Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
11/06/2019 (Nº 68) JOGOS EDUCATIVOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DE ANUROS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3753 
  

JOGOS EDUCATIVOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DE ANUROS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS

Estefanie Melo Duchêne1, Danielle Portela de Almeida2

1 Graduada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora da Secretaria de Estado de Educação- SEDUC. E-mail: estefmelo@gmail.com

2 Graduada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA. Professora da Secretaria de Estado de Educação- SEDUC. E-mail: danielle.portela@yahoo.com.br

Resumo: A utilização de recursos multimídia na prática do ensino das ciências naturais é hoje uma das ferramentas mais importantes para o bom entendimento e fácil assimilação do assunto pelos discentes. Como alternativa, a utilização de jogos educativos vêm sendo cada vez mais explorada. A atividade lúdica pode ser um facilitador de aprendizagem, pois os alunos terão sua atenção voltada para o jogo, proporcionando o ensino-aprendizagem. Atualmente, a preservação do meio-ambiente é o centro das atenções de todo o mundo. Atrelado aos jogos educativos, foi associada a Educação Ambiental, voltada para a preservação de anuros. Este grupo taxonômico vem sofrendo represálias por meio da população, principalmente devido à sua aparência. Este trabalho associou os Jogos Educativos na facilitação de aprendizagem à Educação Ambiental, tendo como objetivo a preservação dos anuros da região local. Foi desenvolvido em uma escola estadual da cidade de Manaus, tendo como público-alvo os alunos do 7ºano do Ensino Fundamental II. Os jogos lúdicos proporcionaram aos alunos a participação e interação com o conteúdo ministrado, além de despertarem a sensibilização para as questões ambientais.

Palavras-chave: Jogos educativos. Educação Ambiental. Anuros. Preservação.

EDUCATIONAL GAMES AND ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE PRESERVATION OF ANUROUS: AN EXPERIENCE WITH STUDENTS OF A PUBLIC SCHOOL IN THE CITY OF MANAUS. Abstract: The use of multimedia resources in the teaching practices of the natural sciences is today one of the most important tools for a good comprehension and easy assimilation of the subject by the students. As an alternative, the use of educational games has been increasingly explored. The recreational activity can be a learning facilitator, because the students will have their attention turned to the game, allowing the teaching and learning process. Preservation of the environment is now the center of attention around the world. Linked to educational games, Environmental Education was associated with the preservation of anurans. This taxonomic group has been suffering reprisals by the city population, mainly due to its appearance. This work associated the Educational Games in the facilitation of learning of Environmental Education, seeks the preservation of the anurans in the local region. It was developed in a state school in the city of Manaus, with the target audience being students from the 7th grade of Elementary School. Recreational activities allowed the students to participate and interact with the content taught, as well as raised awareness about environmental issues.

Keywords: Educational games. Environmental education. Anurous. Preservation.

1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que a relação professor-aluno tem se dificultado com o passar dos anos. Tradicionalmente, o ensino de ciências esteve dirigido principalmente a transmitir o corpus conceitual das disciplinas, os principais modelos e teorias gerados pela ciência para interpretar a natureza e seu funcionamento (POZO; CRESPO, 2009). É evidente que o antigo método de ensino, completamente teórico, não se mostra eficaz quando se trata da aprendizagem das ciências naturais. Com a globalização, o mundo atual encontra-se contraposto entre pessoas que conseguem vivenciar a tecnologia e aquelas que se abstém de compreendê-las e até à repudiam.

A utilização de recursos multimídia na prática do ensino das ciências é hoje, uma das ferramentas mais importantes para o bom entendimento e fácil assimilação do assunto pelos discentes. Os jogos vêm se tornando cada vez mais atrativos e em sua maioria este mercado é voltado para o lazer e o entretenimento, contudo, uma área cuja utilização dos jogos vem sendo cada vez mais explorada, é a educação. Engajando-se nessa atividade lúdica, crianças e adolescentes podem dedicar grande esforço intelectual e apresentar um alto nível de aprendizado das regras e estratégias envolvidas (OLIVEIRA et al.,2009), porém trabalhar com os jogos educacionais ou com qualquer atividade pedagógica requer uma organização prévia, definindo os objetivos e a finalidade da utilização do jogo para que o mesmo sirva como um auxílio no processo de aprendizagem (FERNANDES, 2010).

Assim, jogos podem ser apropriados para a aprendizagem de conteúdos específicos, mostrando-se por muitas vezes adequados à complementação das atividades tradicionais da sala de aula (BATTAIOLA, et al., 2001).

Estudos de percepção animal são fundamentais para compreensão das inter-relações entre o homem e o ambiente, dessa forma, observar como a população “enxerga” estes recursos, e criar ou fundamentar questões por meio da educação ambiental pode ser eficiente na conscientização da população e uma ferramenta que pode vir a possibilitar o despertar para a preservação (SCARDA, 2004). Os anuros por serem, em sua maioria, dependentes de corpos d`água para sua reprodução e por apresentarem pele permeável, estão mais suscetíveis às alterações do ambiente, por isso, podem ser utilizados como indicadores ambientais.

Partindo do pressuposto de que os alunos quando estão mais dispostos são mais propícios ao aprendizado, o objetivo do trabalho foi criar jogos educativos que possibilitaram avaliar a percepção e o conhecimento prévios dos estudantes em relação aos anfíbios (anuros) associando ao processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências naturais.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1.Educação Ambiental e Preservação de Anuros

Podemos dizer que a preocupação com o ambiente se acentuou quando a humanidade se viu ameaçada pelo poder de destruição total do ambiente (TOZONI-REIS, 2008). A problemática ambiental abriu um processo de transformação do conhecimento, expondo a necessidade de gerar um método para pensar de forma integrada e multivalente os problemas globais e complexos, assim como a articulação de processos de diferente ordem de materialidade (LEFF, 2003). Cuidar do ambiente em que vivemos e preservar as espécies existentes é uma tarefa constante para todos os habitantes do planeta.

O grupo taxonômico em questão encontra-se sofrendo com a perda ou fragmentação de habitats oriunda do processo de urbanização, sendo assim, algumas espécies de áreas abertas podem migrar para as áreas antrópicas, uma vez que o processo de fragmentação, em grande parte dos casos, dá-se pelas bordas da floresta (BERNARDE; MACEDO, 2008). Estudos indicam que a população de anfíbios vem declinando ou até mesmo sendo extinta, devido essa intensa modificação dos hábitats (RODRIGUEZ; MACHADO; CHRISTOFF, 2008).

Além da ação antrópica, este grupo taxonômico, mais conhecido como “sapos”, sofrem represália por meio da população, principalmente por sua aparência diferenciada, o que muitas vezes ocasiona a morte destes indivíduos pelos próprios moradores, já que muitas pessoas ainda mantêm o conhecimento tradicional, como por exemplo, acreditam que os sapos urinam veneno. Combater esse tipo de conhecimento tradicional é uma maneira eficiente de fazer com que populações se mantenham em meio urbano. Segundo Vogt (2008) deve-se estimular a criação de programas de educação ambiental direcionado às crianças, já que na idade de formação intelectual há possibilidade de mudanças nos costumes, como por exemplo, o conhecido ato de jogar sal nos anuros. A Educação Ambiental, então, é um processo de formação humana, amplo, contínuo e complexo. (TOZONI-REIS, 2008).

2.2.A importância dos jogos educativos

Um dos problemas comumente observado pelos professores é a falta de interesse e dificuldade de absorção do conteúdo pelos alunos. O posicionamento dos professores em utilizar mecanismos que fujam deste padrão de conceitos mostra que o ensino das ciências naturais está sendo influenciado pelo avanço tecnológico. Sabe-se que o desinteresse dos alunos é algo preocupante, e tendo como base que o sistema educacional tem como finalidade proporcionar aos futuros cidadãos capacidades de aprender, para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos (POZO, 2003), faz-se necessário viabilizar mecanismos que despertem nestes indivíduos o interesse pela matéria estudada e o melhor aproveitamento da mesma.

