Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
10/09/2018 (Nº 53) EXTERNALIDADES AMBIENTAIS POSITIVAS E NEGATIVAS IDENTIFICADAS NOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR FRIGORIFICO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2116 
  

EXTERNALIDADES AMBIENTAIS POSITIVAS E NEGATIVAS IDENTIFICADAS NOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR FRIGORIFICO

 

Andréia Rezende da C. Nascimento

Mestranda em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola- PPGASP - Campus de Tangará da Serra MT

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

E-mail: Rezende.andreia@hotmail.com

 

 Cleci Grzebieluckas, Dra.

Profa. Adjunta do Curso de Ciências Contábeis – Campus de Tangará da Serra MT

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

E-mail: cleci@unemat.br

 

Luciênio R. e Silva Júnior Msc.

 Professor do Curso de Ciências Contábeis na Universidade do Estado de Estado de Mato Grosso- Campus de Tangará da Serra- MT.

 E-mail: lucienciojunior@unemat.br

 

Fabiana P. L. Lancelotti de Oliveira, Dra.

Professora  do Curso de Ciências Contábeis na Universidade do Estado de Mato Grosso

Campus de Tangará da Serra-MT

 E-mail: fabiana.lancelotti@unemat.br

 

 

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar nos relatórios contábeis de uma indústria do setor frigorifico se existem informações relacionadas às externalidades ambientais positivas e negativas e também verificar se a empresa utiliza o Balanço Social como instrumento de responsabilidade socioambiental. A pesquisa se caracteriza como descritiva, documental com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram documentos da empresa, entrevistas, questionário, roteiro estruturado e observação direta. Os resultados demonstraram que as informações referentes às externalidades ambientais ficaram restritas aos projetos e programas ambientais, não havendo detalhamento de dados quantitativos (o quanto se investe nesses projetos e programas) e qualitativos (qual a melhoria obtida após a implantação dos programas e projetos). Identificou-se ainda que algumas ações começaram a ser desenvolvidas para um melhor detalhamento da evidenciação das externalidades ambientais, contudo, existem lacunas no tocante a tais informações e também a inexistência do balanço socioambiental.

Palavras-chave: Externalidades ambientais; contabilidade ambiental; balanço social

 

1.  INTRODUÇÃO

Durante muito tempo as empresas deram ênfase para os custos e para as vendas como fator imprescindível para os negócios. Preocupavam-se com a redução de custos minimizando a importância da correta manipulação dos resíduos, e estes muitas vezes eram expelidos para o meio ambiente sem a oportunidade de renovação ou trato adequado. Porém, a grande demanda por recursos naturais obriga as empresas que pretendem prosperar e manter-se no mercado, estejam atentas a todo tipo de problema ambiental que pode surgir, já que parte das agressões ao meio ambiente decorre das atividades de produção e consumo resultando nas chamadas externalidades ambientais (BRAGA; PAULANI, 2007).

Parte dessas agressões tende a ser atenuadas quando as empresas que se preocupam em associar o desempenho dos seus negócios ao meio ambiente buscam incluir a vertente ambiental em suas estratégias empresarias, ordenando que nenhum produto seja arquitetado, produzido ou comercializado sem levar em conta os possíveis danos ao meio ambiente. (SANTOS, 2010).

Mato Grosso lidera o ranking de abate de bovinos por Unidade da Federação. Em 2014 foram abatidas cerca de 1.400.000 cabeças, que juntamente com o Mato Grosso do Sul e Goiás representam 38,9% do abate de bovinos nacional (IBGE, 2015). Nesta estatística, encontra-se o município de Tangará da Serra- MT, com a presença de vários frigoríficos, cada vez mais expressivos na multiplicação de renda e emprego em toda a economia. Estes multiplicadores estão relacionados ao setor de combustível, peças, transporte, produção de insumos e a expansão da modernização nos setores de comercialização e transformação. No entanto, cabe ressaltar que não basta apenas às empresas serem economicamente viáveis, pois elas precisam estar em consonância com os princípios ambientais.

A falta de preocupação com os descartes de resíduos principalmente na produção de bovinos, pode gerar problemas ambientais que se tornam complexos e demandam um planejamento de medidas concretas de proteção ambiental (WINTER, 2011). Neste contexto, o objetivo deste estudo é identificar nos relatórios contábeis de uma empresa do setor frigorifico de Tangará da Serra- MT, se existem informações relacionadas às externalidades ambientais positivas e negativas e também verificar se a empresa utiliza o Balanço Social como instrumento de Responsabilidade Socioambiental.

