“Educar ambientalmente é educar para a participação, para a luta, para a política, para a mudança” (Declev Reynier Dib-Ferreira).
ISSN 1678-0701 · Volume XIII, Número 50 · Dezembro/2014-Fevereiro/2015
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(48) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) Saber do Fazer(3) Reflexão(3) Para Sensibilizar(3) Sementes(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(1) Culinária(2) Divulgação de Eventos(3) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(1) Você sabia que...(1) Plantas medicinais(1) Folclore(1) Práticas de Educação Ambiental(2) Dicas e Curiosidades(2) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
Dicas e Curiosidades
07/12/2014 (Nº 50) MAPA DE FEIRAS ORGÂNICAS CRESCE 340% EM DOIS ANOS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1945 
  

Mapa de Feiras Orgânicas cresce 340% em dois anos

 

Ferramenta idealizada pelo Idec já tem mais de 400 feiras mapeadas e 49 grupos de consumo cadastrados. Por mês, mais de 10 mil pessoas acessam o site.




 

Mapa de Feiras Orgânicas, idealizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com o objetivo de aproximar o consumidor dos alimentos orgânicos, cresceu cerca de 340% no número de feiras cadastradas, desde 2012. Há dois anos, eram 119 feiras e 29 grupos de consumo. Hoje, são 413 feiras e 49 grupos de consumo cadastrados na ferramenta.

 

O Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta de busca rápida que mapeia e cadastra feiras orgânicas e grupos de consumo responsável voltada para estimular consumidores interessados em acessar alternativas de alimentação mais sustentáveis. Por mês, cerca de 10 mil pessoas acessam o mapa. De acordo com o cadastro, já são mais de 130 cidades em 24 estados do Brasil.

 

“Esse crescimento é um ótimo resultado e demonstra o aumento do interesse por parte dos consumidores por alimentos orgânicos. A ideia é que cada vez mais esse número cresça e tenhamos um mapa repleto de iniciativas” afirma Renata Amaral, pesquisadora do Idec.

 

No site, o consumidor pode encontrar o endereço de feiras especializadas e grupos de consumo responsável, informações de horários de funcionamento e dos produtos regionais encontrados nesses locais. Além disso, o mapa mostra quais são as frutas, verduras e legumes da estação em cada região.

 

O mapa, em breve, mostrará ao consumidor produtores, associações e cooperativas de produtos orgânicos ou agroecológicos. Para cadastrar esses atores, é só preencher o formulário no site ou enviar um e-mail parafeirasorganicas@idec.org.br

 

Fonte: http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/mapa-de-feiras-organicas-cresce-340-em-dois-anos

 

 

Ilustrações: Silvana Santos