Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
27/09/2019 (Nº 69) TODOS NÓS TEMOS METAS A ALCANÇAR, ALGUMAS PODEM NOS PARALISAR, COMO VOCÊ LIDA COM ISTO?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3755 
  

TODOS NÓS TEMOS METAS A ALCANÇAR, ALGUMAS PODEM NOS PARALISAR, COMO VOCÊ LIDA COM ISTO?

Seção: Sensibilização

Resumo –Lidar com metas, competições, todos os dias pode ser muito desafiador, nesta leitura, você pode aprender a lidar com este desafio de forma mais leve.

69ª Edição – Setembro-Novembro/2019

Frase: Fui criado no mato e aprendi a gostar das coisinhas do chão. - Manoel de Barros

Tema: Educação Ambiental é educação para reaprender a viver.

Olá! Que gostoso poder escrever para vocês mais uma vez!

Na última edição falei sobre valores, hoje vou falar sobre metas e minimetas.

Crescemos em um tempo em que a competição está em tudo, consequentemente a comparação, assim como a baixa autoestima, e a depressão estão nos rondando como uma sombra incomoda.

O Instagram há algumas semanas atrás, deixou de contabilizar “os likes”, segundo entendi para tentar amenizar a neurose de “será que alguém gosta de mim?”, que está ligado a esta falsa sensação de ser amado através de likes e a que as pessoas são eternas propaganda de margarina.

Pode apostar que no mundo real, todo mundo acorda desgrenhado, tem gripe, dor de barriga, perde hora, tem dor de dente, e sim todo mundo peida!

E somos bombardeados ao longo da vida com grandes metas que as vezes nos paralisam, vestibular, entrega de TCC, emprego novo, entrevista, casamento, divorcio, entre tantos outros.

E agente pira! É muita cobrança especialmente de nós mesmos. Costumamos ser muito cruéis conosco, nos cobramos demais!

Nos últimos anos, estudei muito e percebi que esse excesso de cobrança paralisa, dói. Mas como sair disso?

Existem algumas maneiras, mas vou falar aqui sobre uma técnica infalível.

Imagina que você vai fazer uma corrida de 10 km, ou está iniciando um processo seletivo, ou quer emagrecer 10 kg. Se você iniciar mirando somente o ponto final, você vai desanimar antes de iniciar, mas se você dividir em pequenas metas e comemorar (sim seu cérebro gosta de comemorações, seja pequena ou grande!), você vai conseguir alcançar todos os objetivos que se desafiar.

Por exemplo, vou correr 5 km, mais 5 km, e comemore com si mesmo a cada etapa vencida. Comemore cada etapa vencida do processo seletivo, comemore a cada semana vencida de alimentação correta ou cada quilo eliminado.

Pois se você ainda não percebeu, nossas guerras são travadas somente conosco mesmo.

Até pode parecer que alguém compete conosco, mas NÃO essa competição é sua com sua mente. E vencer a nós mesmos é bom demais!

Experimente esta técnica, é realmente infalível!

Um beijo e até a próxima!



Marina Strachman - Coach de Propósito de Vida, arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental .marina.strachman@gmail.com





Ilustrações: Silvana Santos