Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
07/12/2004 (Nº 11) Evite o desperdício
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=258 
  

 

Dicas Saudáveis e Econômicas


Em tempos de economia caminhando lentamente, a palavra de ordem não é outra, se não, planejar e economizar. Segundo dados da ABRELPE (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS), o Brasil está entre os 10 que mais desperdiçam alimentos no mundo.

 

Nos bares e restaurantes, de 15% a 50% do que é preparado para os clientes vai para o lixo, ou seja, sobra no prato. Nas residências, esse número é ainda maior, fica por volta de 60%.

 

O desperdício de alimentos corresponde a 1,4% do PIB, ou seja, US$ 8,4 bilhões são desperdiçados por ano (CALDERONI,1998).


Então, a recomendação é: compras de supermercado e cardápios saudáveis e planejados, cozinha e despensa bem administradas.

 

 

Supermercado Planejado

Antes de ir às compras de alimentos, é sempre bom verificar a despensa e fazer uma lista das reais necessidades. Consumidor no supermercado sem lista de compras acaba comprando por impulso e além da conta!

A ida ao supermercado com mais freqüência, garante produtos sempre frescos na despensa e geladeira.

Compras mensais é herança do período inflacionário e normalmente ocasiona o acúmulo de produtos com validade vencida e desperdício.

Ao adquirir alimentos em promoção, é importante que o consumo dos mesmos seja breve. Normalmente as promoções ocorrem com produtos que estão com a validade em cima do prazo de vencimento. Por isso é recomendável verificar as datas de fabricação e de validade de todos os produtos, além da integridade das embalagens.  

Nas compras de hortifruti, os produtos da época ou os que tiveram uma boa safra, costumam ter preços mais acessíveis, sabor e qualidade melhores. Recomenda-se a programação do consumo, primeiro os mais perecíveis, deixando para o decorrer da semana os que têm durabilidade maior.

 


Geladeira e Despensa Organizadas

É importante adotar medidas que aumentam o tempo de vida dos alimentos.

Geladeira e armários devem estar organizados de forma que os alimentos mais antigos fiquem sempre à mão e à frente dos que acabaram de ser comprados.

Frutas, verduras e legumes devem ser armazenados, sempre inteiros, na geladeira. Sob temperatura ambiente devem ficar somente as frutas que serão consumidas à curto prazo.

Pães de forma integrais e bolos tem durabilidade maior se forem guardados sob refrigeração.

Biscoitos, torradas e alimentos crocantes, depois de abertas, devem ser mantidas na própria embalagem e acondicionadas em recipientes herméticos.

As sobras limpas dos alimentos cozidos devem ficar sob refrigeração em recipientes adequados, nunca na própria panela.

Recomenda-se, nunca deixar, mesmo na geladeira, alimentos prontos ou cozidos próximos de alimentos in natura e crus. Essa medida previne a contaminação cruzada por microorganismos e evita intoxicações alimentares.

 


 
 Referência bibliográfica:

 

CALDERONI, Sabetai.  Os Bilhões Perdidos no Lixo. São Paulo: Humanitas Editora/FFLCH/USP, 1998.

Fonte: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos

Acesso em: 03/05/2004

 

Colaboração: Juliana Miranda, aluna do Curso de Geografia, IGCE-UNESP, campus de Rio Claro/SP.

Contato: jucmiranda@ig.com.br

 

 

Ilustrações: Silvana Santos