Justifica-se o estudo tendo em vista que as informações relativas aos custos ambientais internos e externos (externalidades) nos relatórios administrativos tendem a gerar dúvidas por parte dos investidores, acionistas, fornecedores, credores e sociedade em geral, já que as práticas ambientais eventualmente podem originar consequências financeiras para as entidades. As práticas de medidas preventivas e corretivas podem, além de evitar multas e problemas judiciais, amenizar perdas de imagem e patrimônio, assim como evitar crises de credibilidade e subsidiar a administração no gerenciamento dos problemas ambientais (PAIVA, 2003).

2.  SUPORTE TEÓRICO

2.1         Externalidades Ambientais

      Externalidades ambientais são os efeitos transversais de bens ou serviços sobre outras pessoas que não estão diretamente evolvidas com a atividade. Referem-se ao impacto de uma decisão sobre aqueles que não participam dessa decisão (MANKIW, 2007), podendo gerar efeitos positivos ou negativos para a sociedade (MOURA,2003).

            Na categoria externalidades negativas estão incluídos os danos causados aos rios em decorrência de descargas de águas residuais contaminadas, aos ecossistemas devido à eliminação de resíduos sólidos, à poluição do ar por causa das atividades produtivas. Essas são chamadas de custos de externos porque na maioria das vezes não são compensados pelas empresas e recaem sobre a sociedade na forma de aumento no custo da água, problemas de saúde em decorrência da poluição e perda de serviços ambientais gerados pela degradação (EPA, 1995).

            Ely (1990) relata que, quando uma indústria emite fumaça na atmosfera ou joga resíduos diretamente no solo e nos rios, essa indústria prejudica outras empresas ou pessoas que dependem desses recursos, que, por sua vez, não são ressarcidas pelo agente poluidor. Outro exemplo de externalidade é quando uma empresa de fundição de cobre, ao provocar chuvas ácidas, prejudica a colheita dos agricultores da vizinhança. Esse tipo de poluição representa um custo para a agricultura, que sofre os danos causados pelas chuvas ácidas, e não para a indústria poluidora, por isso os custos de produção dessa indústria, nesse caso, são inferiores aos custos impostos à coletividade e, por consequência, o nível de produção dessa indústria é maior do que aquele que seria socialmente desejável (SOUSA, 2008).

            Sousa (2008) reporta que as externalidades levam os agentes não diretamente envolvidos na atividade geradora a usarem recursos para corrigir os efeitos por elas gerados. O modo mais comum de uso desses recursos são as internações hospitalares, decorrentes de doenças relacionadas à poluição. Embora representem, efetivamente, gastos (recursos públicos) para os doentes, esses não são contabilizados nos custos da empresa. Desse modo, o custo da poluição ou degradação não incide sobre os que geram esses custos, mas recai sobre a sociedade e sobre as gerações futuras.

            Por outro lado, assim como as empresas geram externalidades negativas, também podem criar externalidades positivas. Ely (1990) descreve que uma externalidade positiva ocorre quando um proprietário de uma residência ou fábrica mantém seu jardim agradável e o prédio conservado, o que melhora os padrões de vida da vizinhança e gera a valorização real dos imóveis. Os beneficiários, por sua vez, também nada pagam pelos benefícios recebidos. Moura (2003) destaca como externalidade positiva a criação de abelhas, que proporcionam a polinização das plantas da vizinhança, melhorando a sua produtividade.

Uma externalidade positiva pode surgir quando uma empresa solta girinos e alevinos nos rios e nos lagos a fim de se reproduzirem, beneficiando toda a comunidade, uma vez que essa obterá alimentos a custos menores, sem pagar nada mais por isso. Uma empresa que desenvolve tecnologias e mecanismos que auxiliem na preservação ambiental e na manutenção das espécies, gerando empregos sem degradar o meio ambiente, também gera uma externalidade positiva. 

Sousa (2008) acredita que a educação também promove externalidades positivas porque os membros de uma sociedade, e não somente os estudantes, auferem os diversos benefícios gerados pela existência de uma população mais educada, os quais não são contabilizados pelo mercado. A autora destaca que a educação contribui para melhorar os níveis de saúde de determinada população, como, por exemplo, os níveis mais elevados de escolaridade materna reduzem as taxas de mortalidade infantil. Os benefícios indiretos da educação, por não serem precificados, não são computados nos benefícios privados, uma vez que incluem apenas as vantagens pessoais da educação, como, por exemplo, os salários obtidos em função do nível de escolaridade.

Jasch e Lavicka (2006) descrevem que uma empresa pode gerar múltiplos efeitos externos positivos em uma região, dentre os quais se pode citar o aumento do valor dessa região. E, se essa escolhe os seus fornecedores próximos, pode aumentar a estabilidade e o crescimento, gerando emprego e renda e proporcionando maior segurança para a população local.

Serôa da Motta (1997) destaca que as externalidades positivas, benefícios externos, deveriam ter preços positivos por representarem benefícios não apropriadamente pagos. Por exemplo, uma empresa desenvolve um método de produção ou administração de baixo custo que é absorvido gratuitamente por outra empresa; ou quando um fazendeiro preserva uma área florestal que favorece gratuitamente a proteção do solo de outros fazendeiros. Já as externalidades negativas, custos externos, deveriam ter preços negativos por significarem perda de utilidade principalmente àqueles de cunho ambiental. Por exemplo, a degradação ou exaustão de recursos ambientais decorrentes das atividades de produção e consumo de certos bens que prejudicam a saúde humana e a produção de outros bens que também destroem a fauna e flora.

 

2.2. CUSTOS AMBIENTAIS

Custos ambientais compreendem todos os gastos relacionados direta ou indiretamente com a proteção do meio ambiente e que são ativados em função de sua vida útil (RIBEIRO, 2006). Ribeiro (2006) classifica como custos ambientais todas as formas de amortização dos valores relativos aos ativos de natureza ambiental que pertencem a companhia; aquisição de insumos para controle, redução ou eliminação de poluentes, tratamento de resíduos de produtos, disposição dos resíduos poluentes, tratamento de recuperação e restauração de áreas contaminadas, mão-de-obra utilizada nas atividades de controle, preservação e recuperação do meio ambiente.

Moura (2003) classifica os custos ambientais em duas categorias: de controle e de falta de controle.

            Custos Ambientais de controle  a) custos de prevenção – são as atividades que visam evitar problemas ambientais no processo industrial que envolve todo o ciclo de vida do produto; b) custos de avaliação - são os custos dispendidos para manter os níveis de qualidade ambiental da empresa, por meio de trabalhos de laboratórios e avaliações formais dos sistemas de gestão ambiental ou sistemas gerenciais que garantem o bom desempenho ambiental da empresa, englobando os custos de inspeções, testes, auditorias da qualidade ambiental e despesas similares

 

            Custos ambientais da falta de controle a) custos de falhas internas - são os gerados por falta de controles internos que exigem correções de problemas ambientais tais como  recuperação de áreas degradadas, desperdícios de material, retrabalhos em processos de não conformidades ambientais entre outros; b) custos de falhas externas - compreendem os custos da qualidade ambiental insatisfatória e não conformidades fora dos limites da empresa, resultante de uma gestão ambiental inadequada, englobando os custos decorrentes de queixas ambientais de consumidores, levando à existência de despesas com correção e recuperação de áreas externas degradadas ou contaminadas pela atividade da empresa. Estes custos envolvem pagamento de multas aplicadas por órgãos ambientais de controle, indenizações decorrentes de ações legais resultantes de disposições inadequadas de resíduos, acidentes no transporte de produtos tóxicos, inflamáveis e corrosivos dentre outros; c) custos intangíveis- são aqueles com alto grau de dificuldade para serem quantificados, embora se perceba claramente a sua existência. Normalmente, não podem ser diretamente associados a um produto ou processo. Por exemplo, perda de valor da empresa (ou das ações) como resultado de desempenho ambiental insatisfatório; baixa produtividade dos empregados como resultado  de um ambiente poluído, contaminado ou inseguro, e dificuldade e aumento de tempo e custos na obtenção do licenciamento ambiental como resultado de multas e problemas anteriores (MOURA, 2003).

 Callado (2011) ressalta que a identificação dos custos com bom nível de detalhes pode gerar ações programadas e um acompanhamento contábil efetivo, de modo que os benefícios, compensações e reduções de custos em médio e longo prazo, podem contribuir para evitar eventuais dispêndios sem o retorno esperado pela empresa. Desta forma, é necessário que a empresa conheça bem seus custos ambientais para que possa redirecionar suas estratégias de negócios e investimentos.

2.3 BALANÇO SOCIAL E AMBIENTAL E SEUS OBJETIVOS

O Balanço Social foi instituído na França em 1977 com a visão direcionada apenas para os recursos humanos. Com o tempo, ganhou uma abordagem mais ampla, contemplando além dos dados relativos a esses recursos a questão ambiental, a cidadania e o valor agregado à economia do país, incumbindo à empresa a função social a qual se materializa por meio da promoção de seus trabalhadores e da sociedade local (RIBEIRO, 2006). Sendo assim torna-se instrumento de gestão e informação que visa evidenciar da forma mais transparente possível informações econômicas e sociais, evidenciando o desempenho das entidades aos mais diferenciados stakeholders.

            O Balanço Social e ambiental tem como objetivo demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio em que esta inserida e, consequentemente os aspectos sociais, ambientais e a contribuição que isso gera para o meio econômico e social. Enfatiza o grau contributivo para a cidadania e desde que bem estruturado, pode evidenciar os princípios e valores da Organização Empresarial e caracterizar através dos dados quantitativos o cumprimento de sua responsabilidade diante da comunidade, seja ela interna, com seus funcionários, ou externa, com acionistas (PAZ; LIMA, 2011).

            Em nível interno, as informações devem refletir as iniciativas que mais contribuem para a qualidade de vida da organização e para a promoção humana de seus empregados, tais como: educação profissional e formal, saúde, segurança no trabalho, alimentação e esporte. Sendo possível extrair uma vasta gama de indicadores de ordem econômica e social, tanto de ordem quantitativa como de ordem qualitativa, do Balanço Social (KROETZ, 2000; TINOCO, 2006).   

É também capaz de identificar situações nas quais é necessário ter em conta a série de efeitos que sintetizam a expressão responsabilidade social da entidade (TINOCO, 2006; KROETZ, 2000). O Balanço Social busca demonstrar o grau de responsabilidade social assumido pela empresa, desta forma, presta contas à sociedade do uso do patrimônio público, constituído dos recursos naturais, humanos e o direito de conviver e usufruir dos benefícios da sociedade em que atua (IUDÍCIBUS; MARTINS; GELBCKE et al, 2000).

No Brasil o Instituto Brasileiro de Contadores( IBRACON) criou em 1996 a Norma  de Procedimentos de Auditoria conhecida por NPA 11- Balanço e Ecologia. Esse documento recomenda que as demonstrações contábeis e os relatórios da administração apresentem as diretrizes ecológicas adotadas pelas empresas. Nele há um roteiro a ser observado pelos contadores nos casos de implicações com o meio ambiente. Os componentes definidos na NPA 11 para a elaboração do Balanço e Ecologia são: ativos e passivos ambientais

Ativos ambientais - inclui o imobilizado referente aos equipamentos adquiridos visando a eliminação ou redução dos agentes poluidores, os gastos com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias limpas a médio e longo prazo, os estoques relacionados com o processo de eliminação dos níveis de poluição e a destinação de áreas verdes.

 Passivo ambiental - inclui toda agressão contra o meio ambiente. Na contabilidade da empresa, os passivos ambientais podem ser evidenciados através de valor dos investimentos para reabilitá-los, das multas e indenizações, dos gastos com projeto e licenças ambientais e das restrições a empréstimos.

            Em Agosto de 2004 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou a Norma Brasileira de Contabilidade (NBCT 15), que estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade. Tais informações devem abranger a geração e a distribuição de riqueza, os recursos humanos e a interação com o meio ambiente.

            A NBCT 15 faz menção aos ativos e passivos ambientais bem como aos investimentos e gastos com manutenção nos processos operacionais para a melhoria do meio ambiente; educação ambiental para os empregados, terceirizados, autônomos, administradores da entidade e comunidade e outros projetos ambientais. As empresas deverão evidenciar os gastos para preservação e/ ou recuperação de ambientes degradados. Devem ainda apresentar informações sobre a quantidade de processos ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade.

            A Constituição de 1988 deu um passo importante no quesito meio ambiente e sua preservação, o Art.225 diz que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Partindo o texto da Carta Magna, esse pode ser considerado um incentivo e alerta para que as empresas públicas e privadas reduzam o impacto ambiental uma vez que esse é constitucional.

