Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Sugestões bibliográficas
12/03/2015 (Nº 51) UM TRIO QUE MERECE DESTAQUE, CONFIRA!
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2023 
  

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Um trio que merece destaque, confira!

Os Livros apresentados foram selecionados pela sua importância temática e refletem as maravilhosas publicações sobre meio ambiente e educação ambiental que temos à nossa disposição para alcançarmos os mais profundos objetivos da Educação Ambiental. Os autores são pessoas de grande destaque no cenário da mudança ambiental.

Começo sugerindo o livro Hortas na educação ambiental: na escola, na comunidade, em casa, de autoria de Silvia Czapski e Maria Célia B. Bombana. A falta de contato direto com a terra é uma das maiores razões da desconexão do ser humano com o planeta, promovendo uma visão equivocada de “separação”, “fragmentação”, visão predominante em nossa atual sociedade. Além disso, a má qualidade da nossa alimentação provoca séris danos à saúde, nossa e à do Planeta. Assim, o livro contempla de forma muito clara e didática, uma oportunidade de resgate dessa unicidade, através da criação de hortas, seja em qualquer ambiente, escola, casa, trabalho, comunidade.

O segundo indicado é o livro Paradigmas metodológicos em educação ambiental, organizado por Alexandre de Gusmão Pedrini e Carlos Hiroo Saito e conta com artigos de diversos autores brasileiros mostrando as mais variadas visões e aplicações desta prática educacional, todas focando para a mudança de paradigmas.

Por último, sugiro o livro Logística Reversa, em busca do equilíbrio econômico e ambiental, de Patricia Guarnieri, que aborda com muita profundidade a logística reversa, entre as vantagens e as dificuldades enfrentadas na geração dos resíduos, obra fundamental para a sociedade reverter o quadro de caos ambiental.

Tenham todos uma boa leitura, Bere Adams.

 

HORTAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NA ESCOLA, NA COMUNIDADE, EM CASA

Hortas na educação ambiental: na escola, na comunidade, em casa, de autoria de Silvia Czapski e Maria Célia B. Bombana. A obra foi escrita com base na experiência de mais de 15 anos da equipe de educação ambiental da AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental), e fornece os conhecimentos essenciais para implantar e manter uma horta orgânica dentro ou fora da escola, por meio de atividades voltadas às crianças para cada fase de desenvolvimento das plantas.

As autoras propõem uma série de atividades lúdicas e pedagógicas nas várias fases do processo de cultivo da horta orgânica, segundo o conteúdo programático adequado a diversas faixas etárias, e sugerem a participação direta de educadores que atuam no processo de ensino-aprendizagem para propiciar a integração da criança com o meio ambiente.  “É uma delícia acompanhar o trabalho com crianças, que sempre traz retornos maravilhosos. Além disso, a questão ambiental é apaixonante e sentimos que poderia ser uma matéria-prima para algo maior, talvez um livro para outros públicos, daí o surgimento da ideia que resultou nesta obra”, diz Silvia.

Dirigido a pais e educadores formais e informais, o livro é dividido em duas partes: a primeira aborda a escolha do local do plantio, a fase da colheita do produto e o preparo do alimento. A segunda fornece atividades práticas para cada momento da horta, dentro ou fora da escola – divididas para as fases da educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental.

“Espero que este livro, que traduz uma vivência de tantos anos da AIPA, contribua para tornar mais gostoso o cotidiano nas escolas, na comunidade ou na residência de quem quer ter a sua horta. Para as escolas, em especial, acredito que as dicas simples e práticas ajudarão a implementar os requisitos da Política Nacional de Educação Ambiental”, destaca o Dr. Juljan Czapski, fundador e presidente da AIPA, autor da apresentação do livro, escrita antes de seu falecimento no início de 2010.  

Além disso, Hortas na educação ambiental: na escola, na comunidade, em casa é uma oportunidade para os educadores e os pais descobrirem na prática como o contato com a terra e o plantio de uma horta orgânica podem ser transformadores para as crianças de todas as idades, em casa, na escola ou na comunidade.

