Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
12/03/2015 (Nº 51) 3º CONGRESSO LUSÓFONO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2032 
  

3º CONGRESSO LUSÓFONO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

3º Congresso Lusófono de Educação Ambiental conta já com mais de 350 participantes inscritos

 

Acompanhe as informações em http://www.ealusofono.org/ | https://www.facebook.com/ealusofono

Este 3º Congresso de Educação Ambiental do Espaço Lusófono e Galiza é organizado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com a Câmara Municipal da Murtosa e a Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro; e decorrerá de 8 a 11 de julho de 2015 na Torreira, Murtosa – Portugal.

O III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa reúne já 350 participantes inscritos com propostas de comunicações e de atividades diversificadas que pretendem partilhar diferentes experiências de vida (pedagógicas, académicas, sociais e políticas) e contribuirão para uma proposta política de Educação Ambiental a apresentar junto da CPLP que conduza ao enfrentamento das problemáticas ambientais em geral e ao reforço da Educação Ambiental em particular.

Dedicado ao tema "Educação Ambiental: travessias e encontros para os bens comuns", o III Congresso Lusófono de Educação Ambiental contará com a multiplicidade de olhares do campo da Educação Ambiental dos países, regiões e comunidades falantes da língua portuguesa e será uma plataforma para o fortalecimento das redes e comunidades, no espaço lusófono e Galiza, que atuam no campo da Educação Ambiental.

Os participantes, oriundos dos países e comunidades de língua portuguesa e Galiza, debaterão as suas experiências, projetos, metodologias e investigações/pesquisas ao longo dos 4 dias de realização do evento. O programa é diversificado, contando com conferências, oficinas, minicursos, mesas redondas, comunicações orais e apresentações de posters, para além de uma agenda cultural da qual faz parte uma Mostra de Cinema Ambiental e exposições de fotografia de natureza e de conservação, para além de uma programação musical.

O III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa organiza-se em torno de 10 eixos temáticos e contará com mais de 10 áreas de trabalho em diferentes dimensões e abordagens, constituindo modalidades de intercâmbio e de debate entre os participantes. A 2ª fase para submissão de resumos encontra-se aberta até ao dia 20 de março de 2015. As inscrições encontram-se abertas com preços especiais até ao dia 31 de março de 2015.

 

O município da Murtosa prepara-se para este grande espaço de debate e partilha

A O concelho da Murtosa localiza-se na zona centro de Portugal, no coração da mais importante Zona Húmida Portuguesa e uma das mais relevantes da Europa: a Ria de Aveiro. Apresenta mais de 80% do território integrado na ZPE da Ria de Aveiro, fruto da sua importância em termos de conservação da biodiversidade e sustentação dos serviços de ecossistema, bem como do seu contributo para a minoração das alterações climáticas. Neste espaço ímpar, de enorme beleza natural, e com uma ligação umbilical ancestral ao homem, ocorrem milhares de espécies de referência únicas, onde sobressaem, por exemplo, o Flamingo (Phoenicopterusroseus), nas aves, ou a Lontra (Lutralutra) nos mamíferos. É ainda, um modelo de referência internacional em termos de mobilidade pela primazia da bicicleta e cobertura global de ciclovias existente com mais de 40 Km de extensão. Desse modo, o concelho é detentor de um imenso património natural e cultural a descobrir, polvilhado de curiosos mistérios naturais, é um palco privilegiado da biodiversidade lusitana que importa desde logo conhecer e descobrir.

 

Pode contar com material de apoio à divulgação em http://www.ealusofono.org/index.php/documentos/imagem-grafica

 

Aguardamos a melhor atenção sobre este assunto esperando poder contar com a disponibilidade do vosso órgão de comunicação social para fazer parte dos parceiros media.

 

O Presidente da Comissão Organizadora

Joaquim Ramos Pinto

(00 351 916 635 638)

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos