Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(5) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11) Dúvidas(1) Entrevistas(2) Divulgação de Eventos(1) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Soluções e Inovações(3) Educação e temas emergentes(6) Ações e projetos inspiradores(24) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(26)   |  Números  
Notícias
13/09/2024 (Nº 88) PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISSEMINA PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO COM ALUNOS DE UMUARAMA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5000 
  

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISSEMINA PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO COM ALUNOS DE UMUARAMA

A adoção de pequenos hábitos pode colaborar com a preservação do meio ambiente

Foto: Assessoria PMU

Redação - OBemdito

A turma A do quinto ano da Escola Municipal Ouro Branco está participando do Programa de Educação Ambiental – PEA Campo Limpo, um projeto que busca conscientizar professores e estudantes de 4° e 5° anos para a responsabilidade compartilhada dos diversos atores da sociedade na gestão adequada de embalagens vazias e outros resíduos sólidos.

Com esse objetivo, a professora Luciane Tangerino desenvolveu aulas sobre ecopedagogia, abordando a temática ‘cidadania ambiental ativa’, e uma das ações foi convidar um profissional gari para conversar com os estudantes.

O gari Flávio Oliveira, que trabalha na coleta de resíduos no município de Umuarama há nove anos, levou aos alunos informações valiosas sobre como a adoção de pequenos hábitos eles pode colaborar com a preservação do meio ambiente. A simples separação dos resíduos domésticos pode fazer toda a diferença tanto na geração de renda – a partir da reciclagem de materiais – como na preservação ambiental e no bom uso do aterro sanitário municipal.

“Nesta edição o tema para os estudantes realizar suas produções foi ‘Criança cidadã’, estimulando o protagonismo dos estudantes na adoção de práticas de consumo consciente que podem ser aprendidos e replicados por toda a sociedade, buscando garantir um futuro melhor para as novas gerações”, afirmou a coordenadora educacional de Ciências na Secretaria de Educação, professora Elaine Hirt.

A atividade tem o apoio da coordenadora da equipe pedagógica da SME, professora Patrícia Abucarma, e da secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso. O Sistema Campo Limpo envolve agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público no desenvolvimento de ações coordenadas e complementares para a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Na região de Umuarama, a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita) é responsável pelo recolhimento e destinação das embalagens de defensivos agrícolas e realiza neste ano a 20ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado no dia 18 de agosto.

(Assessoria PMU)

Fonte: https://obemdito.com.br/noticia/256654/programa-de-educacao-ambiental-dissemina-praticas-de-preservacao-com-alunos-de-umuarama

Ilustrações: Silvana Santos