Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
08/12/2007 (Nº 22) Aromaterapia Ambiental
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=532 
  
Educação Ambiental em Ação 22

Aromaterapia Ambiental

   

O interesse cada vez maior na preservação do meio ambiente tem estimulado as pesquisas científicas a investigar inseticidas e fertilizantes botânicos para cultivo e tratamento dos vegetais. Os testes com óleos essenciais têm demonstrado grande eficiência  na proteção contra parasitas e como  agentes polinizadores. Os princípios ativos bactericidas e antifúngicos dos óleos essenciais são indicados para substituir os produtos sintéticos que vêm causando enormes prejuízos ao ecossistema.

A incidência de pragas nos vegetais, como afirma F. Charboussou, está relacionada com alterações no metabolismo das plantas. O uso de pesticidas sintéticos transformaria algumas espécies em alimento favorável para insetos, facilitando desse modo a infestação de parasitas. Aromas naturais na forma de óleos essenciais seriam mais adequados como terapia, porque são extraídos da mesma natureza vegetal.

 

Indicações:

 

Óleos essenciais compostos por terpenóides como limão (citrus lemonum), carqueja (baccharis trimera), pinho silvestre (pinus sylvestris) e eucalipto (eucalyptus globulus), atraem insetos polinizadores, garantindo o desenvolvimento saudável das plantas.

Óleos essenciais que possuem em suas composições químicas, eugenol, como canela (cinnamomum zeylanicum), cravo-da-índia (eugenia cariophylatta), manjerona (origanum majorana) e grape-fruit (citrus paradisi), atuam como inseticidas naturais. Eles impedem a aproximação de insetos predadores nos jardins e anulam a atividade de parasitas.

O método de aplicação é a rega periódica, onde são acrescentadas a cada litro de água, 5 (cinco) gotas de óleos essenciais, combinados de acordo com a necessidade. O ideal é que a mistura seja administrada logo no cultivo, para que os efeitos do tratamento comecem durante a germinação.

   

© Glycia Rocha 2004.

glyciarocha@hotmail.com

 

Matéria publicada em 31.3.2004 no site: http://aromalandia.isonfire.com 

Ilustrações: Silvana Santos