Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
14/03/2024 (Nº 86) “MOSAICO DE CONSERVAÇÃO” PROTEGE 400 MIL HECTARES DA FLORESTA AMAZÔNICA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4787 
  

MOSAICO DE CONSERVAÇÃO” PROTEGE 400 MIL HECTARES DA FLORESTA AMAZÔNICA

25 de fevereiro de 2024 

Por Vitor Guerra

Uma nova área de conservação na floresta amazônica vai aumentar significativamente a cobertura protegida na região para 26%. São mais de 400 mil hectares protegidos!

Chamada de Área Natural de Gestão Integrada El Grand Manupare, a região fica em Pando, Bolívia. A nova área protegida cobre 452.639 hectares, representando quase 8% das florestas de Pando. Agora, a região se junta a um verdadeiro mosaico de conservação de 10 milhões de hectares na Amazônia boliviana.

Como município, como comunidades camponesas e indígenas, consideramos importante conversar as nossas florestas para as gerações futuras, salvaguardar o nosso território e contribuir para a sustentabilidade dos nossos projetos. É importante conservar o Pando”, explicou o prefeito Jaime Aguirre, do Município de Sena.

Rica em biodiversidade

Foi a partir de uma lei que a prefeitura da região estipulou a conversação do local.

Todo o processo foi supervisionado e aprovado em prol do benefício de camponeses e comunidades indígenas, segundo Jaime.

A nova área protegida é rica em biodiversidade e tem como destaque, a presença da ariranha gigante e o mogno de folhas grandes, espécies ameaçadas de extinção.

Mosaico da conservação

A nova área se liga à Reserva Nacional de Fauna Amazônica de Manuripi, também em Pando, e à Área Municipal de Conservação e Manejo de Bajo Madidi.

Toda essa área foi recentemente criada e consolida um mosaico de conservação, que protege 10 milhões de hectares na Amazônia.

Além disso, a região permite o fluxo populacional de inúmeras espécies, desempenhando um papel ecológico muito importante para toda a Floresta.

É uma incrível história de conservação que começou na década de 1190 com a criação do Parque Nacional Madidi e continou ao longo dos anos”, explicou Eduardo Forno, vice-presidente da Conservação Internacional-Bolívia.

Proteção da vida selvagem

Eduardo explica ainda que, uma das maiores missões da Instituição é a proteção da vida selvagem.

Áreas protegidas e conservadas continuam a ser uma das ferramentas mais importantes para a conservação, com enorme potencial para proteger contra a perda de vida selvagem e evitar as piores consequências das alterações climáticas”.

Ele disse que o projeto é um marco significativo nos esforços mundiais para proteger a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.



Fonte: “Mosaico de conservação” protege 400 mil hectares da floresta amazônica - Só Notícia Boa (sonoticiaboa.com.br)

Ilustrações: Silvana Santos