Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dúvidas
14/03/2024 (Nº 86) O QUE É ECOCAPITALISMO? SUSTENTABILIDADE NA ECONOMIA EXISTE?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4748 
  

O QUE É ECOCAPITALISMO? SUSTENTABILIDADE NA ECONOMIA EXISTE?

Publicado por Daia Florios em 11/01/2024

O ecocapitalismo, também chamado capitalismo verde, capitalismo sustentável ou ambiental,  é uma perspectiva econômica que busca integrar práticas sustentáveis e ambientalmente corretas no sistema capitalista. Essa ideologia visa equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental, reconhecendo a possibilidade de prosperidade econômica coexistir com a responsabilidade ambiental.

Origens e Popularização do Termo

O termo “ecocapitalismo” não é uma inovação recente, mas sim uma ideia que emergiu no final da década de 1960, impulsionada pela crescente conscientização global sobre questões ambientais. Sua notoriedade aumentou à medida que governos, empresas e indivíduos reconheceram a urgência de implementar abordagens economicamente viáveis para minimizar o impacto ambiental.

A fundamentação desse conceito remonta ao ensaio “Tragédia dos Comuns” de Garrett Hardin, publicado em 1968. Hardin argumentou sobre os desafios da superpopulação e propôs soluções baseadas em princípios ecocapitalistas, defendendo a eficácia da aplicação de direitos de propriedade e a participação ativa do setor privado na gestão ambiental.

Nos anos 90, o conceito ganhou maior destaque, sendo propagado pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Anos depois, em 2011, Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA na gestão de Bill Clinton, e David Blood, diretor da Generation Investment Management (uma instituição financeira ecocapitalista), publicaram o “Manifesto para o Capitalismo Sustentável“. Essa iniciativa contribuiu para a consolidação e disseminação do ecocapitalismo como uma abordagem efetiva para equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

Expressões do Ecocapitalismo: O Comércio de Emissões

Uma expressão notável desse conceito é o comércio de emissões, cujas pesquisas começaram nos anos 1960 e que ganhou destaque internacional com a adoção do Protocolo de Kyoto em 1997. A popularização do termo reflete a busca por soluções sustentáveis que equilibrem considerações econômicas e ambientais diante dos desafios contemporâneos.

Quais são os Princípios do Ecocapitalismo?

Os princípios do ecocapitalismo incluem a promoção da eficiência energética, o investimento em energias renováveis, a implementação de práticas agrícolas sustentáveis e a adoção de tecnologias limpas. Além disso, destaca-se a importância da responsabilidade corporativa e da transparência na gestão ambiental.

Exemplos de Países que Implementam o Ecocapitalismo

Países como NoruegaDinamarcaSuécia e Alemanha são frequentemente citados como exemplos de nações que adotam políticas alinhadas ao ecocapitalismo. Essas nações investem em energias renováveis, eficiência energética e possuem regulamentações rigorosas para proteger o meio ambiente.

Diferenças entre Ecocapitalismo e Ecossocialismo

Enquanto o ecocapitalismo busca integrar práticas sustentáveis no sistema atual, o ecossocialismo propõe uma transformação mais radical, questionando as estruturas fundamentais do capitalismo. O ecossocialismo aborda não apenas as questões ambientais, mas também as desigualdades sociais inerentes ao sistema.

Críticas ao Ecocapitalismo

Críticos apontam que o ecocapitalismo pode, em alguns casos, priorizar os interesses econômicos em detrimento do meio ambiente. Além disso, questionam a eficácia a longo prazo dessas práticas, sugerindo que mudanças estruturais mais profundas podem ser necessárias para enfrentar desafios ambientais globais.

Sustentabilidade na Economia Existe?

O ecocapitalismo surge como uma tentativa de reconciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Embora enfrente críticas, seu crescimento reflete a crescente consciência de que a sustentabilidade é uma parte indispensável da equação econômica global. Encontrar o equilíbrio certo entre lucro e planeta é um desafio contínuo, mas o ecocapitalismo representa uma abordagem significativa nesse caminho.

Fonte: O que é Ecocapitalismo? Sustentabilidade na Economia Existe? - greenMe

Ilustrações: Silvana Santos