Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
14/03/2024 (Nº 86) AUMENTO NAS BUSCAS POR “ANSIEDADE CLIMÁTICA” NO GOOGLE REFLETE IMPACTO NO BEM-ESTAR MENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4716 
  

AUMENTO NAS BUSCAS POR “ANSIEDADE CLIMÁTICA” NO GOOGLE REFLETE IMPACTO NO BEM-ESTAR MENTAL

Por

Redação Pensamento Verde

29 de dezembro de 2023

A mudança climática está exercendo um impacto crescente na saúde mental das pessoas, refletido em um aumento significativo nas buscas por “ansiedade climática” no Google, conforme dados divulgados pela BBC 100 Women.

A “ansiedade climática” é caracterizada por sentimentos de angústia relacionados aos impactos do aquecimento global, sendo reportada em âmbito global, inclusive entre crianças e jovens.

De acordo com o Google Trends, as buscas em inglês por esse termo foram 27 vezes mais frequentes nos primeiros 10 meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2017. Em português, houve um aumento de 73 vezes; em chinês (simplificado), oito vezes e meia; e em árabe, um aumento de um quinto.

Os países nórdicos lideraram em consultas relacionadas à ansiedade climática nos últimos cinco anos, com Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega responsáveis por mais de 40% das buscas globais.

O Google também identificou um aumento global nas pesquisas sobre o futuro do planeta, abrangendo mudanças climáticas (aumento de 120%), adaptação (aumento de 120%), sustentabilidade (aumento de 40%) e emissões de gases de efeito estufa nos últimos 12 meses (aumento de 120%).

Um porta-voz da empresa destacou que as pessoas não apenas buscam compreensão, mas também estão motivadas a agir, exemplificado pela frequente busca por soluções para as mudanças climáticas.

Impacto nas mulheres

Embora o Google não tenha divulgado dados sobre o gênero das pessoas que realizam essas pesquisas, indicativos sugerem que as mulheres são mais afetadas. Estudos, como o publicado na revista acadêmica Sustainability, mostram que as mulheres relatam “maiores níveis de preocupação e emoções negativas” em relação às mudanças climáticas, enquanto os homens tendem a ser mais otimistas.

A professora Susan Clayton, coautora do estudo, explicou que as mulheres, por sua disposição a discutir emoções, parecem mais conscientes de suas respostas emocionais às mudanças climáticas. Além disso, elas enfrentam riscos específicos, como aumento da violência doméstica após eventos climáticos extremos e ameaças à segurança durante o deslocamento involuntário causado pelas mudanças climáticas.

Os dados do Google Trends, que consideram consultas para “ansiedade climática” e “ansiedade ecológica”, destacam uma crescente conscientização global sobre as ameaças à saúde ambiental. A empresa afirma que ajusta seus dados para comparar países de diferentes tamanhos populacionais, proporcionando uma análise equitativa das tendências globais.


Com informações 
Um Só Planeta.



Ilustrações: Silvana Santos