3  Procedimentos metodológicos

 

A pesquisa é de natureza descritiva, documental  com abordagem qualitativa. O objeto de estudo foi uma empresa do setor frigorifico localizada na MT 358 Km 5 em Tangará da Serra, cidade situada a 240 Km da capital Cuiabá/MT- Brasil. Utilizou-se de informações contábeis, disponibilizadas no site institucional, entrevistas, roteiros estruturados, observação direta e documentos contábeis da empresa. Com base no roteiro estruturado foram levantadas as informações contábeis e ambientais. Tais informações foram levantadas em duas visitas in loco.

 

 

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 Breve histórico da empresa

A empresa foi fundada em 1986 no Estado de São Paulo, se estabelecendo como importadora e distribuidora de cortes bovinos, suínos, aves e pescado, além de vegetais congelados.  Atualmente, a base operacional diversificada e flexível inclui 78 unidades produtivas, comerciais e de distribuição.   Seus produtos são vendidos para grandes cadeias de restaurantes e supermercados e consumidores em mais de 110 países, presente em 4 continentes. Considerada uma das companhias mais internacionalizadas e diversificadas do setor brasileiro de alimentos baseada em proteína animal.

Em Tangará da Serra a empresa iniciou suas atividades no ano de 2003. Atualmente conta com 1.050 colaboradores, destacando-se pela importância no cenário econômico e social de Tangará da Serra, que segundo o IBGE, a população em 2014 era de 92.298 mil habitantes, sendo assim a empresa contribui com aproximadamente 3.41% da renda das famílias, levando em conta que cada funcionário faz parte de uma família composta por três membros. Dessa forma é relevante a representatividade no meio econômico e social, pois a empresa pode influenciar na transformação cultural e nos hábitos da sociedade, uma vez que os colaboradores passam grande parte do dia inserido nas dependências da instituição.

4.1 EXTERNALIDADES

4.1.1 Externalidades positivas ambientais

A empresa não evidencia os custos ambientais internos e externos em suas demonstrações contábeis, apenas divulga seus programas e projetos sociais e ambientais no relatório contábil disponível no seu site. Em termos qualitativos foi possível identificar que existem programas e projetos sociais e ambientais (Quadro 1), porém, quantitativamente não  foi possível identificar os valores, figurando portanto, nas contas como despesas gerais (overhead) (EPA, 1995; GALE; STOKOE, 2001), dificultando a identificação e o percentual de influência de cada um deles no desempenho econômico da empresa.

 

Quadro 1 - Projetos e programas ambientais da empresa

Ø  Projeto de redução de emissão de gases de efeito estufa

Ø  Sistemas de tratamento de efluentes aprimorados

Ø  Programa de Utilização de energia renovável

Ø  Programa de bem estar animal

Ø  Programa de reciclagem

Ø  Programa de reflorestamento

Ø  Gestão de consumo de água

Fonte: Dados da pesquisa

            O projeto de redução de emissão de gases de efeito estufa - foi inaugurado em março de 2010 na unidade em Diamantino (MT). Possui um sistema de biodigestores para tratamento de dejetos suínos e é  o maior e mais moderno do Brasil,  capaz de reduzir o equivalente a 73 mil toneladas de CO2 ano para a atmosfera, o que corresponde ao plantio e preservação de 15 milhões de árvores nativas ou 6.820 hectares de reflorestamento. Desenvolvido conforme os requerimentos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto (ONU), o projeto é capaz de gerar energia suficiente para abastecer o complexo agroindustrial e energia excedente para suprir uma cidade com 8.500 habitantes.

            Sistema de tratamento de efluentes aprimorados - todas as unidades industriais do Grupo possuem sistemas de tratamento de efluentes que asseguram o reuso ou a devolução da água em condições adequadas para o meio ambiente. A totalidade dos resíduos industriais é tratada e submetida à depuração por vias físico-químicas e biológicas, com o emprego de processos de flotação, seguido de oxidação biológica em lagoas anaeróbicas, aeradas/aeróbicas ou lodos ativados. Em média, é alcançado índice não inferior a 90% na eficiência de remoção de poluentes e na maioria dos casos, o habitat passa a sustentar uma grande variedade de vida selvagem, incluindo peixes, aves e plantas.

            Programa de utilização de energia renovável - a empresa também desenvolve programas de Geração de Energia limpa através da utilização de biomassa de bagaço de cana-de-açúcar, além de programas de Substituição de Combustível Fóssil por sebo em operações industriais. No Reino Unido, a Empresa possui um programa de reciclagem de óleo usado para fritura em combustível biodiesel para caminhões e geradores de energia especialmente adaptados para biocombustível.

