Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Relatos de Experiências
10/09/2018 (Nº 53) LIXEIRA ELETRÔNICA DE COLETA SELETIVA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2123 
  

 

LIXEIRA ELETRÔNICA DE COLETA SELETIVA

 

João Marcio Júlio

 

Graduando em Desenho Industrial na Universidade Paulista-UNIP.     

São Paulo .joaomarciojulio@bol.com.br.

 

Resumo

 

Depois de refletir sobre os recicláveis descartados de maneira imprópria e observar que as lixeiras comuns não têm capacidade de armazenamento suficiente, tive a ideia de desenvolver uma lixeira eletrônica funcional, que colete os quatro principais tipos de rejeitos sólidos recicláveis: alumínio, vidro, plástico, e papel. A ideia é promover a reciclagem utilizando-se da compensação via cartão com Chip que acumule créditos após descarte de rejeitos sólidos recicláveis na lixeira, auxiliando assim na inclusão social, trazendo modernidade e visando melhoria no trato com o meio ambiente. O diferencial da nova lixeira é a tecnologia  e serviços.

 

Palavras-chave: Recicláveis, lixeiras, promover, créditos, eletrônica, tecnologia

 

 

Introdução

 

Existe um problema nas grandes cidades que ocasiona o descarte  incorreto de recicláveis: A inoperância técnica que se resume na falta de capacidade volumétrica das lixeiras espalhadas pelas cidades, e em alguns casos a falta das mesmas. Eu estava em um coletivo observando o que ocorria no exterior por volta das 8 horas da manhã, quando percebi que na calçada onde garis tinham feito a varrição, haviam sido jogadas nas mesmas folhas rasgadas de papel sulfite. Observei também que não havia lixeiras nas proximidades, e as que vi posteriormente são arcaicas.

 

Método

 

Foi assim que surgiu a ideia de projetar para o Trabalho de Conclusão de Curso da UNIP-Indianópolis cujo tema é Coleta Seletiva, uma lixeira eletrônica que para a coleta dos principais rejeitos sólidos recicláveis. A operação de descarte na lixeira segue os seguintes passos:

O usuário coloca o polegar no leitor óptico de digitais, e em seguida aperta o botão com o nome do rejeito e a cor referente a um dos quatro tipos de recicláveis a serem descartados (alumínio ,vidro ,plástico, e papel).

A lixeira terá uma etiquetadora que identificará o número da operação e terá também um leitor a laser para contar e passar para o painel a quantidade e o número de créditos acumulados na operação.

O usuário que estiver participando do sistema de coleta seletiva terá um cartão com Chip, que após o descarte de recicláveis será carregado de créditos acumulativos na própria lixeira, podendo o usuário utiliza-los quando achar necessário, na aquisição de bens e serviços, em comércios credenciados.

Referente ao sistema de coleta dos recicláveis da lixeira, quando a mesma se encher um sinal será emitido por ela aos postos de coleta que trocarão o saco plástico com "Label", necessário para identificação da lixeira da qual os recicláveis foram recolhidos. Os dados de cada operação serão armazenados no sistema da lixeira que poderão ser analisados posteriormente pela Prefeitura.

 

Considerações finais

 

Conforme pesquisa realizada o Bairro dos Jardins em São Paulo, esta importando lixeiras "Big Belly Bin" com tecnologia embargada dos EUA. Esta nova visão em prol da coleta seletiva que o meu projeto busca utilizando-se de tecnologia, traz inovação e também incentiva o munícipe a descartar recicláveis de forma correta, através da compensação por créditos.

 

 

Referência- alagoasboreal.com.br

Ilustrações: Silvana Santos