Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
O que fazer para melhorar o meio ambiente
19/09/2003 (Nº 4) PROJETO TEIA DA VIDA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=124 
  
A Educação Ambiental esta presente nas mais diversas formas de expressar nossa preocupação com o ser humano e sua sobrevivência no ambiente

O interesse em trabalhar as questões ecológicas com alunos portadores de necessidade especial, nos remete para uma reflexão sobre sensibilização e o sentido mais intimo de educação ambiental, se a Filosofia explicar, Educação Ambiental faz parte de um processo de mudanças de novas performances, independente de grau de quociente de inteligência. Todos vivemos no planeta terra e constantemente somos responsáveis por parcelas de sua degradação, voluntária ou involuntariamente. O TRABALHO DESCRITO ABAIXO nos remete para a necessidade de se explorar atividades em educação ambiental para alunos portadores de necessidades especiais.

Sandra Barbosa

PROJETO TEIA DA VIDA

ACADÊMICA DE ECOLOGIA – UNIDAVI /SC ELIANE MOLINARI



O PROJETO TEIA DA VIDA FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS DA ESCOLA RECANTO ALEGRE DA APAE DE RIO DO SUL - SC.

O OBJETIVO FOI PROPICIAR AOS ALUNOS REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA, OPORTUNIZANDO-LHES UMA FORMA DE DIMENSIONAR OS FENÔMENOS NATURAIS DENTRO DE UMA ABORDAGEM LÚDICA. O RESULTADO OBTIDO FOI A RIQUEZA DE CONTEÚDO ABSORVIDO PELA ACADÊMICA JUNTO AOS ALUNOS.

ATUALMENTE EXISTE UMA NOVA PROPOSTA DE CONTINUIDADE DO TRABALHO EM EDUCAÇAO AMBIENTAL, PORÉM NUMA ABORDAGEM DE HORTAS COMUNITÁRIAS.

A ACADÊMICA ENTENDE QUE TODAS AS PESSOAS TÊM O DIREITO DE TER OPORTUNIDADES, DE TER UM ESPAÇO E EXERCER SEU PAPEL DE CIDADÃS.

Ilustrações: Silvana Santos