Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
14/03/2024 (Nº 86) 6 PROFISSÕES QUE VÃO CRESCER MUITO NOS PRÓXIMOS ANOS, SEGUNDO O FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4744 
  

6 PROFISSÕES QUE VÃO CRESCER MUITO NOS PRÓXIMOS ANOS, SEGUNDO O FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Felipe Matozo 09/01/2024

Confira uma lista de profissões promissoras, segundo o Fórum Econômico Mundial.

O mercado de trabalho está prestes a testemunhar uma revolução no mercado de trabalho impulsionada pelo avanço tecnológico. De acordo com um estudo recente do Fórum Econômico Mundial, algumas profissões são promissoras para o futuro próximo.

A pesquisa abrangeu 803 empresas, envolvendo 45 economias e mais de 11 milhões de trabalhadores, e estimou que determinadas profissões ganhem destaque e demanda nos próximos cinco anos.

As expectativas de crescimento são influenciadas pela tendência de implementação de inteligência artificial (IA), com 75% das empresas pesquisadas planejando adotar a tecnologia.

Especialistas em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

Profissionais que desenvolvem algoritmos capazes de simular o raciocínio humano estão no auge da demanda.

São responsáveis por criar sistemas inteligentes que performam tarefas complexas de forma autônoma, incluindo análise de dados e tomada de decisões independentes.

A formação exigida para estes especialistas geralmente engloba Ciência da Computação, Matemática, Estatística ou campos similares.

Especialistas em Sustentabilidade Ambiental

Por conta das mudanças climáticas e do esgotamento de recursos naturais, especialistas em sustentabilidade ambiental são cada vez mais fundamentais, e estão em destaque entre as profissões promissoras para o futuro próximo.

Eles são encarregados de desenvolver práticas visando a redução de emissões de gases de efeito estufa e o consumo energético sustentável.

A expertise nessas funções muitas vezes vem através de um diploma em Ciências Ambientais e competências em análise de dados ambientais.

Analistas de Segurança da Informação

A segurança dos dados é uma das maiores preocupações das empresas na era digital. Analistas de Segurança da Informação desempenham um papel crucial na proteção de informações sensíveis e na prevenção de acessos não autorizados e ataques cibernéticos.

Eles normalmente possuem formação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação e buscam certificações que validem suas habilidades especializadas em segurança.

Operadores de Equipamento Agrícola

O setor agrícola continua demandando profissionais capacitados na operação de maquinário de última geração.

Nesse cenário, operadores de equipamento agrícola são essenciais para garantir a eficiência e o sucesso de operações de plantio, colheita, entre outras.

Com tecnologias avançadas permeando o agronegócio, a experiência na operação desses equipamentos é cada vez mais requisitada.

Engenheiros Fintech

Mesclando finanças e tecnologia, engenheiros fintech vêm se tornando indispensáveis no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor financeiro.

Eles precisam de habilidades que mesclam programação, inteligência artificial, aprendizado de máquina e um entendimento profundo do setor de finanças.

Bancos e empresas que oferecem serviços em nuvem são alguns dos muitos campos que buscam esses especialistas.

Analistas e Cientistas de Dados

Com a crescente geração de dados, profissionais capazes de interpretar e transformar essas informações em insights valiosos estão em alta.

Os cientistas de dados, muitas vezes ocupando posições hierarquicamente superiores aos analistas, devem ter competências avançadas em estatísticas e programação.

As profissões relacionadas a essa área têm aparecem entre as mais promissoras, não apenas no presente, mas como apostas seguras para o futuro do mercado de trabalho.



Fonte: BBC Brasil.

Felipe MatozoJornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.



Ilustrações: Silvana Santos