Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
12/03/2015 (Nº 51) PÁSCOA: RELIGIOSIDADE X CONSUMISMO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2019 
  

PÁSCOA: RELIGIOSIDADE X CONSUMISMO

 

FOFONKA, Luciana¹

 

Estamos em março e já somos bombardeados pela mídia com propagandas incentivando a compras de chocolate para a Páscoa que nesse ano de dois mil e quinze será comemorada no dia cinco de abril.

O que é a Páscoa? Para a maioria das crianças a resposta está relacionada ao coelhinho da Páscoa, ovos de chocolates, chocolates... Assim como a comemoração do Natal a Páscoa tem sido muito mais um sinônimo de consumismo do que uma data importante do Cristianismo.

Nesse período a produção e comercio de ovos, barras e bombons de chocolate dá um salto, porém, a maioria das pessoas não valoriza e cultiva o sentido real dessa celebração Pascal, ou seja, a morte e ressureição de Jesus Cristo fica de lado.

As reflexões propostas durante o período da Páscoa não se limitam apenas aos fiéis que frequentam a Igreja, seja qual for o credo.

Segundo Tapajós (2015) a data tem origem na tradição judaica e já existia antes mesmo da vida de Cristo. A festa entrou no calendário cristão após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na quinta-feira santa.  Mesmo sendo anterior a Jesus, a comemoração da páscoa atual está ligada a sua história. A igreja celebra durante a páscoa a ressurreição de Jesus, ocorrida após três dias de sua morte.

Assim, durante a celebração Pascal a sociedade é convidada a viver e fazer o bem, a renovar os valores tão importantes na família, a buscar uma transformação individual, pois, Páscoa é vida, é ressureição, é renovação dos votos com Deus, é ter uma vida renovada de bons propósitos e boas ações. É um bom momento de pedir perdão e de perdoar, reconhecer falhas e limitações, de cultivar o amor, a paz, a ética, a solidariedade, o cuidado, o zelo não só com o seu semelhante, mas com todas as formas de vida.

E se além de cultivar esse espírito Pascal você também quiser presentear as crianças, as pessoas que você gosta mantendo a tradição de doar e receber presentes,  Rammi (2015) afirma que é possível celebrar uma Páscoa sem consumismo através de algumas sugestões, que representam uma Páscoa cheia de sentido e respeito, um verdadeiro rito de passagem:

___________________________

¹ Professora IERGS – UNIASSELVI. Drª em Geografia -Análise Ambiental. E-mail: lufofonka@yahoo.com.br

 

 

*Faça com as crianças receitas caseiras de chocolate, biscoitos ou bolos e distribua para seus amigos e familiares.

*Pinte ovos de galinha invocando as tradições originais;

- Use a história da Galinha Ruiva para ilustrar o plantio, colheita e moenda do trigo e finalize assando um belo pão para compartilhar com a família, como fez Jesus Cristo.

- Caso não consiga resistir à tentação de comprar chocolates, prefira comprar ovos de chocolate, de produtores locais, doceiras e artesãos.

Uma outra alternativa é a confecção de um boneco ecológico com carinha de coelho (Figura 1) feito pela produtora Mauriz (2015). Segunda a autora “Esse é um presente criativo, que estimula o lado lúdico e é bastante educativo, já que desperta a curiosidade e a vontade de cuidar de um outro ser”. O boneco com carinha de coelho ajuda as crianças a perceberem que as plantas têm vida e que devem ser cuidadas e respeitadas.

 

Description: C:\Users\LuFofonka\Pictures\coelho ecologico.jpg

Figura 1: Boneco Ecológico com carinha de Coelho. Fonte: Colégio Silvio Gonzales, 2015

 

O boneco ecológico é feito à base de serragem prensada e sementes. Quando regado, as sementes germinam e o coelho fica cabeludo, podendo ser podado quando estiver grande. Cada boneco deve ser dado acompanhando um pratinho para a contenção de água e um pequeno manual de instrução que ensina como cuidar dele. 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

Disponível em: http://www.ecopedagogia.bio.br/index.php/2012-04-04-16-17-49/vida-e-sensivel/915-pascoa-livre-do-consumismo. Acesso em 26 de fevereiro de 2015.

 

Disponível em: http://acritica.uol.com.br/vida/Pascoa-consumismo-religiosidade_0_466153651.html. Acesso em 26 de fevereiro de 2015.

 

Disponível em: http://www.silviogonzalez.com.br/noticias/boneco-ecologico-acredite-pascoa-rima-com-ecologia. Acesso em 26 de fevereiro de 2015.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos