Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Saber do Fazer
12/03/2015 (Nº 51) FAÇA UMA HORTA DE LEGUMES E ERVAS USANDO 1 M² DO QUINTAL DA SUA CASA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2033 
  

FAÇA UMA HORTA DE LEGUMES E ERVAS USANDO 1 M² DO QUINTAL DA SUA CASA

equipe eCycle

 

TÉCNICA COMUM NO PERU PODE FAZER COM QUE CULTIVO DE ALIMENTOS EM CASA SE TORNE POSSÍVEL

Description: Horta de 1 m²

Voltou de uma viagem para o interior e ficou mal acostumado com todos os alimentos frescos à disposição? Pois saiba que dá para tentar fazer isso em casa. Com um sistema originário do Serviço de Parques de Lima (SERPAR), no Peru, é possível criar uma horta ocupando apenas um metro quadrado e ainda deixar de consumir vegetais que possuem resíduos de agrotóxicos - caso da maioria dos que são comercializados no Brasil, como a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa)mostrou em uma pesquisa, em 2011.

Perfeita para pequenos espaços em seu quintal, a horta é suficiente para prover a quantidade de legumes ingerida diariamente por uma pessoa durante um mês. Para fazê-la, basta dividir um metro quadrado de terra em 16 quadrados de mesmo tamanho (25 centímetros quadrados). Então é só plantar, em cada quadradinho, uma variedade diferente de erva ou legume.

No entanto, alguns cuidados são necessários. As plantas maiores devem ficar nas fileiras de trás e as menores, nas fileiras da frente, assim a luz solar chega para todas. As plantas verticais, como os tomates, devem ser penduradas em uma estrutura de suporte - que deve ser instalada em uma das "linhas" da horta (tubos de ferro, de PVC ou outros itens reutilizados podem compor a estrutura), amarrando-as para que suportem o peso.

A manutenção é tranquila, pois qualquer pessoa consegue alcançar facilmente todo o espaço da plantação sem que plantar, regar e colher se tornem grandes trabalhos. A altura da horta chega, no máximo, à cintura de uma pessoa (o que facilita a vida de deficientes físicos).

A rotação de cultivos é automática. Por exemplo: um cultivo que leva mais tempo, como o do tomate, pode ser plantado entre outros cultivos de colheita rápida e que serão colhidos antes que a planta precise de mais espaço.

Veja abaixo quais alimentos podem ser cultivados:

Plantas pequenas:

Rabanete, cenoura, cebola, espinafre, beterraba, alface e salsa.

Plantas grandes:

Repolho, brócolis, couve-flor, berinjela e pimentas.

Plantas verticais:

Tomate, pepino, vagem, ervilha e feijão.

Description: Como fazer a horta de 1 m²


Fonte: Ciclo Vivo

 

Ilustrações: Silvana Santos