            Programa de bem estar animal - desenvolve e implementa técnicas inovadoras de bem-estar animal, como equipamentos de transporte com tecnologia de controle de temperatura, capazes de aumentar o número de aves vivas durante situações climáticas extremas.

            Programa de reciclagem - embalagens, baterias, pilhas, vidros, plásticos e papéis entre muitos outros materiais decorrentes do consumo industrial são adequadamente coletados dentro das instalações da empresa e redirecionados à indústria de reciclagem, de acordo com a disponibilidade e as características de cada país e operação. Em regiões onde não há disponibilidade de empresas de reciclagem, as unidades desenvolvem alternativas como o armazenamento próprio, que otimiza o trabalho dos prestadores deste tipo de serviço.

            Programa de reflorestamento - a empresa fomenta e incentiva a produção florestal através de parcerias com produtores rurais, visando à produção de lenha, geração de renda para o produtor e garantia de fornecimento para as unidades industriais. Também mantém florestas em áreas próprias e arrendadas e toda a lenha consumida nas suas operações industriais é oriunda de árvores produzidas ou manejadas de forma legal e dentro dos padrões de produção sustentável.

            Gestão de consumo de água - a água é um recurso natural estratégico para todas as operações do Grupo. Além de utilizá-la de forma racional e otimizar ao máximo o seu uso em todas as suas operações industriais, os sistemas de tratamento da Empresa devolvem ao meio ambiente a água residual dos processos industriais em condições melhores ou iguais às captadas na natureza. Nos últimos anos, a Empresa conduziu estudos destinados ao estabelecimento de Planos Diretores de Recursos Hídricos, orientados ao inventário do uso da água nas etapas de produção, identificação de oportunidades de redução de consumo e construção de cenários para ampliações nas capacidades produtivas.

4.1.2 Externalidades positivas sociais

            Quanto aos projetos e programas sociais foram identificados cinco (Quadro 2).

Quadro 2: Projetos e programas sociais da empresa

Ø  Projeto minha casa

Ø  Projeto portas abertas

Ø  Politicas de segurança e saúde dos colaboradores

Ø  Apoio a organizações filantrópicas

Ø  Educação e inserção no mercado de trabalho

Fonte: Dados da pesquisa

            Projeto minha casa - o Projeto Minha Casa foi criado para possibilitar aos funcionários no Brasil o acesso à casa própria. Desde o início do projeto, 139 famílias de Santa Catarina e do Mato Grosso foram beneficiadas com a entrega definitiva das chaves. A Empresa realiza este projeto em parceria com a Caixa Econômica Federal e Prefeituras Municipais, além de outros órgãos estaduais e federais.

            Projeto portas abertas - são programas que trazem às comunidades locais e as crianças para conhecer os processos internos das indústrias. A Empresa traz para os seus colaboradores e para o município onde está inserida informações sobre o processo de produção, segurança alimentar, gestão de pessoas, benefícios aos colaboradores, vagas para empregos, ações socioambientais, atividades comunitárias, entre outras.

            Politicas de proteção e saúde dos colaboradores – a segurança é um dos principais  valores do Grupo. Em todas as unidades da Empresa, os sistemas de normas e procedimentos que orientem a segurança e a saúde das pessoas são considerados um valor estratégico que preserva a integridade física e mental dos colaboradores, o patrimônio da Empresa, a continuidade dos processos produtivos e o atendimento integral das legislações vigentes, em todos os países onde atua.

            A Empresa estabelece parcerias com órgãos governamentais visando apoiar iniciativas para a promoção da saúde pública e da qualidade de vida junto aos seus colaboradores, como campanhas de vacinação, de doação de sangue, de prevenção de doenças, epidemias e palestras educativas em geral. Em conjunto com o SESI, a está realizando um inventário das condições de saúde dos seus funcionários, buscando desenvolver um programa corporativo de soluções curativas, preventivas e de promoção da saúde adequadas a cada tipo de atividade laboral.

            Apoio a Organizações filantrópicas - apenas no Brasil o Grupo fez doações financeiras de natureza filantrópica de R$1,3 milhão em 2009, além de doações em torno de 500 toneladas de alimentos, beneficiando diretamente milhares de famílias carentes. Entre outros, a empresa participa dos programas "Construindo um Mundo Melhor", "Parceiros para a Vida", da Casa Hope e o “HC Vida”, com a doação de aproximadamente 15 toneladas de carne bovina por ano, que correspondem a 6.000 refeições para o Hospital do Câncer de Barretos.