Os jogos foram definidos e compreendidos de diversas maneiras ao longo da história, o que nos mostra o processo de evolução da sociedade e do próprio homem. Como bem assegura Huizinga (1996), a existência do jogo não está ligada a qualquer grau de civilização ou qualquer concepção do universo. Em todo lugar encontramos presente o jogo como uma qualidade de ação bem determinada e distinta da vida comum.

O jogo propicia a imaginação e imitação de experiência cotidiana onde podem ser explorados inesgotáveis conteúdos viabilizando a interdisciplinaridade. Todo jogo é provido de elementos culturais e educacionais, já que, por mais simples que seja a estrutura dessa atividade, é caracterizado por uma cadeia contínua de épocas, marcado por valores, aspirações, necessidades e motivos.

Vale lembrar que devido às grandes transformações que estão ocorrendo na sociedade e, consequentemente, dentro do contexto educativo, faz-se necessário pensarmos na característica do profissional capaz de atender às necessidades dos aprendizes do terceiro milênio, ou seja, um profissional ativo, dinâmico, pesquisador, e construtor do conhecimento. De maneira geral, os professores das diversas áreas de ensino destacam a importância do jogo nos diferentes aspectos, sejam eles cognitivos, afetivos, motores dentre outros, como instrumento potencialmente significativo na dimensão pedagógica.

3. METODOLOGIA

Esta pesquisa se enquadra em uma abordagem qualitativa que permite aprofundar-se no mundo dos significados das ações e relações humanas, abordando um lado não perceptível e não captável em equações, médias e estatísticas (MINAYO, 2003). Quanto à área científica a presente proposta deu-se de forma exploratória de natureza investigativa e original, através de referências bibliográficas, e abordagens qualitativas e quantitativas.

Os sujeitos que participaram das atividades foram os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública da cidade de Manaus. Participaram um total de 40 alunos efetivos do processo. A pesquisa em questão fez parte do Projeto Ciência na Escola (PCE), sendo financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

No primeiro momento foram elaborados os questionários para os estudantes com o objetivo de investigar os conhecimentos prévios dos mesmos a respeito dos Anuros, em relação aos mitos e lendas que envolviam esse grupo de anfíbios. Os alunos realizaram revisões de literatura, onde pretendeu-se compreender o nicho ecológico deste grupo, a fim de apresentar em forma de jogo, a importância dos anfíbios no meio ambiente e para a população que vive no entorno.

Foram elaborados jogos artesanais pelos próprios estudantes, onde os mesmos tiveram contato com a tecnologia e com o conhecimento ao mesmo tempo. Foi concretizada uma oficina, na qual os alunos tiveram a oportunidade de participar e divulgar seus murais, cartazes e jogos à comunidade escolar. Assim, foi disponibilizado conhecimento aos demais, e como consequência, a relação social foi fortalecida. Após a oficina, foi feita uma sondagem através de questionamentos sobre determinada atividade lúdica, afim de averiguar se houve retenção de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os estudantes do 7°ano da Escola Estadual Getúlio Vargas, turno vespertino, participaram satisfatoriamente durante todo o projeto realizado no 2º semestre de 2013. Inicialmente, antes do desenvolvimento do projeto, observou-se que grande parte dos estudantes (75%), relataram sentir medo ou repugnância aos anuros. Através de pesquisas bibliográficas e estudos relacionados aos anuros e preservação dos mesmos, os alunos passaram a enxergar a importância desses animais para o meio ambiente. Obteve-se ótimos resultados, como a absorção de conhecimentos, a produção de jogos e a mudança de hábitos dos alunos, que passaram a defender e preservar a vida desses anfíbios. Verificou-se também que não somente a turma do sétimo ano, mas também a comunidade escolar adquiriu conhecimento significativo em relação à preservação e a importância dos anuros para o ambiente ecológico. A produção dos jogos aproximou os alunos da problemática que envolve os anuros e a sua preservação. Isso foi possível porque os jogos tornam-se ferramenta favorável, pois além dos alunos terem a possibilidade de aprenderem, podem estreitar as relações entre o professor e o aluno, tornando-os parceiros na busca do conhecimento (NICOLA; PANIZ, 2016). Os conhecimentos adquiridos pelos alunos, poderão ser transmitidos para seus familiares, amigos e comunidade, contribuindo de maneira satisfatória para a educação ambiental.

