Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
10/09/2011 (Nº 37) Usando a imaginação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1060 
  
Educação Ambiental em Ação 37

Marina Strachman

www.revistaea.org

ISSN 1678-0701

 

Olá! Que saudades de todos vocês!

 

Decidi montar uma dinâmica pensando que quase tudo, hoje em dia, está relacionado à dinheiro, e esta certamente não deveria ser a roda que movimenta nossa vida.

Para esta dinâmica, você precisará somente de imaginação!

Assim, vamos começar em nossa sala de aula enumerando, com os alunos, tudo o que podemos comprar. Faça uma lista até que se canse, pois com certeza esta é interminável!

Agora, faça outra lista. Desta vez de coisas que o dinheiro não compra, tais como, boa ação, brincadeiras, abraço, carinho, amizade, um dia de sol, uma brincadeira na chuva, ajudar a mãe, passear com o pai, ir à praia, orquestra no parque, banho de cachoeira, manga no pé, banho de mar, empinar pipa, enfim, são inúmeros também!

Se preferir, pode pedir que eles tragam estas listas prontas de casa e as discutam  em sala de aula.

Explique bem para eles a diferença de um passeio no parque fazendo piquenique e brincando neste, e outro, de um almoço no shopping, com ida ao parquinho do mesmo, cinema e pipoca.

Então, vem a parte mais bacana.

Peça para cada um de seus estudantes praticar a lista do “dinheiro não compra”, por uma semana. Cada dia eles tem que praticar ao menos uma atividade que o “dinheiro não compra”, descrevendo qual foi o item escolhido, como foi a atividade, onde foi e com quem.

E a cada semana, vocês juntos podem discutir estas atividades. Fazê-los ver que momentos que não envolvem NENHUM dinheiro podem ser especiais!

Ensine-os que existe um mundo que não se compra, que dinheiro não é TUDO!

Você pode fazer desta atividade uma atividade tranversal unindo TODAS as matérias: matemática, inglês, história, química, geografia etc.

Divirtam-se SEMPRE!

Bjs, Marina.

 

MSc. Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental. marinastrachman@yahoo.com.br

Ilustrações: Silvana Santos