Sobre as autoras:                                                                                                                             

Silvia Czapski é jornalista formada pela USP com cursos de especialização em Londres e Paris e estágio no New York State Department of Environmental Conservation. Detentora de vários prêmios jornalísticos, Silvia foi fundadora da Associação Ituana de Proteção Ambiental, onde atuou como coordenadora de comunicação, em paralelo à colaboração em diferentes veículos de comunicação. Publicou A implantação da educação ambiental no Brasil (MEC/Unesco, 1998), Os matizes da educação ambiental no Brasil – 1997-2007 (MMA, 2009) e Mudanças ambientais globais: pensar + agir na escola e na comunidade (MEC/MMA, 2008).

Maria Célia Brunello Bombana é professora e artista plástica. Lecionou artes em escolas públicas por mais de vinte anos, mantendo forte atividade em defesa do patrimônio histórico e ambiental. Fundadora e diretora de educação ambiental da Associação Ituana de Proteção Ambiental (AIPA), foi responsável pela concepção e desenvolvimento do programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos em mais de 45 instituições da região. Presidiu o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e foi secretária de Cultura de Itu. Como autora, ocupa a cadeira numero 15 da Academia Ituana de Letras (Acadil).

Sobre a Editora Peirópolis

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização.  Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

Release divulgado por : COMMUNICA BRASIL

 

PARADIGMAS METODOLÓGICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Conheça esse livro e percorra as trilhas das variadas possibilidades metodológicas contemporâneas da Educação Ambiental (EA). Ele apresenta diversos paradigmas em Educação Ambiental como: a) EA crítica; b) EA para sociedades sustentáveis; c) Ecopedagogia; d) EA freireana; e) EA e a complexidade; f) EA e a perspectiva em CTSA. O livro apresenta muitas possibilidades para que o educador possa abrir a "caixa preta" de como realizar um trabalho sério de pesquisa ou intervenção social em termos de EA. Ele também fornece ampla bibliografia do cenário brasileiro atual com fontes atualizadas de informação. Neste livro, são abordados temas muito importantes como licenciamento socioambiental público, pesquisa-ação com comunidades, ensino a distância, políticas públicas, metavaliação, ensino superior, literatura popular, manguezal, praias e recifes marinhos, áreas protegidas, etc. Organizadores: Alexandre de Gusmão Pedrini e Carlos Hiroo Saito – Fonte: Editora Vozes

 

LOGÍSTICA REVERSA, EM BUSCA DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO E AMBIENTAL

Autora Patrícia Guarnieri

Diversos são os motivos que tornam a logística reversa um assunto tão relevante nos dias atuais, dentre eles: a redução do ciclo de vida mercadológico dos produtos, o surgimento de novas tecnologias e de novos materiais em suas constituições, sua obsolescência precoce, a ânsia descontrolada dos consumidores por novos lançamentos e os altos custos de reparos dos bens diante de seu preço de mercado.

Embora represente um pequeno percentual do montante movimentado na logística direta, a logística reversa tem sua devida importância, pois além de gerar retorno econômico, contribui para a sustentabilidade do planeta. Além disso, a necessidade do gerenciamento destes resíduos, através da logística reversa é, ainda, mais importante quando consideramos a recente Lei 12.305/10 que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a qual dentre vários aspectos estabelece a responsabilidade compartilhada entre os atores envolvidos na geração de resíduos sólidos, além da implementação de processos de logística reversa.

Este livro aborda a logística reversa, suas principais vantagens e dificuldades, o impacto da Política Nacional de Resíduos Sólidos para os atores envolvidos na geração dos resíduos, seu planejamento e mensuração e também fornece detalhes de processos de logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos, dentre eles: eletrodomésticos, eletrônicos, pilhas e baterias e lâmpadas. Além disso, no último capítulo são apresentados dois estudos de caso, envolvendo resíduos da indústria automobilística e da indústria madeireira, que visam ilustrar os conceitos apresentados.

Este livro é recomendado para estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais, empresários e demais interessados que desejem se familiarizar com o tema.

http://clubedeautores.com.br/book/44969--Logistica_Reversa#.VQKtmI54pcQ

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos