Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
10/09/2018 (Nº 53) VIABILIDADE DO REAPROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE MADEIRA PROVENIENTE DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2135 
  

VIABILIDADE DO REAPROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE MADEIRA PROVENIENTE DA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

Núbia Dutra Cunha1

Carolina Lapini de Melo2

 Mariana Bomfim Sousa Ferreira3

Genoilson de Brito Alves4

 

Resumo: Este trabalho objetivou analisar a viabilidade técnica da reutilização ou reciclagem dos resíduos de madeira gerados em uma grande obra do setor de construção civil em São Bernardo do Campo, São Paulo.  Estes resíduos em geral não são bem aproveitado, sendo muitas vezes triturados e transformados em serragem ou briquetes. Existem alternativas que fornecem uma melhor aplicação, para esta madeira residual, como brinquedos, móveis e pequenos objetos. Durante a execução do trabalho verificamos que é possível reutilizar e destinar a madeira para um bem público e fabricação de brinquedos.

Palavras-chave: Madeira; Reutilização; Resíduos Sólidos; Conscientização.

 

­­­­1, 2 e 3 Técnicas em Meio Ambiente - ETEC Júlio de Mesquita. (nubia_dutra_97@hotmail.com, caroulapini@gmail.com, marianabonfim1@hotmail.com)

4 Biólogo, Prof. Ms. nos cursos técnicos de Meio Ambiente e Química -  ETEC Júlio de Mesquita. (alvesgbio@gmail.com)

 

Introdução

Sabe-se que a madeira é muito utilizada na construção civil para fins estruturais e de sustentação, como por exemplo, dispor tapumes em determinados locais. As madeiras utilizadas costumam ser: o madeIrite laminado, plastificado e resinado; o pontalete; sarrafo e entre outros.

A madeira é enquadrada como RCC (Resíduo de Construção Civil). A ausência de gestão e manejo adequados dos RCC pode provocar graves problemas ambientais e sanitários, como por exemplo: poluição visual em áreas de disposição irregular, abrigos para vetores de importância epidemiológica e assoreamento dos rios, por isso é estabelecido pela resolução CONAMA nº307, de julho de 2002 que “os geradores de resíduo da construção civil devem ser responsáveis pelos resíduos gerados”, visando também benefícios de ordem econômica, social e ambiental. (IWAKIRI, Setsuo, et al., 2000.)

O problema é encontrado no estágio de disposição final do produto, que quando não triturado e transformado em serragem, é encaminhado para aterros industriais, onde acumula-se grande volume.

Há um obstáculo quando a madeira é triturada. Mesmo com a diminuição do volume, o condicionamento é dificultoso, pois a serragem possui grande poder calorífico e armazenado incorretamente pode ocasionar explosões por ser granulometricamente pequena.

Quando transformada em serragem, a madeira acaba perdendo seu valor, visto que não há muito que fazer. Em algumas madeireiras, a serragem é usada para preenchimento de portas, porém, pode-se agregar valor à madeira descartada e gerar renda e emprego em comunidades carentes. (FOELKEL, 2007, p. 5)

As opções de utilidades possíveis para redirecionar os resíduos de madeira são amplas, como por exemplo, a fabricação de: baús, mesas, bancos, tábuas de jogos para crianças (xadrez ou dama), brinquedos, casas para cachorros e gatos (pet shop), deck móvel (design de interiores e exteriores), suporte e revestimento para vasos de plantas (projetos de paisagismo e jardinagem) e urnas funerárias ecológicas (caixões).

Quando reutilizada a madeira, não seria necessário retirar mais árvores nativas ou de reflorestamento, pois atualmente no Brasil a maior parte da madeira é proveniente de extração ilegal. Mesmo quando há reflorestamento, as mudas não costumam ser nativas da região, logo, altera-se o ecossistema local e ocorre o uso demasiado de agrotóxicos. (NAHUZ et al., 2013)

 

Materiais e métodos:

A madeira utilizada foi o madeirite laminado e resinado, totalmente proveniente da construção civil, coletada em uma obra no centro de São Bernardo do Campo, São Paulo. Em algumas atividades foi necessária a ajuda de um carpinteiro, um auxiliar de carpintaria e uma serra de bancada circular esquadrejadeira para a produção dos produtos.

Atividade 1: Confecção de um protótipo de urna funerária

Metodologia: Com a subvenção de um auxiliar de carpintaria foi produzido o protótipo de uma urna funerária ecológica. O madeirite foi cortado em uma serra de bancada circular esquadrejadeira em dois pedaços de 8 cm, 30 cm, 21,5 cm e 10 cm (Figura 1). Cada parte com seu respectivo tamanho foram fixadas entre si pelas extremidades com martelo e pregos, logo após uma tela de fibra foi colocada para forrar o protótipo.

 


Figura 1: Madeira coletada, pré-montagem e protótipo pronto.

O intuito da construção da urna funerária foi possibilitar uma alternativa viável e de fácil acesso para familiares, com baixa renda em um momento tão delicado. Ao passo que favorece uma prática para diminuição de resíduos e pode complementar a renda de profissionais liberais.

 

Atividade 2: Elaboração do tabuleiro de dama e xadrez

Metodologia: Para o tabuleiro de dama e/ou xadrez, usou-se do mesmo tipo de madeirite do protótipo da urna funerária. O tabuleiro tem medidas de 38,5 cm x 33,5 cm, com 64 casas (Figura 2).

Os materiais empregados foram: pinceis tamanho 4 e 14, tintas preta e branca Acrílica Brilhante, giz de cera branco e fita crepe.

Primeiramente pintou-se o tabuleiro de ambos os lados da cor preta utilizando o pincel 4, depois de seco, fez-se os quadrados com giz de cera. Para demarcar os quadrados e não haver manchas fixou-se a fita crepe em volta dos quadrados e logo com a tinta branca e o pincel nº 14 foi pintado o interior dos próprios.

 


Figura 2: Aplicação das tintas

                Depois de pronto o brinquedo foi testado com crianças e adultos para dos familiares dos autores do trabalho.

 

Atividade 3: Produção de blocos para estimular a criatividade das crianças

Metodologia: O madeirite laminado foi cortado por um carpinteiro com uma serra de bancada circular esquadrejadeira, em 17 pedaços de 2 cm x 8 cm, e espessura de 1,4 cm. Os blocos foram lixados um por um com uma lixa para madeira e com a tinta branca e o pincel nº 14 foram pintados.


Figura 3: Material cortado, lixamento e aplicação da cor

 

Conclusões

            A confecção dos brinquedos e protótipo do caixão foi complexa por conta do esforço e habilidade para serrar a madeira, já que, só um profissional treinado e com a aptidão é capaz de utilizar utensílios de carpintaria como a serra de bancada utilizada no decorrer do trabalho. Entretanto é possível executar as obras através de instrumentos manuais (não elétricos) como serra, serrote e artefatos similares.

Sendo assim, percebe-se a necessidade do interesse pelos órgãos públicos para a coleta dos RCC e o uso mais adequado, já que a geração de renda, diminuição do resíduo em aterros são consequências positivas deste reaproveitamento da madeira.

 

Referências

REVISTA FLORESTA 34 (1), Jan/Abr 2004, 59-66, Curitiba-Pr Utilização da Serragem na Produção de Compósitos Plástico-Madeira

CIÊNC. AGROTEC. Lavras, v. 33, Edição Especial, p. 1747 -1751, 2009 Avaliação de Resíduos de Madeira Gerados por Indústrias Moveleiras para Aproveitamento na Confecção de Pequenos Objetos – Estudo de Caso

EXACTA, São Paulo, v. 4, n. especial, p. 97-98, 25 nov. 2006 1678-5428 Análise da Viabilidade Técnica e Econômica da Reciclagem de Madeira

REVISTA ÁRVORE, Viçosa-MG, v.34, n.4, p. 757-760, 2010 Análise dos Resíduos Madeireiros Gerados nas Marcenarias do Município de Viçosa – Minas Gerais. Disponível em:

CIÊNCIA FLORESTAL, Santa Maria, v.21, n. 1, p. 149-158, jan.-mar., 2011 Utilização de Resíduos da Madeira de Candeia na Produção de Painéis Aglomerados com Adição de Pet

REVISTA CULTURA E EXPANSÃO USP, São Paulo, v. 8, p.109-122, nov. 2012. Produção e avaliação do desempenho de painéis de partículas de madeira a partir de resíduos de podas de árvores urbanas. Disponível em: <http://www.prceu.usp.br/revistausp8.pdf>.

REVISTA BRASIELIRA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS UNESC, Santa Catarina, n. 31, março de 2014. Estimativa de Geração de Resíduos da Construção Civil e Estudo de Viabilidade de Usina de Triagem e Reciclagem. Disponível em:

POLETO, S. F. S.; NASCIMENTO, M. F.; MORALES, E. A. M.; ROCCO LAHR, F. A. Produção de chapas de partículas homogêneas utilizando resíduos de espécies de reflorestamento. In: Chahud, Eduardo. Reciclagem de Resíduos para a Construção Civil. Belo Horizonte: FUMEC-FEA, 2007.

FAGUNDES, Hilton Albano Vieira. Produção de madeira serrada e geração de resíduos do processamento de madeira de florestas plantadas no Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado. Rio Grande do Sul, 2003. Disponível em:

JÚNIOR, José et al. Painéis de aglomerada de resíduos de laminação de diferentes procedências de Eucalyptus grandis, Eucalyptus saligna e Eucalyptus cloeziana. Cerne, Lavras-MG, vol.17, p.443-452, 2011. Disponível em:

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução n° 307, de 5 de Julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Diário Oficial da República. Brasília/DF 17 de Julho de 2002. Disponível em: .

IWAKIRI, Setsuo et al. Resíduos de serrarias na produção de painéis de madeira aglomerada de eucalipto. Scientia Agraria, Paraná, v. 1, n. 1-2, p. 23-28, 2000. Disponível em:

Catálogo de madeiras brasileiras para a construção civil. São Paulo, 2013. Disponível em:<http://www.ipt.br/download.php?filename=980Catalogo_de_Madeiras_Brasileiras_para_a_Construcao_Civil.PDF.>

FOELKEL, Celso. Resíduos sólidos industriais da produção de celulose kraft de eucalipto, Parte 01: Resíduos orgânicos fibrosos. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 15.

Ilustrações: Silvana Santos