Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
A Natureza Inspira
14/03/2024 (Nº 86) "O ABRAÇO"
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4793 
  

"O Abraço"

O conceito:

Taxonomia binomial, se refere ao gênero e epíteto específico de toda e qualquer espécie. (Criada por Lineu)



Em paralelo a ciência, considerações poéticas do meu amigo @julianmauhs:

"A relação entre as árvores pode ser entendida pelo seu nome científico.

Por exemplo, a pitangueira, gênero: Eugenia e espécie: uniflora. Ela ocorre em boa parte do país e pode ser reconhecida apenas pelo seu nome popular e sempre será uma pitangueira.

Ao reconhecermos um indivíduo, estamos reconhecendo todos da mesma espécie, que podem viver perto ou bem longe um do outro.

A ciência dá os nomes e as pessoas sentem orgulho em saber. Sendo assim, de certa forma, quando nos deparamos com um indivíduo e ficamos interessados em reconhecer, é uma conexão que se estabelece, remete a memórias, nos sentimos acompanhados. Esse reconhecer, equivale a um abraço.

Bate uma alegria, amorosidade e vem uma sensação de que a planta sente o mesmo, e isso volta pra nós.

Uma conexão natural, ancestral..."

(Julian Maus, biólogo)



A inspiração:

Dentro desse princípio e com a licença poética, sinto que as plantas se conectam entre si, mesmo com suas diferenças científicas, e mais, se tratando das que convivem num mesmo espaço, se reconhecem, podem ser amigas ou até ter incompatibilidades.

Tuuuudo isso foi a inspiração pra compor esse trabalho que tem folhas de várias espécies formando apenas uma árvore!

Uma forma harmônica de convívio...

E a menina no balanço somos nós, reconhecendo, abraçando...

Lápis de cor, tecido e linhas.

Vestígios da Corticeira e Açaí Jussara.

Folhas de: abacateiro, mangueira, jaqueira, amexeira, jabuticabeira, Jambeiro, guabirobeira, pitangueira, caramboleira, espatódea e jacarandá.

Silvana Santos

Novo Hamburgo, RS, Brasil

Contatos:

silvanailustradora@gmail.com

Instagram: silvanailustradora



Ilustrações: Silvana Santos