            Educação e inserção no mercado de trabalho - em diversos países, colaboradores e familiares contam com o apoio financeiro e estrutural do Grupo para atualização e conclusão de seus estudos desde os níveis mais básicos aos mais graduados. A empresa investe de forma contínua na atualização técnica dos seus profissionais, promovendo cursos de MBAs in company em conjunto com organizações de ensino, como a Fundação Getúlio Vargas, no Brasil e em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação e com o SESI a empresa desenvolve cursos de Educação para Jovens e Adultos, direcionados a funcionários, familiares e comunidades locais.

Embora a empresa afirme em questionário aplicado que possui Política Ambiental documentada, elabora e publica Balanço Social, contudo, no mesmo questionário foi confirmado através de resposta do pesquisado que a Politica Ambiental não esta disponibilizada para o público. Quanto a existência de projetos em andamento para amenizar o impacto ambiental, a pergunta foi confirmada, em consonância com os documentos estudados, pois os projetos existentes e em andamento são visíveis e disponibilizados à sociedade através de visitas nas intermediações da empresa, ou acessando o site da instituição.

Perguntas direcionadas sobre as medidas ambientais tomadas pela empresa tais como: a promoção da qualidade ambiental na empresa, a prática de coleta seletiva em todas as unidades de negócio, a presença de responsável pelo monitoramento dos Custos Ambientais, se a empresa possui projetos em andamento para mitigar o impacto ambiental, se a empresa inclui em suas demonstrações as ações ambientais. Todas foram confirmadas demostrando o passo importante em direção ao cumprimento das exigências ambientais.

A questão a qual perguntava se a empresa sofreu multa, sansão ou foi envolvida em processos por alguma agressão ou acidente ambiental, não foi respondida. As demais respostas referente aos aspectos ambientais, foram examinadas e nenhuma dessas apresentou qualquer espécie de informação sobre possíveis danos causados ao meio ambiente decorrentes das atividades operacionais da organização.

Talvez, fatores como, cobranças por parte dos stakeholders (partes interessadas) e a ampla discussão a respeito da responsabilidade social e ambiental, tenham pressionado a empresa a desenvolver um relatório (o qual descreve somente programas e projetos ambientais), não evidenciando as externalidades negativas, pois as positivas podem ser classificadas através dos programas sociais e ambientais que a empresa possui. Porém, percebe-se através de observação direta que a empresa está propensa à disseminar as chamadas externalidade ambientais que podem ser positivas e negativas.

 

4.1.3 Externalidades positivas e negativas identificadas pelo estudo

 

O quadro 3 apresenta as principais externalidades identificadas pela pesquisa e que influenciam positiva e negativamente na sociedade.

Quadro 3 -. Principais externalidades identificadas na empresa

Externalidades positivas

Externalidades negativas

- Aumento de emprego e renda

- Programas sociais e ambientais

- Fortalecimento da economia local

 

- Emissão de fumaça, expelido pelas caldeiras

- Poluição do ar, através da queima da carcaça

- Poluição do lençol freático

 

Fonte: Dados da pesquisa

            Aumento de Emprego e Renda - conforme já citado anteriormente, a empresa frigorífica emprega parte significativa da população de Tangará da Serra, contribuindo positivamente com o emprego e renda na cidade.

            Programas sociais e ambientais - são os programas e projetos descritos nos quadros 1 e 2 deste estudo.

            Fortalecimento da economia local - com a vinda da empresa à cidade, outros segmentos do comércio tangaraense também foram favorecidos alguns exemplos desses comércios são: transportes, peças, postos de combustíveis entre outros.

            Emissão de Fumaça - a atividade frigorifica exige a presença de caldeiras na  fabricação de seus produtos, e desta forma, a fumaça emitida  é inevitável,  afetando a qualidade de vida da população do entorno.

            Poluição do Ar- o fato de queimar a carcaça contribui com a poluição do ar e  mau odor, causando incômodos  a população.

            Poluição do Lençol Freático - embora ainda não tenha acontecido a poluição do lençol freático em Tangará da Serra- MT causado pela atividade desta empresa frigorifica, o fato é que pode vir a ocorrer, prejudicando o meio ambiente e à todos que utilizam daquele solo.

Apesar da clareza dos programas e projetos apresentados pela empresa, entende-se que houve falta de informação nos relatórios contábeis quais aos valores despendidos com projetos e programas ambientais e sociais, uma vez que os investimentos feitos nestes projetos teriam maior relevância se fossem alocados para contas especificas e discriminados individualmente no Balanço Social. Nesse sentido, acredita-se que esta falta de evidenciação dessas informações podem comprometer o bom gerenciamento já que na maioria das vezes estes estão ocultos nos custos e despesas gerais, que na concepção de Kroetz (2000), a escassez de informações conduz para a incompreensão das ações da empresa e com isso não atende aos anseios dos diferentes stakeholders.

 

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

            No que se refere às externalidades, verificou-se que os relatórios contábeis não evidenciam de forma discriminada os valores tanto das externalidades positivas quanto as negativas o que dificulta o bom gerenciamento de tais custos. Percebe-se que, embora a empresa possua em seu site o relatório de sustentabilidade, alguns dados poderiam ser acrescidos, como por exemplo, informações sobre a existência de acompanhamento dos programas ambientais e sociais, implantados pela empresa, desta forma, seria possível aos usuários da informação, verificar quais programas apresentam êxito e quais precisam ser melhorados ou banidos. Esse processo de acompanhamento poderia contribuir também para o gerenciamento dos custos dispendidos nos programas, pois apresentaria maior poder de decisão e ação.

 

REFERÊNCIAS

BRAGA, Marcio Bobik, PAULANI, Leda Maria. A Nova Contabilidade Social: Uma Introdução à Macro Economia. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa Federal: texto Constitucional Promulgado em 5 de Outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2004.

CALLADO, Aldo Leonardo Cunha. A importância da Gestão dos Custos Ambientais.  2011. Disponível em:

ELY, A. Economia do meio ambiente: uma apreciação introdutória interdisciplinar da poluição, ecologia e qualidade ambiental. 4. ed. Porto Alegre: Fundação e Estatística Siegfriend Emanuel Heuser, 1990.

EPA. Environmental Protection Agency. An Introduction to Environmental Accounting as a Business Management Tool: Key Concepts and Terms. 1995. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2014.

GALE, R. J. P.; STOKOE, P. K. Environmental Cost Accounting and Business Strategy. In: MADU, Chris (Ed.). Handbook of Environmentally Conscious Manufacturing. Kluwer Academic Publishers, 2001. p. 121-137.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística. Diretoria de Pesquisa, Coordenação de Agropecuária, Estatística da Produção Agropecuária, 2014. Acesso em 13 de Abril, 2015.

IBRACON- Instituto Brasileiro de Contadores. Normas e Procedimentos de Auditoria –NPA 11- Balanço e Ecologia. 1996.

IUDÍCIBUS, Sergio de, MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000.508 p.

JASCH, C.; LAVICKA, A. Pilot Project on Sustainability Management Sccounting with the Stryan Automobile Cluster. Journal of Cleaner Production, v. 14, p. 1214-1227, 2006.

KROETZ, Cezar Eduardo Stevens. Balanço Social: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas,2000.

MANKIW, Gregory N. Introdução a Economia. 1. ed. 3. reimpr.Thomson Learning: São Paulo , 2007.

MOURA, Luiz Antônio Abdalla. Economia Ambiental: gestão de custos e

PAIVA, Paulo Roberto. Contabilidade Ambiental: Evidenciação dos Gastos Ambientais com Transparência e Focada na Prevenção. São Paulo : Atlas, 2003.

PAZ, Terezinha de Cássia Alves, LIMA, Robernei Aparecido de. A importância do Balanço Social no terceiro setor. Disponível em: . Acesso em 10 de maio, 2015.

RIBEIRO, Maisa de Souza. Contabilidade Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2005.

SANTOS, Marcio Gonçalves dos.  Análise da Sustentabilidade nas Indústrias Frigorificas Exportadoras de Carne Bovina do Estado de Mato Grosso do SUL- Dissertação de mestrado em Agronegócio-2009 http://www.cbc.UFMS/tedesimplificadoHde-arquivos/7/TDE-2009-05-29T1110162-380/Publico/Marcio/.pdf>. Acesso em 11 de maio,2015.

SERÔA DA MOTTA, R. Manual para valoração econômica de recursos ambientais. 1997. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2014.

SOUSA, M. da C. S. de. Bens públicos e externalidades. 2008. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2014.

TINOCO, João E.P. Balanço Social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2006.

WINTER, Romualdo, et al. Notas sobre a Produção de Suínos e suas externalidades no Município de Toledo. Disponível em: < http://sober.org.br/palestra/2/427.pdf>. Acesso em 10 de maio, 2015.

Ilustrações: Silvana Santos