Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
14/03/2024 (Nº 86) QUE ELA SIRVA DE EXEMPLO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4792 
  

QUE ELA SIRVA DE EXEMPLO



O Rio das Antas, com grande força em 2023, depois de intensas chuvas provocadas por ciclone, chegou finalmente à ponte de Nova Roma do Sul para levá-la embora, sem pena alguma.



Aquela gente toda estava acostumada a passar de lá para cá, e daqui para lá. Era caminho para o hospital, era, lugar de encontro, passagem de ida para a compra, de escoamento da produção e muito mais.



Pela demora do Estado para dar solução, essa gente aguerrida de Nova Roma do Sul não se deixou abalar. Ergueu a cabeça, enxugou as lágrimas, iniciou a reconstrução, perseverando até o fim.



Uniram-se uma vez mais, como no passado, cada um contribuiu e ajudou como pôde. Todos irmanados nas festas, nas rifas, nas doações, organizaram-se, oficialmente, pela Associação Amigos de Nova Roma.



O povo poderia ter realizado protestos e passeatas, exigir do Estado, que deveria governar para todos. Fez justamente o contrário; arregaçou as mangas, decidiu unir, novamente, a margem direita com a esquerda, no mesmo lugar da antiga ponte.



Tudo realizado em tempo recorde, e que sirva de lição de que jamais seja esquecido o que aconteceu. Quando pessoas livres decidem se unir, o resultado sempre será bom para todos. 



Cláudio Loes

claudio.loes@gmail.com



Ilustrações: Silvana Santos