Educação Ambiental em Ação 37

Marina Strachman

www.revistaea.org

ISSN 1678-0701

 

Olá! Que saudades de todos vocês!

 

Decidi montar uma dinâmica pensando que quase tudo, hoje em dia, está relacionado à dinheiro, e esta certamente não deveria ser a roda que movimenta nossa vida.

Para esta dinâmica, você precisará somente de imaginação!

Assim, vamos começar em nossa sala de aula enumerando, com os alunos, tudo o que podemos comprar. Faça uma lista até que se canse, pois com certeza esta é interminável!

Agora, faça outra lista. Desta vez de coisas que o dinheiro não compra, tais como, boa ação, brincadeiras, abraço, carinho, amizade, um dia de sol, uma brincadeira na chuva, ajudar a mãe, passear com o pai, ir à praia, orquestra no parque, banho de cachoeira, manga no pé, banho de mar, empinar pipa, enfim, são inúmeros também!

Se preferir, pode pedir que eles tragam estas listas prontas de casa e as discutam  em sala de aula.

Explique bem para eles a diferença de um passeio no parque fazendo piquenique e brincando neste, e outro, de um almoço no shopping, com ida ao parquinho do mesmo, cinema e pipoca.

Então, vem a parte mais bacana.

Peça para cada um de seus estudantes praticar a lista do “dinheiro não compra”, por uma semana. Cada dia eles tem que praticar ao menos uma atividade que o “dinheiro não compra”, descrevendo qual foi o item escolhido, como foi a atividade, onde foi e com quem.

E a cada semana, vocês juntos podem discutir estas atividades. Fazê-los ver que momentos que não envolvem NENHUM dinheiro podem ser especiais!

Ensine-os que existe um mundo que não se compra, que dinheiro não é TUDO!

Você pode fazer desta atividade uma atividade tranversal unindo TODAS as matérias: matemática, inglês, história, química, geografia etc.

Divirtam-se SEMPRE!

Bjs, Marina.

 

MSc. Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental. marinastrachman@yahoo.com.br