"As árvores são nosso pulmão, os rios nosso sangue, o ar é nossa respiração, e a Terra, nosso corpo" (Deepak Chopra).
ISSN 1678-0701 · Volume XI, Número 41 · Setembro-Novembro/2012
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(41) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) Saber do Fazer(2) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Divulgação de Eventos(5) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(1) Você sabia que...(1) Contribuições de Convidados/as(1) Trabalhos Enviados(14) Breves Comunicações(4) Práticas de Educação Ambiental(1) Dicas e Curiosidades(2) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Reflexão
04/09/2012 (Nº 41) Humanidade ultrapassa "orçamento natural" para 2012
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1336 
  
Educação Ambiental em Ação 41

Humanidade ultrapassa "orçamento natural" para 2012

 

Jeremy Hance, do Mongabay

 

A quarta-feira, 22 de agosto, marcou o momento em que consumimos nossa cota em recursos naturais para este ano. A informação é da Global Footprint Network, que monitora o consumo global relacionado com a disponibilidade e sustentabilidade de recursos naturais. A organização acompanha dados diversos, como cardumes, florestas, produção agrícola, mineração e emissão de gases do efeito estufa.

Desde 1970, a humanidade vem consumindo recursos mais rapidamente do que os ecossistemas conseguem repor, levando a um déficit ecológico que cresce a cada ano.

“Vemos o endividamento das nações justamente por causa do aumento dos custos dos recursos naturais. Nossas economias estão confrontando a realidade de anos gastando mais do que poderíamos”, afirmou Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network.

 

“Se quisermos manter sociedades estáveis e vidas produtivas, precisamos parar de extrapolar o que a natureza é capaz de fornecer para manter nossa infraestrutura, economia e modo de vida.”

Atualmente estamos consumindo 150% da produção ecológica da Terra todos os anos. Algumas nações, é claro, consomem mais do que outras. Por exemplo, se todos consumissem como o norte-americano padrão, seriam necessárias cinco Terras para sermos sustentáveis.

 

“Agora é a hora de criar maneiras para garantir que nossas economias continuem a funcionar no futuro”, disse Wackernagel, relacionando a atual crise financeira com a grande crise ecológica que é amplamente ignorada. “Uma recuperação só vai acontecer com a redução sistemática de nossa demanda por recursos e serviços ecossistêmicos.”

* Traduzido por Fabiano Ávila

Fonte: http://envolverde.com.br/noticias/humanidade-ultrapassa-orcamento-natural-para-2012/

Ilustrações: Silvana Santos