Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
12/03/2015 (Nº 51) GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE FEIRAS LIVRES EM BELÉM-PA (AMAZÔNIA): 25 DE SETEMBRO E VER-O-PESO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1997 
  

 

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE FEIRAS LIVRES EM BELÉM-PA (AMAZÔNIA): 25 DE SETEMBRO E VER-O-PESO.

 

 

Com o aumento da população mundial surge a problemática de geração de resíduos sólidos, estes quando descartados de forma inadequada no meio ambiente causa diversos problemas para a sociedade. E necessário um trabalho de educação ambiental que possa reduzir os problemas das feiras livres de Belém gerado pelo descarte indevido de resíduos sólidos e o que e possível fazer com esses rejeitos.

 

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE FEIRAS LIVRES EM BELÉM-PA (AMAZÔNIA): 25 DE SETEMBRO E VER-O-PESO.

 

Geysa Regina Ramos de Moraes¹

Maria Roberta C. de Siqueira¹

Ramon Caliman Silva¹

 Antônio Claudio do Rêgo Coêlho²

 

1. Graduanda do curso engenharia sanitária e ambiental na universidade da Amazônia –UNAMA, e graduada em técnica em pesca pelo instituto federal do Pará- IFPA. E-mail: geysareginam@hotmail.com

1. Graduanda do curso de engenharia sanitária e ambiental na universidade da Amazônia-UNAMA E-mail: robertacavalcante_c13hotmail.com

1.  Graduando do curso de engenharia ambiental no instituto de ensino superior da Amazônia – IESAM. E-mail: ramomsilva2009@live.com

2.  Graduado em enfermagem pela Universidade do estado do Pará- UEPA, graduado em licenciatura em biologia pela universidade federal do Pará- UFPA, especialista em enfermagem obstétrica pelo ministério da saúde (MS) e mestrando em desenvolvimento urbano e meio ambiente pela universidade da Amazônia - UNAMA. E-mail: Claudioenfbio@gmail.com

 

 

RESUMO

 

No presente trabalho de pesquisa analisaram-se os possíveis problemas nas feiras livres da cidade de Belém gerados pelo descarte indevido de resíduos sólidos e o que é possível fazer com esses rejeitos procurando identificar os problemas enfrentados pela população em decorrência da falta de conscientização das comunidades e, se possível, apontar métodos para minimizar a problemática do descarte de forma inapropriada dos resíduos.

A partir da coleta de informações, foi possível avaliar as condições das duas feiras livres de Belém, Na feira da 25 localizado no bairro de São Brás 70% dos entrevistados responderam que não há perda de produtos, ou perdem muito pouco, pois compram quantidades exatas para serem vendidas e 30% responderam que a produção perdida é jogada nas caçambas de lixo ou doam.

No mercado do Ver-o-Peso localizado no bairro da Cidade Velha, 80% dos entrevistados disseram que não há desperdício de alimento, ou esta é em pequena quantidade, pois não comprarem quantidades que excedem muito ao que é vendido por dia e 20% respondeu que os resíduos são jogados no lixo, doam ou levam para suas casas para ser comercializado no dia seguinte.

Esse trabalho tem como objetivo Apontar métodos viáveis para tentar minimizar a quantidade de resíduos sólidos nas feiras livres de Belém e conscientizar a população sobre a importância de se manter as feiras limpas e em boas condições de trabalho.

Palavras Chaves: Resíduos Sólidos; Feiras; Desperdício De Alimento.

 

1 INTRODUÇÃO

 

Com o aumento da população mundial surge a problemática de geração e acumulo de resíduos sólidos. Estes quando não descartado de forma adequada no meio ambiente causa diversos problemas para o mesmo e para o homem.

            No município de Belém o crescimento populacional não veio com a infraestrutura necessária para minimizar os problemas de saneamento como o de disposição final adequada para os resíduos sólidos, com isso, a população pode ser afetada com problemas como o de saúde, e o meio ambiente pode ser poluído causando danos aos seus ecossistemas.

 

A forma de disposição de resíduos orgânicos pode provocar a depreciação da paisagem, atrair vetores como moscas, formigas, baratas, ratos e mosquitos, que em contato com os alimentos podem trazer problemas de saúde ao homem como a cólera, amebíase, poliomielite entre outras, que se beneficiam das más condições de higiene para se proliferar.

 

Os resíduos sólidos que ficam expostos nas feiras causam aspectos desagradáveis, que podem até mesmo chegar a afastar os consumidores. Quando os resíduos sólidos são descartados inapropriadamente no meio este causa a poluição do mesmo, pois existem alguns tipos de resíduos que demoram bastante para se decompor, e , bem como a presença de chorume, líquido proveniente da decomposição desses resíduos altamente poluentes. Os resíduos sólidos podem ser de diversos tipos tais como, hospitalar, resíduos de construção civil, resíduos sólidos urbanos, resíduos perigosos e não perigosos entre outros.

 

2 RESÍDUOS SÓLIDOS

Segundo a definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os resíduos sólidos são resíduos no estado sólido e semisólido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes dos sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis.

Os resíduos sólidos, em geral, são formados a partir de atividades humanas, tendo características específicas do processo em que foi gerado. Quando um resíduo pode ser reaproveitado ela passa a ser matérias-primas-secundárias, porém quando um resíduo não tem aproveitamento econômico por nem um processo tecnológico disponível ele é denominado rejeito.

Em uma cidade podemos encontrar vários tipos de resíduos sólidos como:

·        Lixo domiciliar – produzido nas residências, caracterizando-se por uma grande quantidade de matéria orgânica (superior a 50%), constituída de restos de alimentos, folhagens e outros detritos putrescíveis; composto, também, de papeis, plásticos, vidros, latas, embalagens diversas, material de varredura, etc.

·        Lixo comercial – constituído, principalmente por embalagens, papel, papelão, plástico, e outros materiais típicos de atividades de comércio, além de restos.   

·        De alimento e outros detritos orgânicos, provenientes de bares, restaurantes, hotéis, etc.

·        Lixo industrial – de composição variável, dependendo dos tipos de indústrias; pode conter resíduos com produtos químicos tóxicos.

·        Lixo hospitalar – pode constituir-se de: resíduos não patogênicos, oriundos das atividades administrativas ou de outras que não causem contaminação (papéis, plásticos, vidros, latas, restos de alimentos, embalagem, etc.); resíduos patogênicos, tais como, material de laboratório, restos de cirurgias, alimentos contaminados, seringas, etc.

·        Lixo público – proveniente de varrição, capinação e raspagem de vias públicas caracterizando-se pela presença de: folhas, capins, papéis, invólucros de cigarros, bombons, picolés, etc.

·        Lixo especial – restos de podações, animais mortos de grande porte, entulhos, móveis velhos, grandes volumes, etc.

·        Lixo de feiras e mercados – com predominância de matéria orgânica putrescível: frutas, palhas, restos de alimentos, folhas, etc. (MOTA, 2006).

·        O lixo pode constituir-se num meio favorável à transmissão de doenças, por via direta e, principalmente, por via indireta. A transmissão direta ocorre através de microrganismos patogênicos – bactérias, vírus, protozoários, vermes os quais alcançam os resíduos sólidos, podendo ocorrer à incidência de doenças epidêmicas, intestinais ou respiratórias.

A transmissão indireta é mais importante, pois pode alcançar uma população maior, que não esta diretamente associada aos resíduos sólidos. A transmissão indireta de doenças, a partir do lixo, pode ocorrer através de um dos seguintes mecanismos:

·         Meio ambiente poluído: ar, água, solo.

·         Insetos – moscas, baratas, mosquitos.

·         Roedores

·         Suínos, aves, cães, gatos (MOTA, 2006).

 

Como é possível observar, os resíduos sólidos é uma problemática presente em todas as pequenas e grandes cidades. Existem formas de se minimizar os impactos causados por eles ao meio ambiente e ao homem, que seria através da gestão desses resíduos tentando minimizar a geração destes e a quantidade de materiais que são destinados para o sistema de disposição final e utilizando-se da reciclagem para reaproveitar, se possível, esse material.  

 

3 MINIMIZAÇÃO DOS RESÍDUOS – OS 4 RS

O gerenciamento integrado de resíduos consiste na prática de utilizar diversas alternativas para solucionar os problemas dos resíduos sólidos, de tal forma que o conjunto tenha sustentabilidade econômica, ambiental e social. Nos sistemas de gerenciamento integrado de resíduos sólidos são aplicadas medidas simultâneas de redução de geração na fonte minimização por meio das diversas formas de tratamento e disposição de acordo comas condições locais, em proporções econômicas, sociais e ambientais ótimas. Nenhuma dessas medidas é capaz, de forma isolada, de solucionar os problemas de destinação dos resíduos sólidos domésticos (BARCIOTTE, 1993).

Ø  Reduzir – significa estabelecer padrões de consumo que diminuam a produção de resíduos nas fontes geradoras. A redução da quantidade de resíduos produzida tem efeito direto nos custos de coleta e disposição final de resíduos, além da economia de água, energia e outros recursos naturais.

Ø  Reutilizar – significa utilizar o produto novamente, para a mesma finalidade ou para outra, sem a necessidade de transformação do material, como é o caso de garrafas retornáveis.

Ø  Reciclar – pelos benefícios ambientais que potencialmente proporciona, é considerada uma das soluções prioritárias. No entanto, a fantasia de que o ciclo da reciclagem pode ser infinito também contribui para justificar o aumento do desperdício. A realidade é que em todo processo de reciclagem sempre há perdas, ou seja, não se consegue aproveitar 100% do material.

Ø  Reparar – a reparação é um processo que consiste na recuperação de certas matérias que ainda esteja em mínimas condições para serem trabalhados e posteriormente utilizados (PHILIPPI, 2005).

            Portanto, o problema de descarte inadequado de resíduos sólidos nas feiras livres de Belém podem ocasionar incômodos aos que nelas trabalham e aos seus consumidores, empecilhos estes que podem ser minimizados com medidas preventivas como o de conscientização da população sobre estes problemas e também com a coleta seletiva adequada nesses locais.

 

4 METODOLOGIA DA PESQUISA

           

            No presente trabalho daremos ênfase aos resíduos de feiras livres, onde participaram comerciantes e consumidores que se beneficiam desta atividades comerciais, que atualmente é uma problemática presente em quase todos os municípios.

            Primeiramente fez-se uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema resíduos sólidos do qual se pode observar os diversos tipos de resíduos que uma cidade pode conter, em especial nas feiras livres.

Depois de feita a pesquisa bibliográfica foram feitas visitas na maior feira livre da cidade de Belém, a do Ver-O-Peso, localizada na travessa Castilho França, na Cidade Velha e em outra feira livre como foi o caso da Feira da 25, localizada no bairro de São Brás. Nestas duas feiras livres foram aplicados questionários a 20 trabalhadores locais, 10 na Feira da 25 e 10 no Ver-O-Peso.

Na feira da 25, no bairro de São Brás foram possíveis coletar as seguintes informações:

1.    Quanto de produtos (frutas, verduras, legumes, mariscos, etc.) é perdido por dia?

70% responderam que não há perda de produtos, ou perdem muito pouco, pois compram quantidades exatas para serem vendidas.

30% responderam que a produção perdida é jogada nas caçambas de lixo ou doam.

2.    Quantas vezes por dia é feita a coleta pela prefeitura?

100% dos entrevistados disseram que as coletas ocorrem nos turnos da manhã, por volta das 11h00min horas, e no turno da noite, por volta das 22h30min às 23h00min horas.

3.    Quando há a perca de produtos existe a separação dos mesmos, em resíduos orgânicos e não orgânicos?

100% disseram que não, apenas descartam o lixo nas caçambas da prefeitura.

Figura 1. Na Feira da 25 no bairro de São Brás o mau acondicionamento dos produtos (Acervo do autor 2014).

 

Figura 2. Na Feira da 25  quantidade de lixo jogado na rua por falta de lixeiras Públicas (acervo do autor 2014)

 

 

No mercado do Ver-o-Peso, na Cidade Velha, foram possíveis coletar as seguintes informações:

1.    Quanto de produtos (frutas, verduras, legumes, mariscos, etc.) é perdido por dia?

80% dos entrevistados disseram que não há perdas, ou esta é em pequena quantidade, pois não comprarem quantidades que excedem muito ao que é vendido por dia.

20% responderam que os resíduos são jogados no lixo, doam ou levam para suas casas para ser comercializado no dia seguinte.

 

 

2.    Quantas vezes por dia é feita a coleta pela prefeitura?

100% dos entrevistados responderam que a coleta é feita frequentemente nos turnos da manhã por volta das 11h00min às 12h00min horas, à tarde por volta das 17h30min às 18h30min e a noite em torno das 23h00min às 00h00min horas.

3.    Quando há a perca de produtos existe a separação dos mesmos, em resíduos orgânicos e não orgânicos?

100% dos entrevistados responderam que não, apenas descartam da forma em que se encontra o resíduo nas lixeiras públicas.

Figura 3: No Ver-O-Peso maior facilidade de se encontrar lixeiras públicas (acervo do autor 2014).

Ver-o-Peso acondicionamento dos alimentos também é feita de forma inadequada (acervo do autor 2014)

 

5 CONCLUSÃO

          Os problemas de ambas as feiras livres podem ser solucionados com medidas simples, com o apoio governamental, pode-se ministrar palestras nas mesmas alertando aos que se beneficiam das feiras livres sobre os perigos que podem ocasionar a má disposição dos resíduos sólidos nas feiras e sobre a importância que tem a separação do lixo orgânico do não orgânico para a reciclagem. Os produtos orgânicos que são descartados de forma incorreta poderiam ser vendidos como adubo para plantações perto de nossa região, isso aumentaria as rentabilidades para os feirantes e minimizaria o acúmulo de lixo orgânico nos lixões. Já o lixo não orgânico, poderia passar por uma triagem para verificar o que pode ser utilizado na reciclagem.

 

Os feirantes poderiam colaborar para a redução da fome no Estado Do Pará principalmente no município de Belém, desde que haja organização não governamental ou mesmo do Estado ou Município. O descarte de alguns alimentos que ainda pode ser consumidos contribuiria para uma mudança social e econômica para diversas famílias carentes, e quanto o aspecto das feiras e evidente a necessidade de instalar posto de coletas seletivas.

 

 

 

 

8 – REFERÊNCIAS

 

 [ABNT] Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10004 – Resíduos Sólidos: classificação. Rio de Janeiro; 1987.

 MOTA, Suetônio. Introdução à engenharia ambiental/Suetônio Mota: 4 ed. Rio de Janeiro: ABES, 2006.

 Barciotte ML. Coleta seletiva e minimização de resíduos sólidos urbanos: uma abordagem integradora. São Paulo; 1993. [Tese de doutorado – Faculdade De Saúde Pública da USP].

 Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável/ Arlindo Philippi Jr.,editor. – Barueri, SP: Manole, 2005. – (Coleção Ambiental; 2)     

 

 

Ilustrações: Silvana Santos