Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
14/03/2024 (Nº 86) EM 2023, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE DIADEMA CHEGOU A 20 MIL CRIANÇAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4714 
  

EM 2023, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE DIADEMA CHEGOU A 20 MIL CRIANÇAS

28/12/2023

Série de ações da Prefeitura também promoveram o bem-estar dos animais, por meio do programa de castração animal,  resgate de animais silvestres, entre outros trabalhos

Programa Natureza Conectada desenvolve ações de educação ambiental com o objetivo de sensibilizar e informar os alunos sobre as questões ligadas à natureza. Foto: Dino Santos/PMD



O balanço ambiental da Prefeitura aponta que o verbo “educar” marcou positivamente o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos em 2023. Símbolo da educação ambiental da cidade, o Borboletário de Diadema completou 18 anos na primavera e contribuiu para que ações educativas alcançassem 20 mil crianças, principalmente da rede municipal de ensino.

A nossa equipe está muito satisfeita porque foi inédito na história do Borboletário alcançar esse número recorde de crianças”, comemora o secretário de Meio Ambiente de Diadema, Vaguinho. “Queremos olhar para frente e continuar investindo em educação ambiental para ter a certeza de que o futuro da cidade será de uma população com mais formação humana e ambiental”, promete Vaguinho.

Programa Natureza Conectada

O Programa Natureza Conectada desenvolve ações de educação ambiental com o objetivo de sensibilizar e informar os alunos sobre as questões ligadas à natureza e ao meio ambiente (campo e da cidade). Para tanto, a equipe de educadores da Prefeitura vai às escolas municipais, principalmente. Porém, visando ampliar o público alvo, algumas unidades da rede estadual de ensino também foram visitadas.

Nossa equipe de educação ambiental se pauta pelos compromissos mundiais expressos nos princípios do documento da ‘Agenda 21’ da ONU. Resumidamente, são princípios que procuram fazer as pessoas pensarem globalmente, para agir localmente, com sensiblilização, conscientização e construção de valores”, explica o biólogo Sandro Santana, coordenador técnico do Borboletário de Diadema.

Programa de Castração atendeu quase 700 animais

Educação ambiental também se faz por meio de bons exemplos. Para isso, a Prefeitura organizou mutirões gratuitos de castração animal e microchipagem, totalizando quase 700 felinos e caninos (fêmeas e machos). Elogiado pela impecável organização e atendimento primoroso, o trabalho foi aprovado por famílias e tutores, cuidadores, entidades, conselheiros municipais de Bem-Estar Animal, entre outros.

A Campanha de Castração Animal priorizou o atendimento de pessoas com registro no CAD Único e outras mais vulneráveis. O trabalho foi conduzido pela pasta de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, com apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses).

A cada 4 dias, Diadema resgata um animal silvestre

Amar e cuidar de todos os tipos de animais fez parte dos ensinamentos ambientais da Prefeitura em 2023. No mês dedicado ao meio ambiente ocorreu a inauguração do Complexo de Bem-Estar de Animais Silvestres com clínica veterinária e mais quatro viveiros para abrigar diferentes espécies de bichos resgatados. O trabalho conta com o apoio da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), com sede em Eldorado.

De acordo com o balanço parcial do serviço (com dados quantitativos até novembro), a conta indica um total de 216 animais resgatados de diversas espécies, média de um resgate a cada quatro dias. A incidência é geral e ocorre em diversos bairros da cidade.

Essa iniciativa da Prefeitura de Diadema de proteção da fauna silvestre foi inspirada no modelo pioneiro e bem-sucedido de Ribeirão Pires, que é considerada referência estadual nessa área.

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos da Prefeitura, Vaguinho, relembra que a fauna urbana desempenha um papel importante na biodiversidade. “Infelizmente, a urbanização resulta em ambiente hostil para animais silvestres. Mas a boa notícia é que Diadema está ampliando suas áreas verdes. Recentemente, reabriu o Parque Pousada dos Jesuítas e está preparando a entrega de dois parques municipais”, informa o secretário municipal.

A meta do prefeito Filippi é entregar nos próximos meses dois parques novos à população: o Parque Linear Billings junto às margens da Represa de Eldorado, e o Parque Serraria, ao lado da recém-inaugurada unidade do Atacadão, em frente à Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Fonte: Em 2023, a educação ambiental de Diadema chegou a 20 mil crianças – Diário Regional (diarioregional.com.br)

Ilustrações: Silvana Santos