Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
12/03/2015 (Nº 51) EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CERRADO E PANTANAL: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO SOBRE UM ECOSSISTEMA LÊNTICO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1994 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CERRADO E PANTANAL: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO SOBRE UM ECOSSISTEMA LÊNTICO.

 

 

Andrew Vinícius Cristaldo da Silva¹

¹ Mestrando em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (email: andrew.biologia@yahoo.com.br)

 

 

Resumo

O Brasil é o país com maior biodiversidade do universo. Os domínios morfoclimáticos ou biomas que serão discutidos no presente trabalho são o Cerrado e Pantanal. Os ecólogos chamam de ecótono, a área de transição de um bioma para o outro. Pelo falo de existir poucos trabalhos de educação ambiental com essas temáticas, buscou-se um trabalho de educação, percepção e sensibilização ambiental com os alunos do Projovem urbano do município de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul. Os alunos compreenderam a temática abordada, bem como transferiram tais conhecimentos adquiridos para a sociedade. Levantaram conhecimentos sobre as diversas temáticas abordadas, e futuramente serão disseminadores de tal conhecimento adquirido.

Palavras-Chave: Percepção Ambiental. Lagoa. Meio Ambiente. Projovem Urbano.

 

Introdução

O Brasil possui em sua extensão territorial 8.547.403 km². E é o país com a maior biodiversidade do planeta. Rico em exuberante fauna e flora, da Amazônia até o Sul, o Brasil possui diversas espécies de plantas e animais endêmicos (próprios do local), entretanto conviver em sociedade com os seres humanos está sendo cada vez mais difícil, uma vez que a expansão antrópica está lhes causando diversos desastres, tais como poluição de rios, lagos, mares, matança de animais silvestres, derrubada de mata para construção de moradias, dentre outras fatores que corroboram para tal polêmica. Há diversos meio de, pelo menos, minimizar tais efeitos. Os domínios morfoclimáticos ou biomas que serão discutidos no presente trabalho são o Cerrado e Pantanal. O cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, com aproximadamente 2 milhões de km². Possui características como galhos retorcidos, solo ácido, e situam-se em temperaturas altas. O pantanal é a maior planície alagável do universo. Seu dinamismo de cheias e secas faz com que haja uma complexidade de fauna e flora de grande exuberância. O estado do Mato Grosso do Sul abriga esses dois importantes ecossistemas. No município de Aquidauana (232 km da capital, Campo Grande) há o término do cerrado e o início das primeiras formações vegetais do pantanal. A Ecologia chama esse fator de Área de Transição ou Ecótono.

A necessidade de trabalhar a Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos é constatada pela razão de revelar a realidade socioambiental para, enfim, compreendê-la e transformá-la, tendo em vista que a maioria dos sujeitos que se utilizam dessa modalidade de ensino são pessoas que, em algum momento, evadiram da escola formal. Grandes parcelas desses sujeitos da EJA integram grupos sociais em estado de vulnerabilidade socioambiental, devido aos riscos a que estão submetidos, decorrentes de preconceitos e desigualdades econômicas na sociedade (LOUREIRO, 2004).

       Um dos processos de formação e sensibilização em relação a como conviver em harmonia com o meio ambiente são práticas simples, porém demanda muito conhecimento e dedicação: a Educação Ambiental. Tal prática tem como objetivo sensibilizar, ensinar, se interrelacionar com o meio ambiente, com o objetivo de compreender o ambiente em que vive. Sem compreensão não há preservação.

Pelo fato de haver pouca literatura em relação a estudos de educação ambiental relacionados a área de ecótono no Brasil, buscou-se promover tal ideia, com o intuito de sensibilizar os alunos em relação ao funcionamento destes ecossistemas tão importantes. Os alunos são de um projeto de inclusão da Secretaria Estadual de Educação, denominado Projovem Urbano. Tais alunos possuem idade de 18 a 29 anos, que, por motivos maiores, não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental. Os trabalhos foram realizados na escola onde os alunos estudam, e no Parque municipal da Lagoa Comprida, onde tiveram oportunidades de conhecer e comparar os diferentes ecossistemas.

 

Material e Métodos

A cidade de Aquidauana, de latitude 20º 28` 26`` S e longitude 55º 48` 25`` W, abrange um área territorial de 17.008 km² e uma população de aproximadamente 45.000 habitantes.  Segundo Queiroz (2006), seu território faz divisa com os municípios de Corumbá e Rio Verde, até o rio Aquidauana, fazendo também divisa com o município de Anastácio ao Sul; de Leste a Oeste desde a Serra de Maracaju, com os municípios de Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Corguinho, Rio Verde e Rio Negro até a divisa com o município de Miranda. Localiza-se na Região Centro-Oeste do Brasil, no Estado do Mato Grosso do Sul. Quanto à vegetação, a região está inserida numa área de transição entre o Cerrado e as formações vegetais do Pantanal, denominada então de área de transição ou área de ecótono. O Parque Municipal da Lagoa Comprida possui pouco mais de 70 ha e um quadro natural associado ao ambiente pantaneiro, onde está presente uma grande variedade de espécies animais e vegetais. É de grande importância para Aquidauana. Transformada em unidade de conservação pela Prefeitura, em 2001, sem controle ou restrição ao acesso e uso pela população, a área está amplamente sujeita às pressões e consequências da urbanização do entorno.

A área parcialmente inundada onde se forma a lagoa, além de significativa beleza, por seu tamanho e disposição no relevo, é considerada fundamental ao equilíbrio hidrológico local (SOUZA, 2010). De acordo com a ecologia e limnologia, uma lagoa é considerada um ecossistema lêntico. Recebe tal denominação uma vez que suas águas são paradas ou recebem pouco fluxo, parcialmente ou totalmente circundada por terra firme.

Em relação à metodologia estudada e utilizada para a prática de educação ambiental, dividiu-se em três etapas: realizou-se a primeira etapa numa escola estadual do município, local onde os alunos do projovem urbano estudam. Em sala de aula os alunos tiveram aulas teóricas sobre preservação ambiental, consciência ecológica, desastres ambientais, sociedade e ambiente, biologia de plantas e animais, diferença de cerrado e pantanal. Houve a confecção de cartazes, produções de texto e diversos exercícios para memorização do conteúdo proposto. A segunda etapa foi realizada no parque municipal da lagoa comprida. Os alunos foram divididos em grupos para cada grupo avaliar diferentes condições do local. O primeiro grupo fez um levantamento de animais vertebrados em invertebrados que pode ser encontrados no domínio morfoclimático Cerrado e Pantanal, outro grupo fez o levantamento da flora de ambos os locais: tipos de árvores nativas ou exóticas, por exemplo. Um terceiro grupo avaliou as condições da lagoa sob um ponto de vista de lazer para a sociedade. Os alunos utilizaram caneta, caderno e máquina fotográfica para anotar e fotografar as atividades propostas.

 

Resultados e discussão

Em sala de aula, os alunos observaram a importância de se preservar o ambiente em que vivem. Os cartazes confeccionados pelos alunos traziam maneiras de como preservar o meio ambiente, com frases de sensibilização e desenhos sobre a natureza. Houve a compreensão dos alunos em relação à utilização da lagoa comprida, seu manejo e gestão. Um grupo de alunos explicou a diferença de cerrado e pantanal, com perguntas e respostas. Um grupo de alunos encontrou uma família de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) num determinado local, e analisou o comportamento do animal por algumas horas. Houve constantemente a percepção deles em relação ao meio ambiente, com anotações e fotografias de diferentes paisagens do local.

         Outro grupo promoveu a conscientização ambiental para os moradores do local, com a finalidade de discutir a quantidade de lixo ao redor da lagoa, derrubada de árvores, e as queimadas excessivas que sempre ocorrem no interior do parque. Carvalho (2008) afirma que a Educação Ambiental, em seu caráter formal e multidisciplinar, tem sido considerada uma ferramenta imprescindível para a formação de uma geração ambientalmente consciente. À medida que se cresce em contato com a temática ambiental, práticas positivas com relação ao meio ambiente passam a ser inerente ao indivíduo e assim o sujeito ecológico começa a ser trabalhado. O objetivo proposto aos alunos foi alcançado.

          De acordo com Jacobi (2003), é necessária a promoção do crescimento da consciência ambiental, possibilitando participação efetiva da população nos processos de decisão, como maneira de fortificar sua responsabilidade no controle e na fiscalização de ações de degradação ambiental.

Conclusões

           Compreender o funcionamento de um ecossistema é fundamental para que se preserve o meio ambiente. Estabelecer relações e abranger diferentes áreas de vegetação é importante, uma vez que a compreensão gera a preservação. A área estudada (cerrado-pantanal) é muito rica e diversificada em fauna e flora. Os alunos do projovem urbano assimilaram a temática abordada, bem como compartilharam tais conhecimentos adquiridos para a sociedade. Hoje a sociedade precisa urgentemente adquirir conhecimentos nas áreas ligadas ao meio ambiente, pois muitos estão sendo os danos causados a ele, pelo homem, algumas vezes por falta de informação. Com esta pesquisa, foi possível entender que há necessidade de ampliar as pesquisas relacionadas à aplicação da Educação Ambiental nas escolas. Sendo assim, reivindicamos a importância de expandir os investimentos políticos na área da pesquisa em educação, uma vez que a consideramos como uma ferramenta eficaz para minimizar os impactos ambientais causados pelo homem. Sendo assim a educação ambiental é um meio de sensibilizar a sociedade. Através da educação ambiental prática, os alunos do projovem urbano serão capazes de se tornarem disseminadores do conhecimento científico sobre o meio ambiente em que estão inseridos.

 

Referências Bibliográficas

 

CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, n. 118, pág. 189-206. 2003.

LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

QUEIROZ, W. M. Análise do índice de uso e ocupação do solo e seus reflexos ao meio ambiente na cidade de Aquidauana. (Monografia de especialização em geografia). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Aquidauana, 2006.

SOUZA, E.P; MARTINS, S.R.O. Cotidiano e conflitos no entorno de uma unidade de conservação em área urbana: o caso do Parque Municipal da Lagoa Comprida. (Dissertação de mestrado em geografia). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Aquidauana, 2010.

Ilustrações: Silvana Santos