Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Culinária
22/11/2007 (Nº 21) Algumas receitas com aproveitamento de cascas.
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=500 
  
EA em Ação 21
Algumas receitas com aproveitamento de cascas:
 
 
- KRI-KRI DE LARANJA ( TANGERINA, LIMÃO )

Ingredientes:

cascas de laranja
açúcar a gosto
farelo de trigo torrado 2,00 colheres ( sopa )

MODO DE PREPARO:

Cortar as cascas de laranja em tirinhas de meio centímetro. Trocar de água até perder o amargo. Colocar uma medida de cascas de laranja, bem enxutas, para 1/2 medida de açúcar. Levar ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a engrossar a calda, acrescentar o farelo e continuar a mexer até açucarar. Guardar em latas.


- DOCE DE CASCAS DE MAMÃO


Ingredientes:

cascas de mamões maduros 6,00 mamões bem lavados
açúcar 3,50 xícaras

MODO DE PREPARO:

Deixe de molho na água as cascas dos mamões de um dia para outro.
Pique-as, coloque-as numa panela e deixe ferver, acrescentando as cascas sempre que levantar fervura. troque a água a cada fervura. Na quarta vez, deixe cozinhar por dez minutos. Deixe esfriar, bata no liquidificador adicionando uma xícara ( chá ) de água e passe por peneira. Leve ao fogo com açúcar até dar o ponto ( quando desprender do fundo da panela).


- DOCE DE CASCAS DE BANANA


Ingredientes:

cascas de banana nanica ( lavadas e picadas ) 5,00 xícaras ( chá )
açúcar 5,00 xícaras ( chá )

MODO DE PREPARO:

Cozinhe as cascas em pouca água até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve a água e deixe esfriar. Bata as cascas e a água no liquidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.

- Assado de cascas, talos ou folhas

 

INGREDIENTES:

4 xícaras (chá) de cascas bem lavadas, picadas e cozidas.

2 colheres (sopa) de queijo ralado.

1 xícara (chá) de pão amanhecido molhado no leite.

1 cebola pequena picada.

1 colher de sopa de óleo.

2 ovos batidos.

Cheiro verde e sal a gosto.

MODO DE PREPARO:

Bata as cascas cozidas no liqüidificador ou passe por peneira. Coloque a pasta obtida numa tigela e misture o restante dos ingredientes. Unte um pirex com óleo ou margarina, despeje a massa e leve para assar até que esteja dourada. Sirva quente.

Use para este prato, cascas de abóbora japonesa, ou chuchu, folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, etc.; ou talos de agrião, beterraba, couve, brócolis, etc.; refogados ou cozidos.

Fonte: http://www.apoema. com.br/receitas. htm

Ilustrações: Silvana Santos