Na imagem 01, destacamos os estudantes confeccionando os jogos, atividade que foi realizada em sala de aula.

Os jogos educativos confeccionados pelos estudantes são mostrados nas imagens a seguir. É válido ressaltar que esse foi um momento de aprendizado e interação entre os estudantes, a motivação também fez parte desse processo, conforme Moyles (2002), a estimulação, a variedade, o interesse, a concentração e a motivação são igualmente proporcionados pela situação lúdica, e isso foi claramente observado durante a confecção e aplicação dos jogos.

Os jogos despertaram o interesse e a participação dos estudantes e os sensibilizaram para diversas questões ambientais envolvendo os anuros, por aliar os aspectos lúdicos aos cognitivos, observamos que o jogo é uma importante estratégia para o ensino e a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos, favorecendo a motivação, o raciocínio, a argumentação, a interação entre alunos e entre professores e alunos.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os jogos lúdicos proporcionaram aos alunos uma participação e interação com o conteúdo ministrado. Conclui-se que houve um resultado significativo em relação à aprendizagem dos alunos, de forma que os mesmos puderam assimilar o objetivo deste projeto e usá-lo beneficamente na comunidade e no ambiente ecológico. Tal projeto gerou jogos educativos que contribuíram para a educação ambiental e para a facilitação de aprendizagem, tornando-se uma ferramenta didática para adquirir conhecimento.

Dar o devido valor à natureza de uma maneira que haja equilíbrio ambiental no nosso planeta, acontece com mudanças de atitudes. Aprender brincando e usando a criatividade, foi de extrema importância para alcançar tais resultados satisfatórios.

REFERÊNCIAS

BATTAIOLA, A. L.; DOMINGUES, R. G.; FEIJÓ, B.; SCWARCMAN, D.; CLUA, E. W. G.; KOSOVITZ, L. E.; DREUX, M.; PESSOA, C. A.; RAMALHO, G. Desenvolvimento de Jogos em Computadores e Celulares. Revista de Informática Teórica e Aplicada – RITA, Edição Especial Computação Gráfica e Processamento de Imagens, 8(2), 2001.

BERNARDE, P. S.; MACEDO, L. C. Impacto do desmatamento e formação de pastagem sobre a anurofauna de serapilheira em Rondônia. Iheringia, Sér. Zool., Porto Alegre, volume 98(4): 454-459. 2008.

FERNANDES, N. A. Uso de jogos educacionais no processo de ensino e de aprendizagem. 2010. TCC- Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

HUIZINGA, Johan. Home ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo, Perspectiva, 1996.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. São Paulo: Cortez, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza [et al ]. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 22.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016. ISSN 2525-3476.

OLIVEIRA, E. S.; CALMON, J. H.; APOLINÁRIO, A. L.; LOULA, A. C. Desenvolvimento de personagens para um jogo eletrônico de Ensino e Aprendizagem de Biologia. Universidade Estadual de Ferreira de Santana. 2009.

POZO, J. I. Aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de capacidades no ensino médio. In: Coll, César et.al. Psicologia da aprendizagem no Ensino Médio. Rio de Janeiro: Editora. 2003.

POZO, J.I.; CRESPO, M. A. G. A. Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RODRIGUEZ, R. G.; MACHADO, I. F.; CHRISTOFF, A. U. Anurofauna em uma área antropizada no Campus Ulbra, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Biodiversidade Pampeana, PUCRS, Uruguaiana, volume 6 (2): 39 – 43. 2008.

SCARDA, F. M. Cultivando tartarugas: Implicações na agricultura de praia na conservação de populações de quelônios (Podocnemis spp.) na várzea do médio Rio Solimões, Amazonas, Brasil. Dissertaçao de mestrado. Programa de Pós- graduação em Agrossistemas, Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologias Aplicadas à Educação Ambiental. 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

VOGT, Richard, C. Tartarugas da Amazônia. Lima- Peru, 2008.

Ilustrações: Silvana Santos