Flora e Fauna para a Educação Ambiental?
 


O ambiente virtual do Portal Flora e Fauna abrange grande número de pessoas em diversas partes do planeta, promovendo visibilidade dos trabalhos formais e informais e contribuindo na disseminação de informações relativas ao meio ambiente como um todo, além de exercer ações que contribuem para a sustentabilidade do planeta. 


- Você recebe retorno dos internautas que navegam no portal Fauna e Flora? Como é esta relação de participação e interatividade?

 
Em 2007 o pico de visitação ocorreu em novembro com 13.769 visitantes de diversas partes do planeta. O canal de comunicação entre o site e o internauta é através de e-mail e da comunidade existente no Orkut. Os internautas que me escrevem são do Brasil ou de países lusófonos e buscam orientações que vão desde trabalhos escolares até a busca de soluções ambientais. Para minha alegria, sempre consigo atender a todos, passando informações ou orientando na busca de suas respostas.

 
- O que representa a extinção de algumas espécies de plantas e de animais para o equilíbrio ecológico?
 


Sendo bem objetiva, a interferência humana no meio ambiente compromete a própria sobrevivência da raça humana. Ao longo da história geológica da Terra e antes do surgimento do homem houve algumas extinções e alguns eventos físicos (p. ex. glaciações) que ocorreram lentamente. A partir do surgimento do homem e sua interferência no meio ambiente, a extinção de espécies vegetais e animais foi acelerada contribuindo para a degradação ambiental de forma catastrófica. Isso representa a própria sobrevivência da raça humana.
 


- Qual é, para você, como Bióloga, o maior problema ambiental da atualidade?

 
Atualmente, eu creio que a contaminação da água, do solo e do ar gerados pela exploração dos recursos naturais e pelo consumo desacerbado conduzem à atual problemática ambiental que o planeta está passando. Não há perspectiva de vida alguma sem água e sem alimento.


- Deixe uma mensagem aos leitores e as leitoras da Educação Ambiental em Ação:

 
Gostaria de deixar palavras para reflexão...

“Somos hóspedes e não senhorios da natureza e temos que desenvolver um novo paradigma para o  desenvolvimento.”  (Mikhail Gorbachev Presidente da Green Cross International)
 
"Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardins por dentro, não planta por fora e nem passeia por eles".(Rubem Alves)
 
“O reflorestamento da mente humana deve necessariamente preceder o reflorestamento da Terra. Uma mente verde é aquela que se preocupa, poupa e compartilha. Essas são qualidades essenciais para a conservação biológica, agora e sempre”.
(M.S. Swaminathan. 1992)
 
“Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria.” (Friedrich Engels)

 Obrigada pela oportunidade, Rosmari Lazarini.


- Rosmari, muito obrigada por dividir suas experiências através desta entrevist@. Ficamos felizes com a sua contribuição e desejamos muito sucesso em seus projetos, Equipe da Educação Ambiental em Ação.

Ilustrações: Silvana Santos