Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
12/03/2015 (Nº 51) SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: UMA NOVA PROPOSTA PARA HOTÉIS EM XANXERÊ/ SC
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2012 
  

 

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: UMA NOVA PROPOSTA PARA HOTÉIS EM XANXERÊ/ SC

 

Andrieli Buchi aluna do curso Técnico em Administração do Senac SC- unidade de Xanxerê

Daniela Guinzelli aluna do curso Técnico em Administração do Senac SC- unidade de Xanxerê

Karina Gasparetto aluna do curso Técnico em Administração do Senac SC- unidade de Xanxerê

Leide Ramos aluna do curso Técnico em Administração do Senac SC- unidade de Xanxerê

Poliana Aparecida Tavares Brandalize Professora do curso Técnico em Administração do Senac SC- unidade de Xanxerê, Esp. em Licenciamento Ambiental, Pós graduada em Engenharia da Produção e Mestranda em Engenharia Florestal  - FURB (politavares@yahoo.com.br)

 

 

RESUMO

Com a grande preocupação que surgiu nos últimos anos com relação ao meio ambiente, este projeto tem como objetivo, apresentar uma proposta para a certificação de Sistema Comunitário de Eco-Gestão e Auditoria (EMAS) aos hotéis do município de Xanxerê-SC.

EMAS é uma certificação elaborada para organizações que pretendem melhorar o seu desempenho ambiental, ao mesmo tempo que buscam manter seus colaboradores e clientes conscientes da nossa responsabilidade social e tornando-os mais eficientes e competitivos.

A ideia da certificação se deve em decorrência da necessidade deinformar e conscientizar a rede hoteleira em ser ecologicamente correta e sustentável, pois na atualidade poucos são os hotéis que conseguem ter uma gestão eficaz dos seus recursos como o reaproveitamento da água, sistema de iluminação e correta designação do lixo orgânico.

Através da certificação EMAS além de conseguirmos garantir um ambiente sustentável para as futuras gerações, obteremos também ganhos econômicos e sociais.

 

Palavras-chaves: certificação EMAS, hotéis, sustentável.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

Um Sistema Comunitário de Eco-gestão e Auditoria(EMAS) é um instrumento destinado a empresas que pretendem melhorar o desempenho ambiental (VIDEIRA et al.,2010).

Conforme Filho Oliveira (2004), um sistema de gestão ambiental proporciona condições competitivas para qualquer empresa independente do ramo do segmento econômico.

De acordo com o mesmo autor não é apenas questão de legislação, mas principalmente a associação à gestão ambiental como melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentar a competitividade, atender ao cliente com preocupações ambientais, atender as organizações não governamentais ambientalistas, e melhorar o marketing da empresa.

As questões ambientais têm se tornado cada vez mais evidente nas empresas, tornando-se, assim,necessária a adoção de atitudes que contribuem para a sustentabilidade empresarial(FIGUEIREDO et al., 2009).

O EMAS traz esta sustentabilidade ambiental, através de metodologias baseadas em um sistema de gestão ambiental, desenvolvendo a criatividade e melhorando o desempenho ambiental de produtos ou processos empresariais (VIDEIRA et al.,2010).

Conforme o mesmo autor, o EMAS é baseado em um ciclo de melhoria contínua, conhecido como ciclo PDCA, e é através desse ciclo que a empresa irá garantir um sistema de gestão ambiental eficiente.

O objetivo desse trabalho é elaborar parte de uma proposta de melhoria contínua e indicadores ambientais, para a obtenção de uma certificação ambiental, seguindo a proposta do manual EMAS.

 

1.1 Caracterização do Problema

 

Dos hotéisde Xanxerê atualmente nenhum possui um sistema de gestão ambientale também uma certificação doEMAS.

Assim, á uma preocupação em relação à quantidade de resíduos que um hotel pode produzir: água, energia elétrica e lixo, e também em relação às áreas verdes e consumo consciente.

Após o hotel adotar um sistema de gestão ambiental certificado (EMAS), diminuíra, consequentemente, a quantidade de resíduos, em números significativos, pois o envolvimento da direção juntamente com o treinamento dos colaboradores fará com que o hotel esteja dentro das normas de exigência de uma certificação européia.

Reforçando que, quando se oferece inovação com sustentabilidade se torna um fator mais atrativo aos hóspedes e demais colaboradores. Acredita-se, que será exigido cada vez mais hotéis ecologicamente corretos e algum tipo de certificaçãorelacionada à sustentabilidade.

Assim aquele que aderir a um sistema de gestão ambiental estará à frente de seus concorrentes e dentro da legislação ambiental.

 

1.2 Objetivos e Metas

Elaborar parte de uma proposta sobre o sistema de gestão ambiental, visando à certificação através do manual EMAS para hotéis em Xanxerê- SC.

 

 

1.2.1     Objetivos Específicos

-    Desenvolver indicadores de desempenho voltados para o sistema de gestão ambiental;

-    Identificar requisitos ambientais para a certificação EMAS;

-    Treinar os colaboradores para a certificação EMAS;

-    Apresentar proposta de melhoria contínua com relação a boas práticas ambientais;

 

1.3 Justificativa

 

No Brasil poucos são os hotéis certificados pelo EMAS ou que possuem um selo verde. Na Europa a certificação é mais conhecida, porém no Brasil foi difundida após 2010. Na região Oeste de Santa Catarina a atividade turística tem demonstrado um crescimento econômico por possuir balneários com águas termais à disposição o ano todo.

A rede hoteleira da região Oeste ainda não possui conhecimento sobre os benefícios da certificação EMAS, levando em consideração esta realidade, o grupo de alunos do curso Técnico em Administração vislumbrou a possibilidade de aplicar essa ideia inovadora aos hotéis da cidade de Xanxerê.

Com a aplicação deste projeto a rede hoteleira estará cumprindo a legislação ambiental vigente além de demonstrar maior responsabilidade sócio ambiental, integridade dos serviços oferecidos, redução de custos e melhor percepção do cliente em relação a qualidade oferecida pelo hotel.

 

 

2     FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

2.1         EMAS (Sistema Comunitário de Eco-Gestão e Auditoria)

 

EMAS é uma certificação de participação voluntária, elaborada para organizações que pretendem melhorar o seu desempenho ambiental, e ao mesmo tempo buscam manter seus colaboradores e clientes, informando a respeito de seus interesses voluntários (NUNO et al., 2010).

Segundo o mesmo autor a certificação EMAS teve origem e grande dissipação nos países europeus. A norma procura desenvolver a criatividade das organizações, no sentido de melhoria ambiental, também procura alertar os colaboradores e consumidores sobre a necessidade de utilizar recursos ambientais de forma responsável e sustentável, minimizando a poluição e a produção de resíduos, promovendo assim uma gestão ambiental eficaz.

Para Schenini et al., (2005), além dos procedimentos e controles o EMAS tem como objetivo garantir que os produtos ou serviços da empresa sejam ecologicamente corretos, programando e acompanhando as atividades de proteção ambiental. Conforme o mesmo autor, deve ser seguido algumas diretrizes como organização, planejamento, atribuição de responsabilidade, investimento de recursos materiais se necessários e uma determinação de procedimentos para atender uma política ambiental e indicadores de desempenho.

2.2 SGA (Sistema de Gestão Ambiental)

 

Em meio a globalização os consumidores se tornaram mais exigentes e informados, querendo assim encontrar organizações certificadas com um sistema de gestão ambiental.  As empresas que utilizam essa prática atingem uma vantagem competitiva perante aos concorrentes (VIEIRA  et al, 2013).

Dentre muitas organizações a grande preocupação está voltada para as redes hoteleiras, pois as mesmas, geram resíduos dos mais diversos tipos e para minimizar esses impactos ambientais se faz necessário a implantação de um conceito ambiental baseado no SGA (FILHO SILVA, 2008).

Équestão de bom senso empresarial investir na conservação do meio ambiente, já que atualmente a preocupação com o mesmo vem sendo tema de discussão, e com isso, a abordagem do assunto está cada vez mais frequente, principalmente em hotéis, pois usam diretamente recursos naturais (SCHENINI et al.,2005).

Assim,para Filho Silva (2008), o meio ambiente se tornou uma estratégia de marketing empresarial, buscando desenvolvimento econômico e sustentável, e adequar-se a esse sistema requer um planejamento estratégico.

As organizações que não se adéquam a atividades ambientais estarão perdendo clientes e colaboradores que buscam organizações que adotaram uma imagem ambiental politicamente correta(VIEIRA  et al., 2013).

Implantar um sistema de gestão ambiental é um dos meios mais eficientes e competitivos para assegurar otimização e melhor desempenho ambiental. Evitando situações que resultam de não conformidades legais. A implantação de um sistema de gestão ambiental garante a minimização de consumos desnecessários (VIEIRA  et al., 2013).

Para a implantação de um sistema de gestão ambiental Nuno et al., (2010), sugere algumas metas, sendo elas:

-          Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com objetivos, metas, responsabilidades e preocupação no desempenho ambiental.

-          Avaliação continua de melhoria no desempenho do SGA.

-          Informações atualizadas e repassadas para o público e outras partes interessadas.

-          Participação de trabalhadores e colaboradores, com aperfeiçoamento profissional e com treinamentos relacionados com a implementação do SGA.

 

 

2.3         O Pilar da Sustentabilidade

 

O pilar da sustentabilidade que está relacionado sobre ser economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente ou ambientalmente correto, Figueiredo et al., (2009), tem gerado interesse por parte de muitas organizações empresariais não apenas por questões legais mas também como estratégia de criar um marketing verde, sobre seus produtos ou serviços.

Em relação a ser economicamente viável para Almeida e Abranja (1987), deve propiciar um desenvolvimento econômico da empresa, e da região, devendo ter uma gestão eficaz dos recursos.Conforme os mesmos autores são entendidos como socialmente justo um processo que visa a melhoria da qualidade de vida com distribuição mais justa de rendimentos e bens, esse processo deve ter uma diversidade cultural e uma valorização da população.

Para utilizar de forma ecologicamente correta a empresa deve saber a melhor maneira de manusear os recursos naturais para conseguir um equilíbrio, visando a conservação e garantindo um ambiente sustentável para as futuras gerações, tendo um manuseio correto de resíduos, efluentes e substância tóxicas (ALMEIDA; ABRANJA, 1987).

Para Vaz e Araujo (2011), a crescente preocupação com o meio ambiente tem levado empresas do mundo todo, inclusive do Brasil, buscar alternativas de produção mais limpas através de práticas que não prejudiquem o meio ambiente e matérias-primas menos tóxicas, reduzindo assim o impacto dos seus processos. Alguns segmentos da sociedade têm conscientização dos problemas ambientais e estão buscando por empresas que já possuem uma preocupação ambiental gerando uma pressão entre produzir e manter um equilíbrio com o meio ambiente.

A partir da Conferência Rio 92, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou uma série de diretrizes sobre responsabilidade social dando ao governo poderes para que exija das organizações o respeito pelos direitos humanos e pelo desenvolvimento econômico local.

Atualmente não basta uma empresa simplesmente visar lucros, os resultados devem incluir ganhos ambientais e sociais. Ao mesmo tempo em que representa ser um desafio a busca pela sustentabilidade, pode representar novas oportunidades de negócios, pois há uma grande tendência dos clientes preferirem produtos e serviços sustentáveis, e essa alternativa vai representar uma vantagem competitiva entre as redes hoteleiras.

 

3     DESENVOLVIMENTO

 

3.1         Métodos e Procedimentos

Foi elaborado um questionário (abaixo) composto por nove perguntas em relação ao sistema de gestão ambiental (EMAS). Este questionário foi enviado por e-mail aos hotéis do município de Xanxerê–SC.

 

QUESTIONÁRIO EMAS

Nome:

 

Empresa:

 

Contato:

 

 

 

1-Seu hotel conhece ou já ouviu falar sobre a Certificação EMAS?

___________________________________________________________________

2-O que você acredita que seja o EMAS?

___________________________________________________________________

3-Sua empresa considera a certificação importante? Por quê?

___________________________________________________________________

4-Na sua empresa, a certificação traria vantagens? Ou desvantagens? Quais?

__________________________________________________________________

5-É de interesse do Hotel implantar o EMAS?

___________________________________________________________________

6­­-Você pensa que com a Certificação atraíra mais hóspedes? Por quê?

___________________________________________________________________

7-Sua empresa preocupa-se com questões ambientais? De que forma?

___________________________________________________________________

8-Sua empresa possui uma área ambiental ou ecológica?

___________________________________________________________________

9-Consideram importante apresentar a proposta do EMAS, antes de implantá-lo?

___________________________________________________________________

 

Preenchido por:____________________________              Cargo:______________

 

Para atender parte da certificação EMAS foi sugerido alguns indicadores de desempenho conforme (Tabela 01) que a rede hoteleira poderá optar dentre eles ou criar outros.

 

Tabela 01- Sugestão de indicadores ambientais para um sistema de gestão ambiental em hotéis.

 

Indicadores

Unidade de Medida

Consumo de lixo orgânico produzido.

Kg

 

Consumo de água.

Litros

 

Consumo de energia elétrica.

Kw/h

 

Consumo de gás butano.

Libras

 

Produção de ruídos.

dB

 

Produção de águas residuais (cisterna).

Litros

 

Investimento em tecnologia ambientalmente eficaz.

R$

 

Reutilização de resíduos orgânicos (horta sustentável).

Kg

 

 

 

 

 

Além dos indicadores acima, também foi proposto pelo grupo alguns requisitos ambientais necessários para obter a certificação, que foram eles:

-Minhocário com a horta sustentável: todo o resíduo orgânico gerado no restaurante do hotel, passará por uma compostagem, e após,o mesmoresíduo será utilizado na horta;

- Lavagem de roupas programadas: com a lavagem de roupas programada diminuirá o consumo de energia elétrica e água, e não haverá necessidade de investimentos.

- Reaproveitamento da água: construção de uma cisterna para captação da água da chuva, esta água coletada será utilizadapara a lavagem de pisos e calçadas externas;

- Sistema de iluminação: instalação de sensores em cada espaço ou cômodo do hotel, assim quando o hóspede ou colaborador passar, automaticamente a luz vai ascender e consequentemente se desligar sozinha.

Faz-se necessário também o treinamento dos colaboradores, e a sugestão é contratar uma empresa especializada para fornecer consultoria e treinamento dos colaboradores, e posteriormente garantir que a rede se mantenha certificada.

Para que o hotel mantenha a certificação, o EMAS exige que seja mantida uma proposta de melhoria contínua, garantindo o cumprimento dos requisitos propostos. Nesta proposta é necessário manter os indicadores atualizados mensalmente, treinar os colaboradores com a política ambiental, e com os requisitos, além de fazer auditorias internas conforme os cronogramas estabelecidos pelo hotel.

 

3.2         Custos

 

Os custos para uma implantação EMAS varia de estado para estado, ou seja, cada região estabelece suas regras e juros sobre os custos e taxas das organizações.

Algumas das adequações a serem feitas pelos hotéis para se enquadrar na certificação EMAS, é adquirir equipamentos economizadores de água e energia (temporizador de torneira, descargas de dois acionamentos, lâmpadas econômicas, sensores de presença, etc.), reuso de toalhas e roupas de cama, energia no quartos com controle por chave-cartão, captação da água da chuva, reciclagem de resíduos, compostagem de resíduos orgânicos, energia solar ou eólica, horta de empreendimento, possuir telhas verdes em suas dependências.

Além disso, custos relacionados à consultoria com uma empresa especializada para auxiliar na elaboração dos procedimentos e treinamento da equipe.

Os principais custos que estão relacionados ao atendimento dos requisitos ambientais, é com a captação de água e a compostagem de resíduos orgânicos. Abaixo relacionamos esses itens.

Para a captação da água da chuva na (Tabela 02) segue o orçamento para a construção de uma cisterna com capacidade de 30.000 litros, o suficiente para abastecer um hotel de médio porte durante o período de um mês.

 

Tabela 02 – Orçamento aproximado para construção da cisterna.

Materiais para construção de uma cisterna

 

Item

Descrição

Unidade

Quant

Valor

Unitário

Valor Total

1

Cimento

sacos

26

R$ 19,47

R$ 506,22

2

Brita Média

1

R$ 31,00

R$ 39,00

3

Areia Media (peneirada)

Latas ou m²

126 ou 3

R$ 71,00

R$ 213,00

4

Malha de Ferro 4,2’’ (soldada 15x15cm)

63

R$ 7,34

R$ 462,42

5

Tela de metal ¹/2 polegada 1,0m(Altura)

50

R$ 5,50

R$ 275,00

6

Tela de plástico ¹/2 polegada 1,0m(Altura)

50

R$ 1,90

R$ 95,00

7

Arame recozido 0,18

Kg

8

R$ 7,41

R$ 59,28

8

Varas de bambu 2,5 m de comprimento

uni

40

R$ 0,00

R$ 0,00

9

Tampa para cisterna de zinco

uni

1

R$ 60,00

R$ 60,00

Sub-total de materiais de construção:

R$ 1.709,92

 

 

 

Material para tubulações, conexões e bomba submersa da cisterna:

10

Bomba submersa 127v

uni

1

R$ 136,00

R$ 136,00

11

Cola para PVC 175 gramas

uni

1

R$ 5,83

R$ 5,83

12

Registro PVC 40 mm

uni

1

R$ 18,15

R$ 18,15

13

Tubo PVC 40 mm soldável (6m)

uni

1

R$ 31,45

R$ 31,45

14

Joelho PVC 90/40 mm

uni

1

R$ 2,06

R$ 2,06

15

Tubo PVC 200 mm(6m)

uni

1

R$ 165,17

R$ 165,17

16

Tubo PVC 150 mm

m

1

R$ 14,12

R$ 14,12

17

Joelho PVC 200 mm

uni

2

R$ 66,68

R$ 133,36

18

Tampa para tubo 200 mm

uni

1

R$ 61,67

R$ 61,67

19

T 200x150 mm

uni

1

R$ 10,20

R$ 10,20

20

Redução 200x150 mm

uni

1

R$ 24,02

R$ 24,02

Sub-total da bomba, tubulações e conexões:

R$ 602,03

Valor aproximado para construção de cisterna de 30.000l

 

R$ 2.311,95

Fonte: Paloschi et al.,s.dadaptado por Buchi et al., 2014.

Para a compostagem de resíduos orgânicos (Tabela 03) segue o orçamento para a construção do minhocário.

 

Tabela 03 - Orçamento aproximado para construção de um minhocário.

Materiais para a construção minhocário

Item

Descrição

Unidade

Quant

Valor Unitário

Valor Total

1

Cimento

Saco

1

R$ 19,47

R$ 19,47

2

Areia

1

R$ 71,00

R$ 71,00

3

Pregos

Saco

1

R$ 2,80

R$ 2,80

4

uni

1

R$ 22,71

R$ 22,71

5

Enxada

uni

1

R$ 12,00

R$ 12,00

6

Martelo

uni

1

R$ 24,90

R$ 24,90

7

Lona Preta

4

R$ 2,20

R$ 8,80

8

Folha de Zinco

uni

2

R$ 100,00

R$ 200,00

9

Pilar de Eucalipto Tratado

uni

4

R$ 29,80

R$ 119,20

10

Minhocas

uni

1000

R$ 00,35

R$ 350,00

11

Terra

 

 

 

 

Valor  total aproximado para construção do minhocário 830,88

 

 

3.3         Resultados esperados

 

Levar o conhecimento sobre a certificação EMAS aos empresários dos hotéis do município de Xanxerê-SC e os benefícios que a mesma pode oferecer a rede hoteleira.

Em estudo de viabilidade econômica para implantação de uma cisterna proposto por (Paloschi et al., s.d) a simulação de gastos antes e depois segue abaixo:

• Ano de Implantação: 1998

• Período: 2 meses

• Valor do Investimento: R$ 4.000,00

• Ações realizadas: Pesquisa e correção de vazamentos na rede interna,

reservatórios, pontos de consumo; instalações hidráulicas prediais.

• Consumo anterior: 1.460 m3/mês; Valor da conta: R$ 14.016,00

• Consumo após a intervenção: 1.045 m³/mês; Valor da conta: R$ 10.032,00

• Redução mensal: - 415 m³/mês (28%) representando R$ 3.984,00.

• Retorno do investimento: 1 mês


 

4          CONCLUSÃO

 

Com o estudo realizado, percebe-se a falta de conhecimento sobre a certificação EMAS e um sistema de gestão ambiental perante a rede hoteleira de nosso município.

Por ser uma norma recente no Brasil, houve dificuldade em encontrar material científico sobre o assunto.

A aplicabilidade do projeto demonstra ser viável, se levarmos em consideração os investimentos iniciais e os benefícios ambientais, teremos um retorno financeiro a curto prazo.

 

 


 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Isabel Duarte de; ABRANJA, Nuno Alexandre. Turismo e Sustentabilidade. Cogitur: 1987.

 

FIGUEIREDO, Gabriela Negrão de; ABREU, Regilane Lacerda; CASAS, Alexandre LuzziLas. Reflexos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) na Imagem das Empresas: Uma Analise do Consumidor Consciente e do Marketing Ambiental. PUC/SP:2009.

 

FILHO SILVA, Antonio Roma Alvez da. Sistema de Gestão Ambiental como Estratégia Empresarial no Ramo Hoteleiro. Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPROUniversidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2008.

 

FILHOOLIVEIRA, Jaime Evangelista de. Gestão Ambiental e Sustentabilidade: um novo paradigma eco-econômico para as organizações modernas.2004. Acesso em: 28/06/2014.

 

NORMA BRASILEIRA ABNT NBR ISO 14001. Sistema de gestão ambiental – Requisitos com orientação para uso. Disponível em: http://www.labogef.iesa.ufg.br/labogef/arquivos/downloads/nbr-iso-14001-2004_70357.pdf. Acesso em 30/06/2014.

 

NUNO,Videira; ANTUNES, Paula; FARINHA, João; TOMÉ, João; FERREIRA, Patrícia. Manual de Implementação do EMAS no Sector da Hotelaria. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. 2010

 

PALOSCHI, Katia Terezinha; DAMBROS, Talita Caroline; PERONDI, Miguel Ângelo. Viabilidade da implantação de cisternas para captação de água pluvial no meio rural na região sudoeste do Paraná. Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural – Assesoar e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

 

SCHENINI, Pedro Carlos; LEMOS, Renato Nunes; SILVA, Fernando Amorim da. Sistema de Gestão Ambiental no Segmento Hoteleiro. Anais do II Seminário de Gestão de Negócios. Paraná: FAE, 2005.

 

VAZ, Marta; JUNIOR ARAUJO, José Pires de. Os Três Pilares da Sustentabilidade. 2011. Disponível em: http://www.revistatecnologiagrafica.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2183:os-tres-pilares-da-sustentabilidade&catid=93:gestao-ambiental. Acesso em 24/07/2014.  

 

VIDEIRA, Nuno; ANTUNES, Paula; FARINHA, João; TOMÉ João; FERREIRA, Patrícia. MARCOS, Julieta. S; GIL, Hélder; LICO, Isabel; GORGULHO, Joana; SOUSA, Maria I. Manual de implementação do EMAS no sector da Hoteleria. Agência Portuguesa do ambiente. FCT, Eurodois:2010.

 

VIEIRA, Conceição; ALVEZ, Joaquim; ROQUE, Manuela.Manual Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS)Setor da Cerâmica. 2013.

Ilustrações: Silvana Santos