Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
14/03/2024 (Nº 86) OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO NO PARQUE ECOLÓGICO DO PASSARÉ CHEGAM A 65% DE EXECUÇÃO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4735 
  

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO NO PARQUE ECOLÓGICO DO PASSARÉ CHEGAM A 65% DE EXECUÇÃO

As intervenções correspondem à 2ª etapa das obras de urbanização do parque

O local, que é conhecido pela sua extensa área verde e de preservação, conta com cerca de 291 mil m² e abriga diversas espécies de animais e plantas nativas

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), realiza a 2ª etapa das obras do Parque Ecológico do Passaré. As intervenções de urbanização e requalificação acontecem no Zoológico Municipal Sargento Prata e no Horto Municipal Falconete Filho. 

Com investimento de R$ 23,6 milhões, as obras contam com 65% dos serviços já concluídos e devem ser entregues em junho de 2024.

 

O local, que é conhecido pela sua extensa área verde e de preservação, conta com cerca de 291 mil m² e abriga diversas espécies de animais e plantas nativas, sendo um importante espaço para o lazer em contato com a natureza e promoção da educação ambiental.

Esta nova fase do projeto prevê a requalificação do Horto e Zoológico Municipal, com a construção de passeios internos com piso intertravado, novos portões de acesso ao equipamento, além da construção do prédio administrativo, que contará com espaço operacional, escola ambiental, vestiário e centro de convivência para funcionários.

Atualmente, as equipes trabalham em diversas frentes de serviços localizadas em todo o parque, como na construção dos blocos principal e operacional, praças de alimentação, vestiários dos funcionários, execução da escola ambiental, recintos das aves, felinos e ofídios, execução do novo sistema de drenagem e calçadas em intertravado.

Pensando no bem-estar e conforto dos animais, o projeto prevê também uma área destinada à quarentena, para receber novos animais que passarão por análises antes de serem levados para seu local específico. No local, serão criadas, ainda, novas instalações que serão divididas em recintos distintos para felinos, aves e répteis. Com o intuito de gerar uma nova experiência aos visitantes, serão instaladas novas placas de sinalizações ilustradas e informativas, além de novo cercamento no entorno do zoológico e nos recintos dos animais, proporcionando mais conforto aos bichinhos e segurança aos visitantes.

A área do Horto Municipal também passará por melhorias e receberá uma praça de alimentação e parque infantil.

Parque Ecológico do Passaré (1ª Etapa)

A Prefeitura de Fortaleza entregou, em abril de 2022, a primeira etapa das obras de urbanização do Parque Ecológico do Passaré. Os serviços, executados pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), foram responsáveis pela requalificação de mais de 12 mil m² de área.

Com o projeto, o espaço ganhou novo calçadão com piso intertravado, caramanchões, estacionamento com mais de 200 vagas, além de Areninha, mobiliários urbanos, trilhas e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre, em contato com a natureza.

O investimento de R$ 9 milhões possibilitou, ainda, diversas melhorias urbanísticas e de proteção, como o cercamento de toda a área, garantindo a preservação do parque e o acesso de visitantes.

Em virtude das obras de requalificação, as atividades no Zoológico Municipal Sargento Prata estão suspensas. A medida foi tomada para garantir o bem-estar dos animais e a segurança dos visitantes. Durante o período de obras, os animais devem passar por esses momentos de transição e adaptação aos novos espaços de forma tranquila e benéfica. O espaço também contará com a presença de máquinas e trabalhadores, inviabilizando a visitação.

Os serviços contam com supervisão ambiental e social por especialistas em meio ambiente, além de sociólogos e agentes comunitários, para assegurar a proteção da fauna e flora do equipamento. As obras são voltadas, principalmente, para a requalificação das áreas para os animais, com recintos que atingem 11 metros de altura. Atualmente, o Parque possui cerca de 200 animais de 53 espécies, incluindo arara-vermelha, onça parda e tamanduá-mirim. A expectativa é que o número chegue a 400 animais, preservando as origens da nossa fauna e realizando um trabalho de acolhimento dos bichos resgatados, com toda a orientação técnica e profissional e também ações de educação ambiental intensas.

O espaço abriga ainda o Horto Municipal Falconete Fialho, onde são cultivadas mais de 100 mil mudas de 220 espécies diferentes, colaborando com a arborização da cidade de Fortaleza, com o plantio de mudas nativas em vias e espaços públicos e com a ampliação das áreas verdes em espaços urbanos.

Fonte: Obras de requalificação no Parque Ecológico do Passaré chegam a 65% de execução (fortaleza.ce.gov.br)

Ilustrações: Silvana Santos